O Procon Estadual promoveu reunião, nesta sexta-feira (05/05), com empresas de banda larga que atuam em João Pessoa. O encontro foi motivado pelo relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instalada pela Câmara de João Pessoa, que investigou a qualidade da prestação dos serviços das operadoras na capital e verificou, entre outros problemas, o abandono de “fios mortos” de internet nos postes. O resultado disso é que as empresas assumiram o compromisso de retirar toda a fiação que emporcalha sem necessidade os postes de iluminação de João Pessoa.
Estiveram presentes gigantes do setor, como Oi e Brisanet e representantes das pequenas empresas, que garantem a cobertura de toda a cidade. Ficou acertado com a representante do Procon, Kesia Liliana, que os representantes das empresas vão sentar novamente na segunda-feira (8) para montar a estratégia de retirada conjunta da fiação. Esse trabalho já vinha sendo realizado pela Energisa, mas agora terá reforço com as empresas do setor. O ponto de partida será o trabalho nos principais corredores da cidade e, deles, o grupo vai se espalhar pelas outras vias.
A necessidade de revisão nos fios largados nas avenidas foi apontada pela CPI da Banda Larga, promovida pela Câmara Municipal de João Pessoa. O relator dos trabalhos, Odon Bezerra, participou da reunião das empresas com o Procon Estadual nesta sexta-feira (5) e prometeu acompanhar o trabalho em curso.
CPI da Banda Larga
A CPI da Banda Larga foi instalada pela CMJP no dia 13 de setembro de 2021 e contou com mais de dez reuniões realizadas, cada uma com mais de três horas, nas quais foram ouvidos depoimentos de consumidores, representantes de operadoras de internet, de órgãos de telecomunicações, de defesa do consumidor e da Prefeitura da Capital.
O relatório foi aprovado em fevereiro de 2022, apontando problemas encontrados pelos consumidores, entre eles, a poluição visual e o risco de acidentes provocados por fios soltos e emaranhados nos postes de energia elétrica. Dentre as sugestões propostas pelo relatório estava a elaboração de uma ação conjunta entre a Prefeitura de João Pessoa, a Energisa e as empresas de internet para organizar, programar e promover bairro a bairro a fiscalização e a limpeza dos postes e fiação.
Composta por sete integrantes, a CPI da Banda Larga teve como presidente a vereadora Eliza Virgínia (PP), como vice-presidente o vereador Bispo José Luiz (Republicanos), como relator o vereador Odon Bezerra (PSB) e como membros os vereadores Junio Leandro (PDT), Coronel Sobreira (MDB) e Carlão (PL).