Um voto de aplauso à gestão do prefeito Bruno Cunha Lima e à Secretaria Municipal de Saúde, na pessoa do titular da pasta, Gilney Porto, em virtude do êxito da segunda edição do mutirão “Saúde de Verdade”, foi aprovado de maneira unânime pela Câmara Municipal de Campina Grande, atendendo a um requerimento do vereador Pastor Luciano Breno.
Realizado durante 26 dias no ginásio O Meninão, o mutirão registrou números considerados bastante expressivos. Ao todo, foram atendidas mais de 40 mil pessoas e executados e agendados mais de 170 mil procedimentos. A segunda edição foi encerrada no último dia 12.
De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, no total foram 171.619 procedimentos realizados ou agendados, sendo executados 72.816 exames laboratoriais, 25.923 exames de média e alta complexidade e 12.703 consultas realizadas e agendados 33.763 exames e 25.963 consultas para outras unidades, clínicas e hospitais.
“Os dados falam por si. Todos sabemos o desafio que é a saúde pública em todo o Brasil e, por isso mesmo, ações como o mutirão da saúde representam muito mais que apenas números, pela importância direta que tem para as vidas das pessoas”, ponderou o vereador autor do requerimento.
Além das atividades centralizadas no ginásio O Meninão, também foram realizados dias de atendimento nos distritos de Galante e São José da Mata, inclusive tendo sido oferecido transporte para os moradores de localidades da zona rural.