As comemorações dos 40 anos do ‘Maior São João do Mundo’, em Campina Grande, se iniciam nesta quinta-feira (1º) no Parque do Povo. O evento, além de preservar as tradições e valorizar a cultura local, também impulsiona o turismo, gerando empregos e movimentando a economia da região e até mesmo da Capital paraibana, João Pessoa. O impacto econômico se reflete no estado durante todo o mês de junho com crescimento em diversas áreas como hotelaria, bares, restaurantes e transportes. A expectativa é que o impacto financeiro na cidade supere as festividades de 2022 que chegou a R$ 400 milhões.
O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) destaca o empenho da Prefeitura Municipal de Campina Grande para realização da festa e o impulsionamento da economia local, mas lembra do grande idealizador do Maior São João do Mundo, o poeta e ex-governador Ronaldo Cunha Lima. Também destaca o trabalho de todos os prefeitos campinenses, depois dele, que mantiveram a tradição de realizar o grande evento que se transformou no maior já realizado no Brasil e que ganha destaque internacional nos dias atuais.
As festas juninas de Campina Grande datam ainda da década de 1960 mas, no formato atual, inclusive com a marca O Maior São João do Mundo, existe desde 1983. Naquele ano, na gestão do então prefeito Ronaldo Cunha Lima, foi instalada uma palhoça sobre o chão de barro batido, no terreno conhecido por Coqueiros de Zé Rodrigues.
Com a consolidação da festa e seu súbito crescimento, o espaço foi transformado no que hoje se conhece como Parque do Povo. Inaugurado em maio de 1986, o também conhecido como Quartel General do Forró ganhou uma área coberta para apresentações dos artistas, em forma de fogueira estilizada. A edificação, entretanto, foi confundida com uma Pirâmide e até hoje é conhecida como Pirâmide do Parque do Povo.
Atualmente, ‘O Maior São João do Mundo’ é o principal evento popular da Paraíba e um dos seis maiores do Brasil, figurando no calendário oficial de eventos da Embratur. Durante 32 dias, a festa projeta, para o mundo inteiro, as tradições nordestinas, destacando a dança, a música, o artesanato, a culinária, a religiosidade e o patrimônio cultural.
Fortalecimento – A parceria entre a Embratur e a Prefeitura de Campina Grande fortalece não apenas o evento, mas também a economia local, impulsionando o setor hoteleiro, gastronômico e de serviços no geral. Com a divulgação nas redes sociais da Embratur, o ‘Maior São João do Mundo’ ganha ainda mais visibilidade e irá atrair turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo.
Cidade cheia – A expectativa da rede hoteleira é que já se tenha casa cheia nesse primeiro final de semana. A expectativa é que a taxa de ocupação supere a do ano passado, que foi de 65% no mês todo e com pico de 90% nos dias 23 e 24. Em João Pessoa, a expectativa também é positiva para rede que espera superar a média ocupacional em junho de 2022 de 53,61% e em datas específicas em torno de 70%.
Parque do Povo – Este ano, ao todo, serão 163 barracas e quiosques distribuídos em todo o espaço da festa. Também haverá programação junina nos distritos de Catolé de Boa Vista, São José da Mata e Galante com muito “arrasta pé” o que também impulsionará a economia local.
Programação – Para além das novidades com drones na noite de abertura d’O Maior São João do Mundo, a festa contará com grandes nomes da música brasileira. A partir das 18h, os forrozeiros irão curtir os shows de Raphael Moura, Biliu de Campina, Alcymar Monteiro, Geraldo Azevedo e Chico César, este último com participação de Juliette. Já no Palco Cultural, estarão se apresentando o Trio Forró Brasileiro, Bruno Melo e Hugo Sanfoneiro. As apresentações também começam a partir das 18h.