Nos acompanhe

Paraíba

Defesa Civil segue cronograma de limpeza de rios e leva tranquilidade às comunidades ribeirinhas

Publicado

em

Em ação contínua que beneficia as comunidades ribeirinhas e leva tranquilidade aos moradores dessas áreas, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) segue o cronograma do trabalho preventivo de limpeza e desassoreamento dos rios da Capital. As máquinas da Compdec-JP estão atuando no Rio Jaguaribe, em Cruz das Armas; Rio Timbó, nos Bancários e Rio Cabelo, na praia da Penha.

De acordo com o chefe da Divisão de Prevenção à Emergência e Desastre da Defesa Civil, Philipe Aires, o trabalho é realizado em parceria com outros órgãos e instituições e consiste em ações contínuas de remoção de sedimentos, vegetação excessiva e dos resíduos sólidos, como plásticos, restos de móveis e metal, que prejudicam o fluxo normal das águas, causando transbordamento e consequentes inundações.

“Esse trabalho preventivo realizado tem como principais objetivos garantir a preservação dos rios, reduzir os riscos de enchentes e inundações, além de melhorar a qualidade da água e promover a saúde ambiental. Para isso, realizamos ações de dragagem, retirada de entulhos e lixo, além do manejo adequado da vegetação, sempre com o cuidado de respeitar a legislação ambiental vigente”, explica Philipe.

Philipe Aires ressalta ainda que a participação da população é fundamental para manter os rios limpos. “Embora esse trabalho seja feito com regularidade, é essencial que as pessoas tenham consciência da importância dos rios para a cidade e ajam de forma responsável em relação ao descarte de resíduos, evitando jogar lixo ou entulho nas margens dos rios e córregos”, reforça.

Dias melhores – Para os moradores das comunidades diretamente beneficiadas pelo trabalho de limpeza e desassoreamento realizado pela Defesa Civil, que antes sofriam quando os rios transbordavam, esse serviço é fundamental para que possam passar o Inverno sem medo de ter a rua inundada, e a casa invadida pelas águas dos rios, causando, muitas vezes, perdas de móveis e eletrodomésticos.

Luciano Fidélis, dono de uma peixaria na praia da Penha, diz que a limpeza do Rio Cabelo é muito importante para toda a comunidade. “Esse trabalho beneficia tantos os comerciantes como os moradores aqui da Penha, pois quando o rio está muito cheio de resíduo a água sobe e causa enchente, então todos nós temos prejuízo. Com a limpeza nós não teremos esse problema no Inverno”, destaca o comerciante.

Já Leonilson Cavalcanti, morador de Cruz das Armas desde a infância, reconhece que o trabalho da Prefeitura, através da Defesa Civil, traz esperança de dias mais tranquilos no período chuvoso. “Quando chovia a água do rio Jaguaribe subia e alagava tudo aqui na rua, invadia as casas e a gente perdia muita coisa. Mas com esse serviço, essa limpeza que está sendo feita, o rio vai correr normalmente. E está ficando bonito de ver o rio limpo”, declara.

O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, avalia que a população reconhece o trabalho da Compdec-JP e as ações para garantir o bem-estar de todos. “O que mais nos motiva de todo o empenho da gestão é a satisfação da comunidade. Sentimos isso ao estar junto às pessoas, especialmente aquelas que residem em áreas de risco monitoradas por nós. É gratificante e nos move a continuar trabalhando como estamos”, afirma.

Kelson Chaves lembra que a limpeza e o desassoreamento dos rios é um trabalho contínuo e segue um planejamento. “Elaboramos um cronograma que, em caso de situações graves, que necessitem de urgência na execução do serviço para garantir a segurança da população, as máquinas podem ser deslocadas para outros trechos de rios”, detalha o coordenador da Defesa Civil.

Operação Inverno – 
Desde de fevereiro a Prefeitura de João Pessoa vem realizando a ‘Operação Inverno’, que consiste em uma série de ações preventivas para reduzir os danos causados pelas chuvas. Entre as atividades realizadas continuamente estão a limpeza de galerias pluviais, limpeza e desassoreamento de rios, além da ação de desobstrução de todos os pontos de alagamento da cidade.

O Plano de Emergência da Prefeitura de João Pessoa conta com oito equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), quatro equipes da Defesa Civil e três equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam). Além de todo efetivo da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) e até 1.000 agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Continue Lendo

Paraíba

Instituto Unimed João Pessoa lança quinta edição do projeto Mãos que Apoiam nesta segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Instituto Unimed João Pessoa lança, nesta segunda-feira (7), a 5ª edição do Projeto Mãos que Apoiam, que disponibiliza atendimento gratuito às mulheres com suspeita de câncer de mama. A iniciativa faz parte das ações da Unimed João Pessoa no Movimento Outubro Rosa. O lançamento será às 17h horas, no Espaço Vida, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, no bairro da Torre.

Este ano, o projeto vai beneficiar 33 mulheres. Elas têm mais de 40 anos e foram selecionadas na triagem. As pacientes serão acompanhadas pelas mastologistas Lakymê Mangueira, Tarciane Ramalho e Débora Cavalcanti, médicas cooperadas da Unimed JP que atendem de forma voluntária.

Ao participar do “Mãos que Apoiam”, as mulheres serão acompanhadas por 12 meses. Ao longo desse período, terão consultas médicas com as voluntárias e todos os exames complementares e de imagem garantidos pela Unimed JP. Caso seja necessária cirurgia, a paciente realizará o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas continuará assistida pela Unimed JP.

ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA

Nas quatro edições já realizadas do Projeto Mãos que Apoiam, 70 mulheres foram atendidas. Na edição de 2023 foram 20 beneficiadas e uma das pacientes teve o diagnóstico positivo para o câncer de mama. Ela fez uma cirurgia e recebeu toda a assistência necessária. Atualmente, se encontra em tratamento.

O Mãos que Apoiam é um dos projetos do Instituto Unimed JP, braço social da Unimed JP que desenvolve diversas iniciativas com foco em saúde, cidadania, cultura, esporte, educação, preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e voluntariado.

DIAGNÓSTICO PRECOCE

O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento e as chances de cura do câncer de mama podem chegar a 98%. A orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que, a partir dos 40 anos, a mulher faça a mamografia anualmente.

Durante este mês, a campanha Outubro Rosa é realizada em todo o país e chama a atenção da população para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Nesta sexta-feira (5), o videocast Sem Contraindicação traz um episódio especial sobre o tema com as mastologistas Lakymê Mangueira e Jeane Sandra Nogueira. Clique aqui para assistir.

Continue Lendo

Paraíba

Portaria altera o expediente da Justiça Eleitoral paraibana da próxima segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, por meio da Portaria Nº 337/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE, estabelece que o expediente da Secretaria do Tribunal e das Zonas Eleitorais, excepcionalmente, no dia 7 de outubro de 2024 (segunda-feira), terá início às 15h e término às 19h.

Clique aqui e confira a íntegra da Portaria Nº 337/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE.

Continue Lendo

Paraíba

TJPB elege na próxima quarta-feira nova Mesa Diretora para o biênio 2025/2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal de Justiça da Paraíba realizará, na próxima quarta-feira (09/10), a eleição para a Mesa Diretora do Poder Judiciário estadual referente ao biênio 2025/2026. A votação ocorrerá durante a sessão administrativa do Pleno, marcada para começar às 14h. A pauta foi divulgada no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira (3).

Estão inscritos para os cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-geral de Justiça os desembargadores Frederico Martinho da Nóbrega Coutinho, João Batista Barbosa e Leandro dos Santos, respectivamente.

Haverá ainda a eleição para diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma). Concorre ao cargo o desembargador Joás de Brito Pereira Filho. Em seguida, será feita a escolha do novo Ouvidor Geral e do Ouvidor Substituto. A desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão está inscrita ao cargo de Ouvidora Geral e o desembargador Aluizio Bezerra Filho ao cargo de Ouvidor Substituto.

Continue Lendo