A Prefeitura de Campina Grande vem atuando de forma intensificada, de dia e de noite, para diminuir os impactos causados pelas chuvas das últimas horas e prevenir eventuais transtornos à população da Rainha da Borborema. Para atender às demandas com mais precisão e agilidade, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente – Sesuma, direcionou equipes a diversos pontos da cidade para reforçar as atividades de limpeza e monitoramento, sempre em conjunto com a Defesa Civil, Secob e Corpo de Bombeiros, numa força tarefa permanente.
Desde as primeiras horas da manhã do sábado, 22, com a intensidade das chuvas, os Departamentos de Limpeza Urbana (Delur) e de Manutenção (Deman) realizam limpeza de terrenos, vistoria todos os canais, recuperação da malha viária, avaliando o escoamento das águas pluviais, sobretudo daqueles considerados mais críticos. O prefeito Bruno Cunha Lima vem acompanhando todo o trabalho.
Do mesmo modo, a partir da execução dos métodos de limpeza manual e mecanizado agentes realizam ações para promover a desobstrução de trechos dos canais, faz capinação em meio-fio, retira entulhos de terrenos baldios, para facilitar que a água flua com mais rapidez e diminua inundações naqueles pontos considerados mais críticos.
Paralelamente, o trabalho realizado pelas equipes de poda também se soma às medidas reforçadas pela administração municipal. A partir de demandas identificadas pelos técnicos, e outras repassadas pela população, os agentes do Meio Ambiente percorrem várias regiões da cidade retirando das vias árvores e galhos caídos em decorrência da ação da chuva, e inspeciona outras que por ventura ofereçam algum risco de cair.
A Defesa Civil e a Sesuma colocam à disposição da população telefones emergenciais como o 199, 3310- 6765, 3310-6115 e 3341- 0600, e em situações mais graves também pode acionar o bombeiros pelo 192.
“Seguimos em alerta para atender a eventuais necessidades, no caso de as chuvas fortes persistirem nos próximos dias. Continuaremos, ainda, intensificando os trabalhos para reduzir o assoreamento e desobstruir os canais localizados nas áreas mais baixas da cidade, os quais acabam recebendo um grande volume de águas. É importante frisar, também, que os serviços de limpeza urbana são igualmente importantes para prevenção e isto a Sesuma faz regularmente”, disse o secretário Geraldo Nobre, titular da Sesuma.