Numa sequência de iniciativas que correspondem à recomposição de aprendizagens, a Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Educação (Seduc), está promovendo ações do projeto “Campina Educa 365 Dias” e do programa de alfabetização “Campina de A a Z”. Entre essas atividades está o “Literatour”, um movimento pró-leitura que trabalha na perspectiva de uma escola mais leitora.
As ações tiveram início no último dia 15, com culminância nesta terça-feira, 30 de maio, considerado “Dia D” da ação. E nesta quarta-feira, 31, acontecerão atividades em todas as escolas da rede municipal.
Na proposta lúdica, o estudante faz um “tour” na literatura, através de uma linguagem correspondente, a exemplo de materiais intitulados de cartão de embarque e desembarque. Por meio desses cartões, o aluno faz uma imersão em processos de leitura sequenciais, realizando uma espécie de viagem pelo mundo literário.
A meta é formar leitores proficientes, dissolvendo as lacunas de déficits em leitura e escrita, e todos os prejuízos inerentes ao período pós-pandemia.
A presidente do Conselho Municipal de Educação, Sônia Matias, este é um momento crucial para recompor as aprendizagens e as ações relativas a este processo surgiram a partir dessa necessidade. “São metodologias e estratégias de ensino diferentes para que atinjamos os nossos objetivos de uma forma ainda mais efetiva e agradável para os nossos estudantes”, disse.
Literatour
A ideia do Literatour é transformar a leitura e a escrita num movimento de turismo, ativo, leve, cheio de experiências memoráveis, com ações pontuais, mediadas, colaborativas e intencionais.
A metodologia por estações considera o ensino híbrido, no qual tanto os momentos online quanto os off-line ocorrem dentro da escola. O espaço, normalmente a sala de aula, é dividido em estações para o movimento rotacional e, ao menos uma delas, é online, ofertando textos, leituras, debates, abordagens leitoras por Estações Literárias em movimento rotacional, contemplando todos os estilos de aprendizagem: visual, auditivo, cinestésico e leitura e escrita.
O circuito do Literatour acontece em 5 Estações Literárias
1. Check In – Organização dos recursos e espaços leitores;
2. O Embarque – Foco no leitor e autor;
3. A Hospedagem – Foco no texto e contexto;
4. Desembarque – Hora de compartilhar as experiências;
5. Checkout – Álbum de Recordação – Memórias do turismo literário
Confira imagens: