Nos acompanhe

Paraíba

Fórum Todas por Uma homenageia mulheres paraibanas com troféu Mulher Exemplo

Publicado

em

Mulheres de vários setores prestigiaram o evento do Fórum Todas por Uma, realizado na tarde da segunda-feira (12), no Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa. O encontro foi iniciativa da deputada estadual Daniella Ribeiro (Progressistas), presidente do Fórum Todas por Uma. Além das homenagens, 30 mulheres receberam o Prêmio Mulher Exemplo, em reconhecimento à atuação delas em seus respectivos meios.

            Para um auditório lotado, Daniella falou sobre empoderamento feminino e sororidade, que é a união de mulheres. Ela contou sua trajetória política e sua determinação em ‘sentar à mesa’. “O momento hoje é de homenagem, mas também de reflexão pelo papel da mulher na sociedade. A mulher pode sim ocupar o lugar que quiser. Hoje estamos aqui para falar dessa representatividade, como também homenagear tantos exemplos de força feminina”, declarou.

            O evento contou com a presença das participantes do Fórum Todas por Uma: Rita de Cássia Andrade (juíza de direito), Katiele Marques (OAB), Gisa Veiga (jornalista), Jailma Simone (jornalista), Mayrinne Meira (doutora em sociologia), Loreley Garcia (doutora em sociologia), Mércia Mousinho (Comunidade Eucarística Missão És Fiel PRO VIDA), Madalena Abrantes (defensora pública-geral), Eliane Cavalcanti (defensora pública), Joana Barros (médica) e Adriana Urquiza (do Instituto de Previdência do Município de João Pessoa).

O Fórum

            O Fórum Todas por Uma foi criado por iniciativa da deputada Daniella Ribeiro, em maio de 2017, logo após assumir a presidência da Comissão dos Direitos da Mulher, da Asssembleia Legislativa da Paraíba. O objetivo é discutir os problemas e anseios enfrentados pela mulher paraibana e ser a voz dessa mulher ao buscar avanços, melhorias e respeito. Quem tiver interesse em se juntar ao Fórum deve entrar em contato pelo número 3214-4563.

Premiação

            O Prêmio Mulher Exemplo foi uma forma de homenagear mulheres que se destacam nas mais diversas áreas de atuação. Segundo Daniella, é um reconhecimento para as premiadas, mas não só isso. “É uma valorização dessas mulheres que servem de inspiração para tantas outras. O Fórum Todas por Uma quer mostrar que o papel da mulher é fundamental na sociedade. Temos mulheres destaque na imprensa, no mercado empresarial, nas universidades, na polícia. Não há limites para elas”, afirmou a deputada.

Lista de premiadas

Mestra Docí

Margareth Diniz

Beatriz Ribeiro

Rilávia Cardoso

Madalena Abrantes

Marilena Mota

Helena Holanda

Soraya Escorel

Joana Barros (ONG Amigos do Peito)

Nadja Maria da Silva Oliveira

Sony Lacerda

Yasmin Formiga

Suana Melo (Aspol-PB)

Gisele Gadelha

ONG Renasce Companheira

Major Anuska

Cristiane Araújo, ONG Mulheres do Peito

Waléria Assunção

Grupo de Dança Soul Brazil (João Pessoa)

Roberta Gouveia Neiva

Maísa Gadelha

Reny Cláudia

Alessandra Soares de Oliveira

Patrícia Rocha

Rosa Maria Correia

Laíssa Guerreira

Maria Valéria Rezende

Virgínia Velloso

Michely Moura

Elba Ramalho

Continue Lendo

Paraíba

Governo da PB reforça fiscalizações para combater transporte turístico ilegal no litoral paraibano

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), intensificou as fiscalizações no litoral paraibano para combater o transporte turístico ilegal e irregular, bem como o exercício clandestino da atividade de guias de turismo. A ação faz parte do Programa de Fiscalizações Integradas, iniciativa conjunta com o Ministério do Turismo (MTur) e as prefeituras de João Pessoa, Cabedelo, Conde, Lucena e Pitimbu.

As fiscalizações, coordenadas pela PBTur, são realizadas de forma integrada, com a participação de diversos órgãos, como as secretarias de Mobilidade Urbana, Guardas Municipais, Batalhão de Polícia Turística (BepTur), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB),  Polícia Militar e o Detran-PB.

O presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, destaca que o principal objetivo da ação é garantir que os prestadores de serviços turísticos, como transportadoras e guias, operem dentro das normas do Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), assegurando um turismo seguro para os visitantes e para a população local. Para isso, as equipes de fiscalização verificam a documentação dos prestadores de serviço, as condições dos veículos e as credenciais dos guias, buscando combater práticas ilegais e garantir a qualidade do atendimento. “Essas ações são essenciais para proporcionar aos turistas uma experiência segura e de qualidade em nosso estado, além de promover um turismo responsável e legalizado”, afirmou Lucena.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, enfatiza que o Governo do Estado, em parceria com as autoridades municipais e estaduais, reforça o compromisso com o desenvolvimento do turismo seguro e de qualidade, seguindo a orientação de que a fiscalização integrada é uma das principais ferramentas para garantir que o turismo na Paraíba continue a crescer de forma ordenada. “Queremos garantir que os serviços oferecidos estejam em conformidade com as normas estabelecidas, evitando assim a concorrência desleal com os prestadores de serviço regulares e prevenindo riscos à segurança dos visitantes”, comentou.

As fiscalizações serão mantidas durante todo o período de alta temporada.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

“Coloca em risco milhares de empresas”, diz presidente da CDL-JP sobre PEC contra escala 6×1

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP), Nivaldo Vilar, reiterou o posicionamento nacional da entidade e afirmou ser contrário à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) contra o fim da escala de trabalho 6×1.

Na justificativa, o dirigente declarou que o texto, caso seja aprovado pelo Congresso Nacional, pode colocar em risco a saúde financeira de várias pequenas empresas em todo o Brasil.

“Para a CDL, principal representante do setor de comércio e serviços do país, a proposta coloca em risco a manutenção de milhares de micro e pequenas empresas do país, uma vez que a redução da jornada de trabalho sem a redução dos salários impacta diretamente nos custos operacionais dos negócios”, frisou durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta quinta-feira (14/11).

Ouça:

 

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro apresenta projeto que institui política de apoio para pessoas diagnosticadas com câncer durante gravidez e puerpério

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), apresentou, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Projeto de Lei que institui política de apoio e tratamento para pessoas diagnosticadas com câncer durante gravidez e puerpério no Estado. A matéria foi aprovada recentemente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e deve ser votada em breve no plenário da Casa.

De acordo com o deputado Eduardo Carneiro, a iniciativa tem por objetivo garantir o acesso a tratamentos adequados e o apoio necessário para a preservação da saúde da mãe do bebê.

Eduardo Carneiro ressaltou que a política de apoio e tratamento abrangerá diretrizes, como a garantia de acesso prioritário aos serviços de saúde para o diagnóstico e tratamento do câncer em gestantes e puérperas; oferta de assistência médica multidisciplinar, incluindo oncologistas, obstetras, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais necessários, para o acompanhamento integral da paciente; realização de exames de imagem e laboratoriais seguros para a gestante e o feto, com o objetivo de monitorar a evolução do câncer e preservar a saúde do bebê, dentre outros.

“O diagnóstico de câncer durante a gravidez ou puerpério é uma situação delicada que demanda atenção especializada e cuidados específicos tanto para a mãe quanto para o bebê, por isso é fundamental que o estado da Paraíba estabeleça uma política de apoio e tratamento que garanta o acesso a serviços de saúde adequados e o acompanhamento multidisciplinar necessário para preservar a saúde e o bem-estar de ambas”, destacou.

Eduardo disse ainda que o projeto também busca promover a conscientização e a educação sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado do câncer durante a gestação e o puerpério, visando melhorar o prognóstico e a qualidade de vida das pacientes e de seus filhos.

“Esperamos, com a aprovação deste projeto, contribuir para a proteção da saúde e dos direitos das gestantes e puérperas diagnosticadas com câncer em nosso estado, garantindo-lhes acesso a um atendimento digno e humanizado”, arrematou.

Continue Lendo