Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc) promoveu, nessa quinta-feira (25), o I Seminário sobre Proteção de Dados na Gestão Educacional.
O evento foi realizado no auditório do IFPB Campus Cabedelo e contou com a participação de 150 profissionais da educação, dentre autoridades, gestores, adjuntos, supervisores e coordenadores de área da Seduc.
O Seminário, organizado pelo Setor de Tecnologia Educacional (STE), propõe para a gestão educacional, principalmente um ambiente mais seguro no tocante à proteção de dados e à segurança na utilização dos meios digitais à luz das questões técnicas, jurídicas e práticas.
“Quero parabenizar a iniciativa do STE em promover este seminário que visa a proteção dos nossos dados na gestão educacional. Essas explanações são bastante salutares e geram mais segurança nos procedimentos internos que são realizados diariamente. E isso só demonstra ainda mais a preocupação e responsabilidade dessa gestão municipal para com a segurança das informações que trabalhamos”, afirmou a secretária de Educação Priscilla Rezende.
Na coordenação do Seminário e do Setor de Tecnologia Educacional (STE) da Seduc, a educadora Vanusa Valério explicou sobre o principal foco do evento.
“Este seminário de proteção de dados foi pensado porque lidamos com vários sistemas de gerenciamento pedagógicos e administrativos na Seduc, e para que as pessoas tivessem a consciência e o cuidado com informações e logins; e também para evitar quaisquer tipos de fraudes nestes sistemas. Neste primeiro momento estamos pensando nos agentes que estão à frente das unidades educacionais e também no corpo técnico da Seduc”.
Palestras – No seminário foram realizadas as palestras “Riscos, cuidados e boas práticas da gestão de dados na educação: uma visão da Tecnologia da Informação à luz da LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais)”, ministrada por Dênio Mariz Timóteo – especialista em Informação na Educação (UFMG) e diretor de Projetos de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de João Pessoa-PB; “Vida digital, ameaças cibernéticas, LGPD e ambiente escolar”, ministrada por Arnaldo Sobrinho de Morais Neto – Tenente-coronel e Diretor do Museu da Polícia Militar da Paraíba; e “Plataforma SIGEDUC ,- Garantindo a proteção de dados e analisando os rastros do usuário”, ministrada por Paulo Roberto de Medeiros Alves – Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas com pós graduação em Product Management e cursando MBA em Design Thinking e Gestão de Pessoas.
“A proteção de dados se insere num patamar de direitos fundamentais, inclusive nas redes sociais. Infelizmente, todos nós já tivemos dados elementares vazados, inclusive há investigações em curso para responsabilizar por essa conduta. E há uma necessidade de tornar a cultura das pessoas em lidar com segurança de forma saudável. A LGPD tem essa prerrogativa de tornar as regras de proteção mais claras e alguns métodos podem nos ajudar a melhorar essa proteção. Assim como proteger senhas, separar assuntos corporativos de pessoais e tomar medidas, como duvidar de e-mails e mensagens fora do comum ou tentadoras, não usar redes de internet pública para trabalhar, não compartilhar e senhas e ainda a manutenção dos sistemas atualizados”, alertou o palestrante Arnaldo Sobrinho.
Presenças – O evento contou com a participação de Jordan Lucena – secretário adjunto de Educação de Cabedelo; do dr. Thyago de Almeida Silveira – pesquisador e extensionista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, do Campus Cabedelo; e do professor João Condado – presidente do Conselho Municipal de Educação.