O ciclo de debates voltado à criação de um consórcio intermunicipal, para que produtos de origem animal consumidos nesta região passem, obrigatoriamente, pelo Serviço de Inspeção Municipal de Campina Grande, será sequenciado nesta quarta-feira, 24, em reunião marcada para às 9h30, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, localizado na avenida Elpídio de Almeida, 900, bairro do Catolé.
A criação deste consórcio é uma proposta levantada pelo secretário de Agricultura da Prefeitura de Campina Grande, Renato Gadelha, por entender que uma parceria sanitária entre os municípios do Compartimento da Borborema vai unificar e oferecer mais eficácia à fiscalização dos produtos de origem animal, especialmente às carnes. O objetivo é garantir, deste modo, o controle de qualidade desses alimentos que chegam à mesa da população.
Foram convidados para a reunião desta quarta-feira os prefeitos dos municípios de Lagoa Seca, Massaranduba, Ingá, Serra Redonda e Queimadas, além dos presidentes das Câmaras de Vereadores dessas localidades vizinhas a Campina Grande e representantes do Abatedouro Vera Cruz.
A primeira reunião para tratar do assunto aconteceu na quarta-feira da semana passada, dia 17, oportunidade em que os secretários de Agricultura desses municípios apoiaram a proposta de criação do consórcio intermunicipal, apresentada pelo secretário Renato Gadelha (Seagri de Campina Grande).
O encontro desta quarta-feira, a exemplo do anterior, será aberto por Renato Gadelha e, em seguida, haverá uma palestra técnica sobre o assunto, proferida pelo médico veterinário Gláucio Maracajá, atual coordenador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
Para Renato Gadelha, esse ciclo de debates é de fundamental importância, para conscientizar e concretizar esta parceria sanitária. “Essa parceria tem como objetivo consolidar a criação de um consórcio intermunicipal para ampliar a inspeção dos produtos de origem animal na região de Campina Grande’, avaliou o titular da Seagri, que sempre tem contado com o apoio do prefeito Bruno Cunha Lima, em todas as iniciativas voltadas ao bem estar da população.