Com o objetivo de debater ações para diminuir o número de sinistros nas vias, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), realiza nos dias 1º e 2 de junho, no Teatro da Unifacisa (Bairro Itararé), o II Seminário Municipal de Redução de Acidentes de Trânsito.
O evento é gratuito e contará com a participação de especialistas e gestores, referenciados nacionalmente em trânsito, transportes e engenharia de tráfego.
Na quinta-feira, dia 1º de junho, o seminário será a base para o evento Cidade Expressa, que discute questões relacionadas à melhoria da qualidade do transporte público. A partir das 9h o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, abordará o tema junto a Klênio Morais, para falar do Censo do IBGE, e ao secretário de Planejamento de Campina Grande, Félix Araújo Neto, que vai debater sobre os projetos estruturantes de Campina Grande.
Em seguida, o prefeito Bruno e o diretor de Regulação da Mobilidade e Trânsito Urbano da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (Marcos Daniel Souza dos Santos) debatem sobre o transporte coletivo urbano nas cidades brasileiras (trens e ônibus). O debate terá a mediação da gerente de Transportes da STTP, Araci Brasil.
No primeiro dia de evento haverá ainda uma mesa redonda sobre “Tecnologia e Inovação aplicadas à Mobilidade Urbana para Salvar Vidas”, com Carlos Eduardo Lopes da Luz, agente de Trânsito (Bahia) – mediador – Carlos Dunga Júnior, superintendente da STTP; Nelson Tadeu Cancellara, presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba/SP; e Paulo Roberto Guimarães, presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, entidade promotora do Maio Amarelo no Brasil.
Já no segundo dia de evento, 02 de junho, haverá reuniões da Câmara Temática de Gestão do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (CTPNAT) e do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), fóruns dos quais faz parte o superintendente da STTP. Finalizando o seminário, haverá visitas técnicas, no Município, para que sejam compartilhadas com os visitantes e debatedores as ações de melhoria da mobilidade e garantia da segurança viária em Campina Grande.
“Serão momentos de muito intercâmbio e construção do conhecimento com gestores de todo o Brasil, sempre baseados em aspectos técnicos e científicos. O objetivo é trocar expertises para que possamos adotar, em Campina Grande, medidas ainda mais eficientes na gestão do trânsito e transportes”, explicou Dunga Júnior.