O jornalista Thiago Moraes, nascido no Estado de São Paulo, também é agora, oficialmente, um cidadão paraibano.
Thiago recebeu o ‘Título de Cidadão Paraibano’ nesta segunda-feira (08/05), durante cerimônia formal realizada em João Pessoa, Capital da Paraíba.
O evento reuniu familiares, colegas de trabalho e diversas autoridades no auditório da Asplan (Associação de Plantadores de Cana da Paraíba), localizado na sede da entidade, no bairro Centro.
O ‘Título’, proposto pelo então deputado estadual Raniery Paulino pelos relevantes serviços prestados pelo jornalista ao Estado da Paraíba através do setor da Comunicação, foi sancionado na última semana pelo governador João Azevêdo (PSB).
Ao justificar a homenagem, o então deputado Raniery Paulino destacou que Thiago Moraes “é resistente a perseguições, corajoso, dinâmico, decidido, compromissado em buscar fatos reais e sempre apaixonado pelo que faz”. “Não é daqueles que gostam de ficar em cima do muro. Ele tende a se posicionar, é contestador, repórter, narrador e tem uma marca própria no jornalismo paraibano. Assim, nada mais justo que a outorga deste Título de Cidadão Paraibano“, afirmou.
Parlamentares, representantes de empresas da Comunicação e profissionais de imprensa discursaram em homenagem ao jornalista.
“A história de Thiago é de muito trabalho e dedicação ao jornalismo. Sua atuação contribuiu e continua contribuindo muito com o nosso estado. Bem-vindo à sua nova cidadania, Thiago Moraes, que já era sua na prática e agora passa a ser também no papel. Ser da Paraíba é ser forte, aguerrido e batalhador, é ter o orgulho de bater no peito e dizer: eu sou paraibano, sim senhor”, disse o deputado Tovar Correia Lima (PSDB), ao saudar o mais novo conterrâneo.
Feliz e emocionado pelas homenagens que também recebeu dos colegas de profissão, Thiago Moraes manifestou a sua gratidão por receber a honraria. “É um prazer inenarrável essa homenagem conferida pela Assembleia Legislativa, através do deputado Raniery Paulino e entregue hoje pelo deputado Tovar Correa Lima. Essa homenagem é para mim a celebração de todo um trabalho e dedicação ao estado da Paraíba e o reconhecimento e o carinho que desde que cheguei aqui tenho recebido do povo paraibano”, declarou.
O coordenador de Comunicação da ALPB, Marcos Wéric, disse que a homenagem a Thiago Moraes é extensiva toda a categoria, uma vez que prestigia um profissional de imprensa que representa todos os demais colegas de profissão, “através do seu trabalho e da sua contribuição para o desenvolvimento do nosso estado, com informação, com matérias, com reportagens, e que hoje tem reconhecida pela sua atuação no jornalismo e na imprensa aqui da Paraíba. “Daí porque a importância desse reconhecimento pelo trabalho e pela pessoa de Thiago Moraes”, acrescentou.
O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, destacou a importância da homenagem por tudo que Thiago Moraes fez e está fazendo, não só pelo cenário político, mas pelo próprio jornalismo paraibano. “Quem acompanha o seu portal, quem acompanha a sua vida jornalística sabe da coragem e da determinação que ele tem – e eu sou suspeito para falar pela amizade que nós construímos. Então, hoje é um motivo de muito orgulho está aqui, ao lado de inúmeras autoridades aqui de João Pessoa, entregando esse Título de Cidadão paraibano a esse grande jornalista, merecedor de todas as honras de nossa terra”, finalizou.
Durante discurso de agradecimento realizado pelo jornalista, foram citadas grandes personalidades paraibanas que expandiram o nome da Paraíba para o Brasil e também para o mundo nos mais diversos setores da comunicação, política e cultura.
Confira abaixo a íntegra do discurso:
“Excelentíssimos senhores deputados, presidente da Casa de Epitácio Pessoa, Adriano Galdino, deputado Tovar Correia Lima, nobres autoridades, queridos familiares e amigos.
É com imensa gratidão que recebo o ‘Título de Cidadão Paraibano’, conferido pela honrosa Assembleia Legislativa da Paraíba, através de propositura do então deputado estadual Raniery Paulino.
É com grande satisfação que me dirijo a todos vocês nesta ocasião tão especial. Este Título é o reconhecimento de todo um trabalho dedicado a Paraíba, uma terra que aprendi a amar, respeitar e defender. É uma prova do carinho e da amizade que tenho recebido dos paraibanos, e é uma honra que jamais esquecerei.
Ao olhar para a Paraíba, percebo a força de sua gente, a riqueza da sua história e a diversidade que a caracteriza. São muitas as personalidades que fizeram desta terra um lugar especial.
José Américo de Almeida, cuja obra é um marco na literatura brasileira, com sua narrativa densa e envolvente que transmite de forma singular a essência do povo nordestino.
Augusto dos Anjos, cujos versos imortalizam a dor e o sofrimento, mas também a beleza e a grandiosidade da vida, com uma sensibilidade única.
E Ariano Suassuna, que com sua arte, teatro, e literatura, soube captar a alma sertaneja e transformá-la em uma das mais expressivas manifestações culturais do Brasil.
Não posso deixar de mencionar também a importância de seus líderes políticos, personalidades que marcaram a história. O saudoso Wilson Braga, que lutou incansavelmente pelo desenvolvimento do Estado e sempre buscou atender às necessidades do povo paraibano.
Ronaldo Cunha Lima, um dos mais brilhantes políticos do nosso país, deixou um legado de inovação e liderança. Ronaldo teve sua trajetória política marcada por grandes realizações em prol do desenvolvimento da Paraíba, tornando-se um ícone da política local.
E claro, José Maranhão, um homem de grande visão e determinação, um exemplo de liderança para todos nós, teve papel fundamental na construção de uma Paraíba mais forte e mais justa. Com sua sabedoria e visão, foi um dos maiores estadistas que a Paraíba já produziu.
Além disso, é preciso reconhecer o importante papel da imprensa paraibana, representada por profissionais competentes e comprometidos. A Paraíba é terra de grandes jornalistas, muitos deles estão aqui presentes nesta sessão, profissionais que enriquecem o debate público e ajudam a construir uma sociedade mais justa e informada. Mas para representar nossa categoria, cito Assis Chateaubriand, que com seu trabalho e visão empreendedora, contribuiu de forma significativa para a história da comunicação em nosso país.
É difícil dizer quando o sonho de ser um empreendedor multimídia nasceu, mas depois de nascido, ninguém calcula as incertezas e ânsias em que luta a alma depois de lançada nesse mar revolto chamado Jornalismo.
Que bom estar no ponto mais oriental e que privilégio é ter tido bravos professores paraibanos, de profissão e de vida, que serviram de inspiração desde o início da minha carreira.
Diz o poeta nordestino que é impossível “um galo sozinho tecer uma manhã, pois ele precisará sempre de outros galos”.
Eu digo que não seria quem sou hoje se não tivesse encontrado bravos paraibanos que me conduziram pelas matas selvagens do Jornalismo. Aos sertanejos Gutemberg Cardoso, Josival Pereira e Rui Dantas, agradeço a generosidade de ensinar a enxergar as entrelinhas da Comunicação, aonde a maioria das vistas não alcançam.
A Verônica Guerra e Luís Torres, aos quais agradeço imensamente as oportunidades, para além da construção de uma matéria jornalística, eles ensinaram o jovem sonhador a exercer a profissão com modéstia, lucidez e obstinação.
Tive a felicidade de encontrar excelentes amigos, companheiros com os quais aprendo todos os dias que o chegar é tão valioso quanto a andança e que o encontro é precioso.
Agradeço e celebro minha equipe, Adriana Costa, Walber Cavalcante e Danilo Oliveira, fiéis escudeiros, decisivos para a expansão do Paraíba Radio Blog, agora Portal da Capital, profissionais que qualificam a cobertura política no Estado com checagens criteriosas e informações relevantes.
À minha família, que construí aqui no Estado da Paraíba, meu filho, nascido em João Pessoa, minha esposa, nascida em Campina Grande, meus pais, minha irmã, presentes em todos os momentos, com quem compartilho o que há de melhor e pior em mim, e que tornam mais afetuosos os impasses da rotina.
Por fim, quero expressar minha sincera gratidão ao autor da propositura, Raniery Paulino, que por incompatibilidade de agenda não pôde se fazer presente nesta solenidade, como também a todos vocês paraibanos que me receberam de braços abertos e me fizeram sentir em casa desde que cheguei a esta terra maravilhosa. Mais uma vez, agradeço profundamente pela honra que me concederam com este Título, e prometo trabalhar ainda mais duro para retribuir todo o carinho e a generosidade que encontrei aqui.
Este título formaliza o que meu coração já sinalizava há muito tempo: “eu sou da Paraíba, é meu esse lugar, a cara desse povo, tem a minha cara”.
Muito obrigado!
Ass.: Thiago Moraes.”