Nos acompanhe

Paraíba

Projeto da Prefeitura ajuda irmãos de crianças e adolescentes com deficiência na relação familiar

Publicado

em

Por entender que o trabalho voltado à Pessoa Com Deficiência deve se estender à toda família, a fim de transformar histórias, a Prefeitura de Campina Grande tem contribuído para melhorar a vida dessas pessoas e de todos os seus familiares, por meio da Coordenação da Pessoa com Deficiência, que é vinculada à Secretaria de Assistência Social (Semas). Agora, irmãos atípicos também estão sendo acompanhados pela Prefeitura às quartas-feiras, no Centro Dia, através do Projeto EI (Entre Irmãos), realizando terapia em grupo e atividades de lazer.

O Projeto, que começou em março deste ano, já atende 30 crianças e adolescentes, de 10 a 17 anos de idade, todos irmãos de crianças com deficiência, e filhos de mulheres acompanhadas pelo Projeto Colo Pra Mãe. Dessa forma, tem sido trabalhado o fortalecimento de vínculos familiares, já que pessoas com deficiência demandam mais atenção e cuidado dos pais ou responsáveis. Além disso, eles têm momentos de lazer no Centro Dia e encontram uma rede de apoio psicológico, a fim de lidar melhor com a depressão e outros problemas.

Conforme Edna Silva, Coordenadora da Pessoa Com Deficiência, a ideia surgiu pela percepção pessoal dela, enquanto mãe atípica, notando ainda a necessidade geral das mães em lidar com mais de um filho. “Por ser um problema coletivo nasceu o EI, dessa vontade de cuidar dos outros irmãos, com o principal objetivo de fortalecer o vínculo familiar, conseguindo trabalhar também a mente desses adolescentes, já que é um período mais complicado. Aqui a gente está formando cidadãos mais conscientes, irmãos mais amorosos, filhos mais compreensivos e uma família mais unida”, contou a coordenadora.

Juliete Martins, de 32 anos de idade, já é acompanhada pelo Colo Pra Mãe, e contou como tem sido a mudança que notou no filho após o EI. “Antes, ele tinha um comportamento mais agressivo e depois que está passando pela psicóloga, está compreendendo mais as coisas e obedecendo mais; até na escola está melhorando. Outra coisa é que, no início, na cabeça dele, o meu amor era só do irmão dele, que é autista, agora ele está entendendo que o amor é dividido entre os dois e que o outro só requer mais cuidado”, disse a mãe.

A adolescente A. C, de 12 anos, disse que está sendo acompanhada há três semanas e que poder contar com apoio de outras pessoas tem mudado a sua forma de pensar. “A experiência aqui tem sido muito legal, a gente pode desabafar as coisas que deixamos guardadas, porque tem coisas que a gente acha que as pessoas não vão resolver. Hoje vejo meu irmão com deficiência de outra forma, com outro olhar. É como se aqui a gente fosse abrir um cofre, mas entregamos a chave para outra pessoa fazer isso”, contou a adolescente.

A coordenadora Edna Silva ainda ressaltou que a expectativa é de que esse grupo de adolescentes também seja atendido com capacitações para inserção no mercado de trabalho. “Isso reforça o compromisso da gestão da Prefeitura Municipal de Campina Grande, da Semas e da Coordenação da Pessoa com Deficiência, porque entendemos que não devemos atender apenas pessoas com deficiência, mas todo seu círculo familiar, porque se trabalharmos toda a família, nós vamos ter pessoas com deficiência mais bem orientadas dentro das possibilidades trabalhadas e, finalmente, inseridas na sociedade”, concluiu a coordenadora.

Continue Lendo

Paraíba

Unimed-JP reforça parceria com PMJP para realização da corrida deste domingo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Ramalho, visitou nesta terça-feira (26/11) a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e reforçou parceria para realização da corrida de rua da instituição, que ocorre neste domingo (01/12).

O encontro teve a presença do prefeito em exercício, Leo Bezerra (PSB), secretários que fazem a gestão municipal e a equipe de marketing da Unimed.

Em publicação nas redes sociais, Gualter revelou que a parceria se estenderá em futuros projetos que proporcionem desenvolvimento e qualidade de vida à população pessoense.

Corrida Unimed João Pessoa

A Corrida da Unimed JP terá percursos de 5 e 10 quilômetros para o público em geral, com idades mínimas de 14 e 16 anos, respectivamente; 5 quilômetros para cadeirantes; e 1 quilômetro para crianças de 2 a 13 anos de idade, que deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis, também inscritos na corrida.

A prova será realizada no dia 1º de dezembro, com largada e chegada no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra.  Ao cruzar a linha de chegada, os participantes receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

OAB-PB recebe relatório de comissão de juristas para aperfeiçoar legislação de combate ao racismo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, e representantes da Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação Racial da OAB-PB receberam, na tarde desta terça-feira (26), a visita do presidente do Tribunal de Justiça (TJPB), desembargador João Benedito.

Na oportunidade, o desembargador João Benedito entregou um livro com o relatório final da comissão de juristas formada pela Câmara do Deputados para avaliar e propor estratégias normativas com vistas ao aperfeiçoamento da legislação de combate ao racismo estrutural e institucional no Brasil. O desembargador participou da elabora do plano.

Também particirapam da reunião os membros da Comissão de Combate ao Racismo: Ana Guimarães (presidente da Comissão), Francisca Leite, Raissa Helene e Aristoteles Souza; e o conselheiro federal da OAB, André Cabral.

O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, destacou que o desembargador presta um grande serviço para dar luz ao tema da equidade racial. “É um relatório estrutural, uma contribuição do Poder Judiciário ao Legislativo, no qual João Benedito deu seu contributo com ideias concretas para melhorarmos o tratamento com todos e buscarmos garantir verdadeira equidade entre pessoas no país tão grandioso que é o Brasil”, declarou.

Harrison Targino targino acrescentou que a OAB-PB também deu sua contrinuição com uma comissão específica, que reuniu com o presidente exatamente pensando temas e ações que possam contribuir na reflexão sobre equidade racial”.

O desembargadir João Benedito disse entender que a Comissão de Juristas deu sua contribuição, “cumprindo a missão de apresentar à Câmara dos Deputados as propostas atribuídas”.

“Agora cabe à sociedade, de modo geral, levar a Câmara de Deputados à necessidade de que elas sejam realmente realizadas através de projetos de Leis. Enfim, agora há a necessidade que a sociedade vá à Câmara de Deputados cobrar para que essas propostas se concretizem”, disse o presidente do TJPB.

Continue Lendo

Paraíba

“Continuo na base”, afirma Eduardo Brito sobre permanência no grupo governista da ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Brito (Solidariedade), reafirmou, nesta terça-feira (26/11), permanência na base governista da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O posicionamento ocorre após divergências no âmbito da eleição municipal em Mamanguape.

“Evidentemente, naquele momento político local, houve uma tendência do governador em apoiar um candidato de seu partido, mas a maturidade nos fez entender que, naquele momento, os partidos precisavam caminhar com o governador. Os palanques foram desarmados”, explicou durante entrevista concedida à imprensa.

Ele reforçou seguir com o grupo do governador João Azêvedo (PSB).

“Nunca houve um posicionamento nosso sobre saída da base do governo. Continuo na base desde que assumi e sempre estive alinhado com o governador João Azevêdo”, afirmou.

Continue Lendo