O Vacina Mais Paraíba foi destaque no 5º Simpósio Paraibano de Biossegurança e Controle de Infecção Hospitalar, que ocorreu no último sábado (6), nas dependências da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O projeto, que também foi apresentado e premiado em um simpósio internacional no Rio de Janeiro, tem o intuito de ampliar as coberturas vacinais do estado.
De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Márcia Mayara, essa é mais uma oportunidade de apresentar estratégias, desafios e perspectivas para o alcance de uma alta cobertura vacinal na Paraíba. O projeto foi elaborado para dar um suporte contínuo aos municípios em relação à vacinação, facilitando a identificação de fragilidades e a intervenção imediata para alinhamento de processos.
“É importante a gente compartilhar nossa experiência exitosa na vacinação nos mais variados espaços, seja em um simpósio internacional ou estadual. No simpósio de hoje pudemos apresentar o Vacina mais para profissionais e fortalecer os alunos em ter essa visão de quais ações precisamos traçar para aumentar essas coberturas”, pontuou.
O coordenador do simpósio e professor da UFPB, Bruno Galvão, afirma que dentro do escopo das propostas das estratégias de precaução que a gente utiliza na biossegurança, a imunização é uma das ferramentas mais valiosas que se tem. Ele reforça a importância de colocar alguém da SES, com expertise, para falar sobre estratégias para manter as coberturas vacinais altas.
“Trazer como referência o Governo do Estado, por meio da SES, é de extrema importância para que a gente possa discutir as metas de vacinação que temos, a cobertura vacinal da Paraíba, para que a gente possa ter uma população segura do ponto de vista de doenças infecciosas”, destacou.
Na quinta-feira (4), dois trabalhos do projeto Vacina Mais Paraíba apresentados no 7th Internacional Symposium on Inmunobiologicals (7º Simpósio Internacional de Imunobiológicos) foram premiados. A gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, foi premiada pelo trabalho sobre “Estratégias adotadas na Paraíba para ser o primeiro estado a atingir a cobertura vacinal na campanha nacional contra poliomielite em 2022”, e Márcia Mayara recebeu o prêmio pelo trabalho sobre as “Estratégias de educação permanente nas ações de imunização no estado da Paraíba para os agentes comunitários de saúde”.
O Vacina Mais Paraíba teve início em março de 2022, quando foram feitos processos seletivos para captação de enfermeiros com experiência em salas de vacinação. Desde então, estes profissionais acompanham o processo nos 223 municípios, garantindo estratégias de vacinação e alcance do público. O projeto continua em implantação e atualmente está focado na campanha de vacinação contra influenza, que se estende até o dia 31 de maio para os públicos prioritários.