Nos acompanhe

Paraíba

ISEA: Banco de Leite Humano promove Semana de Doação do Leite Materno

Publicado

em

O Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro, do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), iniciou as ações da Semana Estadual de Doação do Leite Humano com uma vasta programação, e que terá o seu ápice na próxima sexta-feira, 19, com a comemoração do Dia Mundial da Doação de Leite Humano.

A data representa um momento especial de sensibilização e de promover debates junto à sociedade sobre a importância da doação de leite humano, assim como uma iniciativa a mais para a proteção e a promoção do aleitamento materno e estímulo à doação de leite humano na cidade.

A mobilização também tem como objetivo sensibilizar a população para a relevância da doação de leite humano para ajudar a salvar a vida dos bebês prematuros internados nas unidades de terapia intensiva neonatais de toda Campina Grande, já que o banco de Leite Dr. Virgílio Brasileiro é o único que abastece todos os hospitais que possuem UTI neonatal na cidade.

“O nosso Banco de leite arrecadou no mês de abril em média 227 litros de leite humano, volume insuficiente para alimentar todos os bebês, já que a demanda é de aproximadamente 300 litros pra ter um estoque satisfatório. Atualmente a distribuição tem sido intensificada, pois o número de bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva, Berçário Intermediário e na Ala Canguru de nossa maternidade está crescente, sem contar com o aumento da demanda dos outros hospitais que também damos suporte”, explica a coordenadora do Banco de Leite Humano do ISEA, Luciene do Nascimento.

O leite é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para os bebês, por ter papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico. Devido à sua composição nutricional balanceada, é considerado um alimento completo e suficiente, inclusive em água, para atender as necessidades nutricionais da criança durante os seis primeiros meses de vida.

“Portanto, toda mulher que estiver com excedente de leite e com saúde, pode ser uma possível doadora, ajudando assim essas famílias a levarem seus filhos com saúde pra casa. Quem não pode doar leite, pode ajudar doando frascos de vidros de 200 a 500 ml com tampas de plástico, pois estes são os recipientes apropriados para a coleta, o armazenamento, a pasteurização e distribuição do leite doado”, conclui Luciene.

A unidade é composta por uma equipe multidisciplinar de enfermeiras, bioquímicas, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, técnicas de enfermagem e de lactação, que realizam o cadastramento de doadoras, a coleta, análise, pasteurização e a distribuição de leite humano ordenhado. A equipe também auxilia mulheres com dificuldade em amamentar e faz a coleta até em domicílio.

O BLH Dr. Virgílio Brasileiro já recebeu quatro vezes a certificação padrão ouro da Rede Íbero-Americana de Bancos de Leite Humano. O telefone do BLH é o 3310-6356 e através dele é possível realizar o agendamento para a coleta domiciliar ou na maternidade, além de tirar dúvidas e receber a suplementação de leite, no caso das mães cujos filhos precisam de mais leite materno do que elas podem produzir.

Potes de vidro – Para a sociedade em geral, é possível fazer a doação de potes de vidro para o armazenamento do leite. Os potes de vidro devem ter de 150 ml a 500 ml e precisam ser com tampa de plástico, pois as tampas de metal oxidam e contaminam o leite, tendo que ser descartado.

Continue Lendo

Paraíba

TCE-PB recebe Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública pelo terceiro ano consecutivo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O portal institucional do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) conquistou pelo terceiro ano seguido o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), destacando sua dedicação em zelar pelos recursos públicos com eficácia e transparência. O resultado foi anunciado durante o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (IX ENTC), que aconteceu de 11 até 14 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR).

Na cerimônia, a auditora de Controle Externo Zaira Chagas Guerra Pontes, chefe do Departamento de Auditoria de Gestão Estadual do TCE-PB, representou o presidente da Corte paraibana, conselheiro Antonio Nominando Diniz Filho e recebeu o certificado em reconhecimento ao trabalho realizado. Este ano, 32 Tribunais de Contas brasileiros participaram do ciclo, com uma média de transparência de 92,12%. A pesquisa avaliou a transparência de 7.370 Unidades Gestoras (UGs), das quais 1.831 foram certificadas.

O processo de certificação envolveu a colaboração de 6.315 servidores das UGs, em sua maioria controladores internos, além de 466 auditores de controle externo do Sistema Tribunais de Contas. A pesquisa é uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com os Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado do Mato Grosso (TCE-MT).

Além dos resultados do PNTP, durante o ENTC, também foram apresentados os dados do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas do Brasil (MMD-TC), um instrumento que avalia o desempenho dos tribunais, identifica pontos fortes e oportunidades de melhoria nas rotinas administrativas e de fiscalização, e dá visibilidade às boas práticas desenvolvidas pelos órgãos de controle.

Os resultados da pesquisa e do MMD-TC estão disponíveis no Radar da Transparência, reforçando o compromisso do TCE-PB com a transparência e a eficiência na gestão pública.

O resultado está disponível no Radar da Transparência.

PNTP – O Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) é coordenado pela Atricon, em parceria com os 33 Tribunais de Contas do país. O objetivo do programa é padronizar, orientar, estimular, induzir e fiscalizar a transparência da Administração Pública em todos os Poderes e órgãos públicos do Brasil.

Continue Lendo

Paraíba

“Em função do resultado do pleito ele saiu fortalecido”, diz Hervázio sobre nome de Cícero para 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), durante entrevista nesta terça-feira (19/11), afirmou que o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), poderá disputar numa chapa majoritária o comando do Governo do Estado da Paraíba, nas Eleições 2026.

Hervázio aponta Cícero como nome estratégico e de destaque com vistas ao próximo pleito estadual.

Em função do resultado do pleito ele saiu fortalecido“, assegura o parlamentar.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Projeto de Lei que institui a política de atenção à saúde materna é aprovado pela ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Foi aprovado por unanimidade no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) o Projeto de Lei (PL 1979/24) que institui as diretrizes para a Política de Atenção à Saúde Mental Materna no âmbito da Paraiba.

De autoria do deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), o PL segue para a sanção do governador João Azevêdo e prevê uma série de ações para cuidados com a saúde mental das mulheres.

“Muito feliz em aprovarmos por unanimidade este importante projeto. Sabemos o quanto as mulheres sofrem pressões todos os dias. São várias as formas de violências ainda presentes na sociedade. Esperamos com este projeto fortalecer as políticas de saúde mental das paraibanas e criar uma sociedade mais justa e melhor para todas as mulheres”, disse Cartaxo.

O Projeto de Lei prevê a atenção humanizada, cientificamente fundamentada e em tempo oportuno para prevenção dos quadros de sofrimento psíquico relativo à maternidade, além de recuperação e acompanhamento das situações já instaladas; a sensibilização da comunidade para compreensão da importância da rede de apoio à mulher que se torna mãe para que esse ciclo da vida não seja vivido de forma isolada e com sobrecarga.

O projeto também estimula a conscientização da população sobre os direitos das mães e das famílias no que diz respeito aos períodos gestacional e puerperal; e o cuidado respeitoso a todas as mães, de modo a que mantenham sua dignidade, confidencialidade e privacidade, com apoio contínuo, livre de danos e de maus-tratos.

Continue Lendo