Nos acompanhe

Paraíba

PSOL rejeita convite para participar de evento que reunirá legendas progressistas em João Pessoa

Publicado

em

A presidente estadual do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) na Paraíba, Adjany Simplício, publicou uma carta aberta confirmando que a legenda não participará do evento que reunirá legendas progressitas no sábado (27/05).

Simplício afirma que a proposta de “carta unitária” só foi recebida pelo PSOL na segunda-feira (22/05) e, diferentemente da “Carta da Unidade Democrática pela Paraíba, lançada em 21 de abril de 2021“, “esquece de Dilma, […] destaca mais o governador que os partidos e sequer traz os movimentos para composição dessa frente“.

Adjany ainda reitera que “antes de assinar uma nova carta e participar de um seminário como esse do dia 27/05, é necessário uma melhor articulação e debate do campo popular para construirmos o caminho coletivo da unidade que tanto queremos“.

Confira a íntegra da Carta Aberta divulgada pelo PSOL-PB:

Queremos a Unidade Sim! Do Campo Popular e com Programa.

O PSOL tem estado no fronte da unidade do campo popular em todo país, tem sido assim desde o golpe contra Dilma Rousseff em 2016, passando pela campanha Lula Livre e pela participação nas ações unitárias do Fora Bolsonaro. Unidade que reproduzimos em nosso estado com a Unidade Democrática pela Paraíba e o Fórum Pró-Campina.

Infelizmente recebemos tardiamente o convite para participar da reunião sobre o seminário a ser realizado em 27 de maio. Além disso, ao recebermos a proposta de carta unitária – na segunda (22/05) a noite – percebemos que não seriam simples ajustes no texto que refletiriam o debate que entendemos ser necessário realizar.

A Carta da Unidade Democrática pela Paraíba, lançada em 21 de abril de 2021, apontava para algo além dos partidos políticos, tratava de uma unidade envolvendo movimentos sociais e especialista em diferentes áreas. Apontava para uma construção programática, aprofundava a necessidade de ampliar a luta contra feminilização da pobreza, o machismo e o racismo. Delimitava nitidamente de que campo falávamos e de que Unidade. Temas que seguem atuais na conjuntura em tempos de anistia a partidos que não cumprem cota ou repasse de recursos relacionados a gênero e raça.

A proposta da carta que recebemos para ser lançada dia 27, esquece de Dilma, limita o grupo aos partidos, ou melhor, destaca mais o governador que os partidos e sequer traz os movimentos para composição dessa frente.

A carta sugerida, diferente da construção coletiva da Unidade Democrática pela Paraíba, não aponta a continuidade dessa unidade; não traz a centralidade da luta antirracista; e abre espaço para envolver partidos que em nada representam o campo popular.

Somos oposição à gestão Cícero Lucena e esse debate não é apenas de legenda, nem algo limitado ao processo eleitoral, é de posições políticas, que passa pela perspectiva de que Paraíba defendemos. Não tivemos tempo de debater para colocar na carta o tema do desmatamento, o alargamento da orla, o desmonte do transporte público e da política de saúde mental, entre outros muitos aspectos que envolvem a relação Cícero Lucena e João Azevedo.

Fomos convidados/as tardiamente, participamos de uma reunião mais informativa que de construção coletiva. Além disso, ao resgatarmos o conteúdo coletivo da carta da Unidade Democrática pela Paraíba, percebemos que antes de assinar uma nova carta e participar de um seminário como esse do dia 27/05, é necessário uma melhor articulação e debate do campo popular para construirmos o caminho coletivo da unidade que tanto queremos.

Nós que fazemos o PSOL queremos construir a unidade do campo popular, mas com a horizontalidade e o consenso que as diferenças demandam. Esperamos, em breve, seguir esse caminho unitário e programático.

23 de abril de 2024.

Adjany Simplicio

Presidenta do PSOL/PB

Continue Lendo

Paraíba

Tarcísio Jardim pode assumir Secretaria de Segurança de João Pessoa na gestão de Cícero em 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador reeleito em João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), durante entrevista ao @portaldacapital nesta segunda-feira (25/11), que o seu nome já estaria aparecendo nos bastidores como cotado para assumir o comando da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) na gestão do prefeito reeleito, Cícero Lucena (PP), em 2025.

Segundo Jardim, ele mesmo já colocou o próprio nome à disposição e colegas vereadores já estariam comentando que ele seria um bom nome técnico para assumir a Pasta.

É uma pasta muito técnica que tem que ter uma pessoa técnica“, frisou o parlamentar.

Em se confirmando a ascensão de Jardim para o comando da Secretaria Municipal, o suplente Mô Lima, assumiria a vaga de Tarcísio na Câmara Municipal de João Pessoa (PMJP).

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Ministro Haddad assegura reforço no orçamento para retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba deve acontecer nos próximos dias e será solucionada através de uma suplementação orçamentária. O deputado federal Ruy Carneio revelou que está em contato permanente com o senador Veneziano Vital e a questão está sendo tratada diretamente com os ministros Waldez Góes, da Integração Nacional, e Fernando Haddad, da Fazenda.

“A água é um bem fundamental, principalmente para a nossa população sertaneja. O que aconteceu com a Operação Carro-Pipa foi um problema orçamentário e não uma questão de falta de recursos. Estou em contato com o senador Veneziano, que conversou diretamente com o ministro Haddad. Ele recebeu a garantia de que será feita uma suplementação para o ministério da Integração Nacional ainda essa semana, assegurando a continuidade do abastecimento”, revelou Ruy.

O deputado lembra que o cenário é semelhante ao que ocorreu em 2022 e reforça o compromisso com o povo paraibano. “Essa questão é muito parecida com o que ocorreu há cerca de dois anos, mas acredito que dessa vez a solução será ainda mais rápida. A nossa luta para regularidade do abastecimento é contínua e seguirei trabalhando até que tudo seja normalizado”, acrescentou.

A Operação Carro-Pipa é realizada através de uma cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e da Defesa, por meio do Exército Brasileiro. Atualmente, o programa atende mais de 270 mil habitantes em cerca de 90 municípios paraibanos.

Continue Lendo

Paraíba

Vice-prefeito Leo Bezerra assume comando da Prefeitura de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), assumiu a chefia da gestão municipal nesta segunda-feira (25/11) após o prefeito Cícero Lucena (PP) entrar de licença para cumprir viagens à Brasília e São Paulo, além de tirar alguns dias de descanso.

Durante entrevista ao @portaldacapital, Leo enfatizou que seguirá cumprindo o ritmo de trabalho e celebrou a confiança de Cícero ao passar o comando da Prefeitura.

“Satisfação muito grande todas as vezes que o prefeito viaja, ter a confiança dele e poder tocar e seguir as obras e ações da Prefeitura. Já me sinto pronto, já me sinto preparado”, afirmou.

Confira:

Continue Lendo