Na noite desta terça-feira, 16, as mães atendidas pelo Centro Dia tiveram um momento especial em alusão ao Dia das Mães com um jantar oferecido para 20 famílias atípicas, composta por mães, pais e filhos, no total de 80 pessoas. O evento realizado pela Coordenação de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (PCD), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), teve início às 19h, na unidade do Centro Dia, situada à Rua Joaquim Caroca, 173 – Bairro Universitário.
Ao chegarem no local, as famílias encontraram um espaço todo decorado com temática maternal e mesas postas, com música e brincadeiras. Ainda ocorreram atividades lúdicas, apresentações de dança, relatos de vida e muita emoção. As mães foram recepcionadas pela equipe do programa, formada por advogados, psicólogos e intérpretes de libras.
Na ocasião, a coordenadora da Pessoa com Deficiência no Município, Edna Silva, ressaltou a necessidade das mães atípicas serem fortalecidas com ações como esta, diante das dificuldades cotidianas. “Este é um momento imensurável que é o de celebrar a vida e a maternidade atípica. É um instante em que elas podem se sentir felizes, seguras, enquanto as crianças estão sendo assistidas pelas cuidadoras do Centro Dia. Dessa forma, nós cuidamos da saúde mental dessas mulheres que buscam sair para um lugar de diversão ao invés da terapia”, disse.
A coordenadora ainda comentou sobre o sucesso do programa Colo Pra Mãe que já conta com 1.800 mães cadastradas em atendimento. Atualmente, o programa ampliou as atividades envolvendo o “Entre Irmãos – EI”, dedicado aos irmãos sem deficiências, que também passam por dificuldades e necessitam de cuidados psicológicos. A proposta é atender adolescentes de 10 a 17 anos, irmãos das crianças atípicas. Hoje a ação atende 30 adolescentes. Os pais atípicos, 18 no total, são acompanhados também, completando dessa forma, o atendimento a toda a família.
Jailma Lima, 50 anos, é mãe e avó atípica e estava acompanhando os gêmeos Ítalo e Ismael, de 7 anos, com microcefalia. A dona de casa falou sobre a emoção desse momento: ’Foi uma noite maravilhosa. Eu me senti abençoada e cuidada também”, afirmou. Ofélia Moraes, 36, mãe de Sameque, 8 anos, também comemorou o ingresso no grupo de cuidadoras do Centro Dia. “Aqui eu redescobri novas formas de cuidar dos meus filhos, cuidando também de mim”, destacou.
Entrega de brindes
Após o jantar, as mães receberam brindes confeccionados com produtos artesanais, com material doado pelo Instituto Alpargatas. Além da doação, a empresa que já mantém parceria com a Prefeitura, está implementando um programa de corte e costura para as mães, também atendidas pelo Centro Dia, para que possam encontrar novos meios de aumentar a renda familiar.
Programação alusiva ao Dia das Mães
O jantar na noite desta terça-feira, 16, marca o início de uma programação voltada para as mães, em alusão ao Dia das Mães, comemorado no último domingo (14), que conta ainda com um momento surpresa para as mães do Colo pra Mãe, nesta quarta-feira, 17, e na Sexta-feira, 19, quando será servido uma Feijoada no Centro Dia, para cerca de 250 mães do programa, com direito a banho de piscina e muita diversão.