A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participa esta semana do Lide Brazil Investment Forum, no Harvard Club, em Nova York. Nesta terça-feira (9), durante sua fala, ela destacou o cenário regional do Nordeste e da Paraíba, e citou as cidades de João Pessoa e Campina Grande, que têm o título de Cidades Criativas da Unesco pelo artesanato e inovação, respectivamente.
“Em relação à Campina Grande, não somos só a terra que promove o Maior São Joao do Mundo, como também somos destaque em inovação, em tecnologia. Temos em Campina um dos maiores números per capita de doutores do Brasil e um dos primeiros parques tecnológicos do país”, afirmou a senadora.
Chamando atenção para o potencial econômico do Nordeste e da Paraíba, Daniella disse “temos vários ´brasis´ atrativos e com cenário fiscal, tributário, tecnológico, cientifico e sustentável para sermos um país emergente e capaz de promover desenvolvimento econômico para vossas empresas”, frisou.
O evento
O tema central do evento é “Desafios das grandes reformas e a atratividade do Brasil para novos investimentos internacionais”, que conta com a presença de parlamentares brasileiros para discutir o cenário econômico do país no contexto internacional.
Daniella destacou que o Brasil é o sétimo destino mais procurado pelos estrangeiros e que o potencial turístico do país é indiscutível. Ao lado dela, estavam autoridades como o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, o senador Ciro Nogueira, o ex-presidente da República, Michel Temer, o ex-governador de São Paulo, João Dória, dentre outras.
A senadora lembrou que em maio de 2019 esteve em Nova York para tratar do projeto de lei de sua relatoria, o Novo Marco das Telecomunicações, que buscava destravar o setor de telecomunicações brasileiro, “flexibilizando as pesadas obrigações regulatórias das empresas concessionárias da antiga telefonia fixa, de alto custo financeiro, e liberando esses recursos para o investimento em tecnologias e serviços mais modernos”.
O Novo Marco altera nove leis, para criar um ambiente mais favorável a pesquisa, desenvolvimento e inovação e consequentemente atrair mais investimentos par o país.
A senadora destacou no evento a aprovação do PLC 79/2016, aprovado pelo Congresso e a importância disso diante do fato que os contratos de concessão para prestação de telefonia fixa em regime público devem expirar em dezembro de 2025. “A lei prevê a adaptação da concessão em autorização, mantendo a prestação do serviço adaptado em áreas sem competição e assumindo compromissos de investimentos na implantação de infraestrutura, de acordo com diretrizes definidas pelo governo”, afirmou.
Covid-19 e ciência
Ainda no evento, Daniella Ribeiro destacou a importância do tripé – ciência, pesquisa e inovação – para o Brasil e para o Mundo. “Hoje, maio de 2023, mês que a OMS decretou o fim do estado de emergência da covid-19, estamos aqui porque esse tripé venceu”, declarou.
“Esse momento é de arrochar os que estão”, diz Cícero sobre reforma administrativa para nova gestão
Publicado
em 25 de nov de 2024
Por
Redação do Portal da Capital
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), durante entrevista ao @portaldacapital nesta segunda-feira (25/11), ao comentar sobre possibilidade de uma reforma administrativa para a nova gestão que será iniciada em 2025, preferiu se referir apenas aos que ainda estão atuando nesta gestão.
“Esse momento é de arrochar os que estão“, frisou o gestor.
Às vésperas do fim da gestão 2021-2024 à frente da administração municipal, vozes que circulam pelos bastidores da política em João Pessoa, já começam a sugerir renovação e novos nomes para integrar o time do primeiro escalão da PMJP como, por exemplo, o do vereador Tarcísio Jardim (PP), para o comando da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).
Outro nome que também já circula pelos bastidores é o de Alyne Moreira, esposa do presidente estadual do Agir 36 na Paraíba, Flávio Moreira, que também é presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
Tarcísio Jardim pode assumir Secretaria de Segurança de João Pessoa na gestão de Cícero em 2025
Publicado
em 25 de nov de 2024
Por
Redação do Portal da Capital
O vereador reeleito em João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), durante entrevista ao @portaldacapital nesta segunda-feira (25/11), que o seu nome já estaria aparecendo nos bastidores como cotado para assumir o comando da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) na gestão do prefeito reeleito, Cícero Lucena (PP), em 2025.
Segundo Jardim, ele mesmo já colocou o próprio nome à disposição e colegas vereadores já estariam comentando que ele seria um bom nome técnico para assumir a Pasta.
“É uma pasta muito técnica que tem que ter uma pessoa técnica“, frisou o parlamentar.
Em se confirmando a ascensão de Jardim para o comando da Secretaria Municipal, o suplente Mô Lima, assumiria a vaga de Tarcísio na Câmara Municipal de João Pessoa (PMJP).
Cássio Cunha Lima é destaque em série da TV Brasil sobre a Constituição brasileira; confira
Publicado
em 25 de nov de 2024
Por
Redação do Portal da Capital
O ex-senador paraibano Cássio Cunha Lima foi convidado e participou da série “Senado, a História que Transformou o Brasil”, veiculada pela TV Brasil e que, com uma narrativa que conecta o passado ao presente, destaca momentos decisivos na história legislativa brasileira, mostrando, especificamente neste primeiro episódio, a importância do Senado brasileiro na conquista e fortalecimento da democracia do país que foi brutalmente atacada por vândalos no dia 08 de janeiro de 2023.
A série conta com áudios e vídeos históricos de historiadores, especialistas e personagens das maiores conquistas obtidas pelos cidadãos brasileiros junto ao Estado ao longo dos 200 anos da criação do parlamento no Brasil.
Cássio Cunha Lima, na fala que pode ser conferida a partir do minuto 43:06 do vídeo, relembra do momento crucial para o Brasil que foi a votação de uma Assembleia Constituinte para criação e votação da nossa Constituição, em 1988, após 20 anos de prevalência de uma ditadura militar.
“Havia uma sociedade que estava com um ânimo aguerrido pra lutar pelos seus direitos pra conquistar essa Constituição Cidadã, como foi batizada por doutor Ulisses [Guimarães], que trouxe avanços inegáveis na organização do Estado Brasileiro“, frisou Cássio.