Nos acompanhe

Negócios

Meio Ambiente: cinco dicas para quem quer descartar ou reaproveitar as antigas antenas parabólicas

Publicado

em

A operação de substituição das antenas parabólicas para a liberação da tecnologia 5G no Brasil já está presente em 1.610 cidades brasileiras. Na Paraíba, mais de 98 mil famílias precisam providenciar a troca do equipamento. O trabalho é conduzido pela Siga Antenado de forma gratuita para beneficiários de programas sociais do Governo Federal e que possuem uma parabólica tradicional instalada e funcionando. Porém, quem tem direito à troca precisa estar atento à forma mais adequada de descarte da antena antiga.
Bem maiores que os novos modelos, as parabólicas tradicionais – aquelas com formato de guarda-chuva invertido – são feitas de aço e alumínio, materiais que podem levar até 200 anos para se decompor. Elas não podem ser descartadas de forma indevida, como em terrenos baldios ou canais de água, poluindo o meio ambiente. Dependendo da legislação municipal, a atitude pode configurar infração ao Código de Posturas do município, sujeita à aplicação de multas.
Mas, então, o que fazer com essas antenas, que podem chegar a medir mais de dois metros de diâmetro? Confira abaixo cinco dicas sobre como descartá-las ou reaproveitá-las:

⦁ Pontos de coleta: Muitas prefeituras contam com serviço de descarte de itens de grande volume, como móveis, eletrodomésticos e entulhos em geral. Em João Pessoa, por exemplo, Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), da Prefeitura, recebe os materiais na sede, localizada na Avenida Minas Gerais, 177, Bairro dos Estados, e no Centro-Dia, que funciona na Avenida Gouvêia Nóbrega, no Róger, em frente ao Parque Arruda Câmara (Bica). Dentro da sistemática da logística reversa, os materiais são recolhidos pelos fabricantes

⦁ Disque-entulho: Outra opção, geralmente disponibilizada por empresas de coleta de lixo dos municípios, é o chamado disque-entulho, que vai até a casa do morador, mediante agendamento, para fazer a coleta do item a ser descartado. Em João Pessoa, a Emlur disponibiliza o serviço “Cata-Treco”, que recolhe materiais recicláveis nas residências das pessoas mediante agendamento. Para ter acesso, o indivíduo deve acessar o Portal da Prefeitura de João Pessoa e clicar no link do programa Prefeitura Conectada. Em seguida, acessar o item “zeladoria” e solicitar o serviço desejado.

⦁ Ferros-velhos ou associações de reciclagem: Os ferros-velhos são pontos comerciais que compram sucatas, em geral feitas de metais. Há também associações ou cooperativas de catadores que compram materiais recicláveis diversos. A aquisição pelo local geralmente é feita por peso. Se exigir um peso mínimo para a compra que fique abaixo do peso da antena, avalie a possibilidade de se juntar a vizinhos, amigos e familiares que também tenham feito a troca da antena para uma venda coletiva.

⦁ Venda por aplicativos de itens usados: Se a sua cidade não contar com nenhum dos locais citados anteriormente, outra opção é buscar por aplicativos ou sites de venda de usados, como OLX e Enjoei. Profissionais autônomos que trabalham com reciclagem presentes nesses canais podem se interessar pelo seu equipamento antigo.

⦁ Reciclagem “faça você mesmo”: Nas redes sociais, não faltam perfis ou canais que trazem ideias de reciclagem para os mais diversos tipos de entulho. Que tal aproveitar esse universo de ideias para reutilizar a sua antena? Ela pode ser reformada e convertida em objetos úteis tanto para a área externa quanto interna da sua casa!

ATUAÇÃO

No final de março, a Siga Antenado iniciou o agendamento e a instalação dos kits gratuitos com a nova parabólica digital em mais 664 cidades. Esse processo consiste na transferência do sinal da parabólica da banda C para a banda Ku, em função do início da operação de liberação do sinal 5G no Brasil.

Como a nova tecnologia funcionará na frequência que atualmente é ocupada pela parabólica convencional, quem não substituir o equipamento antigo terá interferência na transmissão televisiva. Por isso, é muito importante que os beneficiários de programas sociais que tenham parabólica entrem em contato com a entidade, para pedir a substituição.

Para verificar se a sua cidade está com a operação ativa e se você tem direito à troca gratuita da parabólica, basta acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404.

SIGA ANTENADO

A Siga Antenado é uma instituição não governamental criada por determinação da Anatel. Sem fins lucrativos, a entidade é a responsável por apoiar a população de menor renda durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). A Siga Antenado é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, com as licenças da faixa 3,5 GHz.

Continue Lendo

Negócios

Seis e Meia de dezembro reúne Altemar Dutra Jr., Márcio Gomes e Yuri Carvalho em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em clima de confraternização de fim de ano, o Projeto Seis e Meia encerra sua temporada de 2024 com uma noite imperdível. Os cantores Altemar Dutra Jr., Márcio Gomes e Yuri Carvalho prometem emocionar o público com clássicos da música romântica e popular brasileira. O encontro acontecerá na quinta-feira, 5 de dezembro, no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, a partir das 18h30. Os ingressos estão disponíveis no site Outgo e na loja física Brommer (Mag Shopping).

Reconhecido por sua versatilidade, Altemar Dutra Jr. transita entre diversos estilos musicais, do pop ao samba, além de reler grandes sucessos nacionais. No repertório, canções que marcaram gerações, como “Sentimental Demais”, “Risque”, “Contigo Aprendi”, “Que Queres Tu de Mim” e “Somos Iguais”.

Apelidado de “Novo Rei da Voz” pelo crítico musical Ricardo Cravo Albin, Márcio Gomes é um fenômeno de público com seu show “Eterno Canções”. Para o Seis e Meia, ele traz o projeto “Uma Tarde em Copacabana”, que reúne clássicos brasileiros, de Chiquinha Gonzaga a Gonzaguinha, além de canções internacionais que marcaram época, acompanhadas de histórias dos bastidores.

Com 11 anos de carreira, Yuri Carvalho tem uma forte influência musical familiar. Ele iniciou sua trajetória como vocalista da banda Abrad’OsZóio e integrou o coral Voz Ativa. Desde 2019, segue em carreira solo, com projetos que homenageiam grandes artistas da MPB, como o show Eterno Aprendiz, dedicado à obra de Gonzaguinha.

“Já estamos há dois anos à frente do Seis e Meia na Paraíba, e é com muita alegria que nos preparamos para as comemorações dos 30 anos do projeto no Nordeste. A partir de fevereiro de 2025, teremos grandes atrações e muitas novidades para o nosso público, mantendo a tradição de promover música de qualidade e momentos inesquecíveis.”– Wagner Nascimento, CEO do Seis e Meia na Paraíba.

Sobre o Projeto Seis e Meia

Em 2025, o Seis e Meia completa 30 anos de história em várias cidades do Brasil. Inspirado na série homônima que, desde 1976, lotava o Teatro João Caetano no Rio de Janeiro, o projeto renasceu no Nordeste em 1995. A proposta é simples: um teatro, público, artistas locais e nacionais, e muita música de qualidade. Na Paraíba, já recebeu grandes nomes como Moacyr Franco, Marina Elali, Golden Boys, Biafra, Peninha, Paulinho Moska e Joanna, entre outros.

Seis e Meia | Altemar Dutra Jr., Márcio Gomes e Yuri Carvalho

Quinta-feira, 05 de dezembro
Entrada no teatro: 17h45
Início do show: 18h40
Local: Teatro Paulo Pontes (Espaço Cultural José Lins do Rêgo)
Ingressos: Loja física Brommer (Mag Shopping) ou online em https://outgo.com.br/wnpromo
Informações: (83) 98888-4845

Continue Lendo

Negócios

Banco do Nordeste premia clientes do microcrédito e da agricultura familiar da Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Nove clientes, entre agricultores familiares e microempreendedores da Paraíba, foram premiados na tarde desta sexta-feira (29), no XVII Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças e no IX Prêmio Banco do Nordeste da Agricultura Familiar. O evento, promovido pelo Banco do Nordeste (BNB), reconheceu empreendedores espalhados pelo estado e suas trajetórias de impacto social, expansão dos negócios e práticas sustentáveis nas atividades que desenvolvem.

A solenidade ocorreu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PB) e reuniu público de entidades parceiras do microcrédito e da área rural da Paraíba. O prêmio tem como objetivo estimular o desenvolvimento de pequenos negócios no estado, por meio dos programas de microcrédito Crediamigo e Agroamigo, como também pelo Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf).

Os vencedores são das cidades de Pombal, Prata, Brejo do Cruz, Sumé, Itaporanga, Uiraúna, Santo Antônio, Teixeira e Mamanguape. Um dos diferenciais da premiaçao foi a categoria “Empreendedorismo Feminino”, que busca reconhecer a atuação do público feminino na agricultura e em pequenos negócios urbanos. Além dessa categoria, os clientes foram avaliados também no quesito Sustentabilidade, bem
como em Inovação e Tecnologia.

O superintendente do BNB na Paraíba, Rudrigo Araújo, ressaltou a importância da premiação como um coroamento dos resultados alcançados pelos clientes e parabenizou o trabalho dos agentes de microfinança. “O Banco do Nordeste é parceiro e acredita nos sonhos das pessoas. Saímos de um cenário de pandemia e em momentos como esses havia nossos agentes de microcrédito em contato com as pessoas para o crédito orientado. Temos relatos de clientes que hoje foram premiados por não terem desistido e por terem o Banco como apoiador e parceiro do seu negócio”, destacou.

Confira os Premiados:

AGRICULTURA FAMILIAR
Inovação: Francisco Eledivaldo Vasconcelos de Freitas – Agência Monteiro
Sustentabilidade: Orlando Fernandes Maia – Agência Catolé do Rocha
Empreendedorismo Feminino: Maria de Fátima Gomes Dantas Fernandes – Agência Pombal

AGROAMIGO
Sustentabilidade: Maria Eliana Bento da Silva – Agência Itaporanga.
Empreendedorismo Feminino: Cristiane Alexandre da Silva – Agência de Sumé.
Inovação e Tecnologia: Maria Aparecida Soares Dantas – Mamanguape.

CREDIAMIGO
Empreendedorismo Socioambiental: Rosicleide Pereira dos Santos – Teixeira
Empreendedorismo Feminino: Antônia Miguel da Silva – Uiraúna
Inovação e Tecnologia: Emanuela Jerônimo dos Santos – Santo Antônio

Continue Lendo

Negócios

Saúde masculina em foco: Massai promove ações de conscientização durante Novembro Azul

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, representando cerca de 29% dos diagnósticos oncológicos masculinos, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Apesar de ser altamente tratável quando identificado precocemente, o tema ainda carrega tabus que dificultam a busca por prevenção. Pensando nisso, a Massai, uma das cem maiores construtoras do país, promoveu ações de conscientização em alusão à campanha Novembro Azul. As iniciativas impactaram mais de 150 colaboradores, tanto nos canteiros de obras quanto na sede da empresa.

Nos canteiros de obras dos empreendimentos OMNI Life & Health, em João Pessoa, e Belvedere, em Cabedelo, o psicólogo Elvis Costa conduziu palestras voltadas para a conscientização sobre o câncer de próstata. Durante as apresentações, ele abordou temas essenciais, como identificar os primeiros sinais da doença, onde buscar ajuda e como funcionam os exames preventivos. “Para os homens, o tema do autocuidado ainda é um tabu. Por isso, buscamos mostrar que cuidar da saúde é um ato de amor próprio. Apesar do receio inicial entre os colaboradores das obras, a recepção à palestra foi muito positiva”, justificou Juliane Benevides, coordenadora de RH da Massai.

Bem-estar e autocuidado – Já na sede da Massai, a programação foi ampliada para incluir atividades de relaxamento e cuidados pessoais. Além de participarem de uma palestra ministrada pelo psicólogo Eudes Nascimento, que reforçou a importância da prevenção, os colaboradores tiveram a oportunidade de desfrutar de massagens nas costas e nos pés, além de uma revitalização facial. A iniciativa proporcionou um momento de pausa e autocuidado, complementando as orientações com ações práticas de bem-estar. “Além de conscientizar, aproveitamos a ocasião para homenageá-los pelo Dia Internacional do Homem e mostrar que pequenos gestos de cuidado podem fazer a diferença no dia a dia”, explicou Juliane.

Sobre a Massai – Há 28 anos no mercado, a Massai é referência em qualidade, inovação, pontualidade e soluções para o mercado imobiliário. Com atuação em João Pessoa (PB), Campina Grande (PB) e Mossoró (RN), tem como missão promover soluções nos segmentos de inteligência de negócios, construção, incorporação e gestão de ativos (gestão de fundos imobiliários, gestão de condomínios empresariais). A Massai figura entre as cem maiores construtoras do Brasil, de acordo com o ranking nacional da INTEC, e é reconhecida por ser uma das empresas mais respeitadas e admiradas no mercado da construção civil do país. Para conhecer melhor a Massai e suas atividades, o site é https://www.massai.com.br. Outras informações podem ser conferidas no perfil do Instagram @massaioficial ou pelo (83) 3044-7881.

Continue Lendo