Nos acompanhe

Paraíba

Com elenco majoritariamente paraibano, conheça alguns atores e atrizes da série “Juventude Vendida”

Publicado

em
A série de ficção “Juventude Vendida” já está com as gravações avançadas e conta com um elenco de grandes atores e atrizes da terra e revelações paraibanas. Primeira iniciativa do modelo no Norte e Nordeste, a produção cinematográfica traz como nomes como Zezita Matos, Fernando Teixeira, Edilson Alves, Ingrid Trigueiro, Kassandra Brandão, Fabíola Moraes e Sebastião Formiga, além de Livya Meneses, Rafa Guedes, Márcio de Paula, Edvan Lima, Papa Macedo, Alex Lessa, Jinarla e Letícia Rodrigues, entre outros convidados.
Veterana no teatro, cinema e televisão interpretando personagens como Tereza em “Deserto Particular” nas telonas e Piedade, em “Velho Chico”, na televisão, Zezita Matos, já foi aclamada pela crítica nacional por interpretar Chiquinha no filme “Pacarrete” pelo qual foi indicada ao Grande Otelo e venceu o Prêmio Guarani como melhor atriz coadjuvante. A atriz aponta a importância de uma produção desse nível ser realizada na Paraíba. “Participamos desses feitos em outras partes do país, e estou contente pela importância do projeto para o desenvolvimento da indústria cinematográfica do estado da Paraíba. Como atriz, educadora e presidente da Academia Paraibana de Cinema, quero que possamos debater essas obras, nas escolas, nas praças. E tocar para a frente que virão outras produções com certeza”, ressalta.
Outro nome poderoso no cinema nacional que compõe o time de  “Juventude Vendida” é Ingrid Trigueiro. A paraibana recebeu o prêmio de Melhor Atriz na II Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste e no Diorama International Film Festival, na Índia, por “Rebento”, no qual faz a protagonista. Outra atuação de destaque é no premiadíssimo “Bacurau”. “Acho importante a participação, não só de atores, mas também de vários profissionais locais envolvidos. A produção do audiovisual no Nordeste vem crescendo bastante, pois temos profissionais incríveis. O fomento da arte de uma forma geral tem que ganhar cada vez mais apoio para realização de projetos, mostras e editais que financiem essa gama de trabalhos que precisam ser realizados”, destaca.
Pela primeira vez trabalhando em uma produção deste porte, Lívya Meneses, que interpreta a jovem Cauane — protagonista da série — se mostra encantada com o processo. “Estou aprendendo muito com os diversos profissionais e isso é fantástico. A série veio em um momento necessário para reafirmar que aqui, na Paraíba, se trabalha com muita competência e com profissionais extremamente capacitados”, afirma.
Para o ator e preparador de elenco, Daniel Porpino, “Juventude Vendida” é um marco na produção audiovisual da Paraíba, pelo volume de pessoas envolvidas e  por ser veiculada em canal aberto. “É também o primeiro projeto com apoio da João Pessoa Comission Film, importante para desenvolver e otimizar a cadeia do audiovisual no estado. A expectativa é que cresça, e tenha cada vez mais obras escritas, dirigidas, encenadas e produzidas por pessoas de diferentes origens, gêneros, idades e que possamos ver essa representação da diversidade cultural nordestina em curtas e longas-metragens, nos festivais, streamings e TV aberta. Que nossa produção chegue às pessoas!”, deseja.
O tema — Baseada na premiada série jornalística de mesmo nome, “Juventude Vendida” aborda o tema da exploração sexual na infância e adolescência. Para Zezita, o tema é atual e difícil de ser tratado. “O maior desafio é levar esta série às escolas, para debater e acredito que esta série pode realmente ajudar a tratar sobre o assunto e mostrar a produção da Paraíba”, comenta.
Lívya destaca que para falar deste tema é preciso ter muita sensibilidade e cuidado. “Para mim, o maior desafio foi lidar com as angústias. Por trazer detalhes de abusos sofridos pela personagem e tive que utilizar exercícios de atuação para encaminhar essa energia para a cena”, explica.
Em uma mudança de perspectiva da série, a protagonista Cauane não será mais uma menor de idade, porém, segundo o preparador de elenco, Daniel Porpino, a personagem vai relatar as situações de exploração que viveu ao longo da vida. “Espero que essa temática chegue às pessoas como uma espécie de choque de realidade, pois essas situações acontecem e precisamos estar vigilantes e cuidar com seriedade”, explica.
Os personagens — Zezita Matos fará uma participação. Ela conta que sua personagem fica em uma casa onde acontece a exploração infantil. Já Ingrid Trigueiro interpreta o oposto, com uma personagem que acolhe, ajuda e faz refletir sobre possibilidades de escolhas. Cauane, interpretada por Lívya Meneses, é uma menina leve, alegre e descontraída, apesar de já ter vivido situações complexas e difíceis em sua vida, desde criança. “Mesmo com esse lado divertido, ela leva uma carga pesada sobre seus ombros”, conta Lyvia.
Daniel também faz uma participação pequena, apenas em um episódio. Ele conta que seu trabalho maior foi como preparador de elenco, inclusive com participação nas gravações. “Teco, meu personagem, é uma pessoa que faz parte de um bloqueio na estrada e é como se fosse uma materialização da masculinidade tóxica que Jorge, o caminhoneiro, tem dentro dele”, revela.
“Juventude Vendida” tem produção da Idé Productions, de São Luís (MA), e a Mills Audiovisual de Comunicação como produtora associada. A produção vai movimentar cerca de 50 profissionais da capital paraibana, sendo 95% das pessoas envolvidas entre atores, produtores e técnicos. A série também deve injetar R$ 1,2 milhão na economia local.

Continue Lendo

Paraíba

Proposta para programa de incentivo ao esporte é lançada e João Pessoa poderá ter ‘Bolsa Atleta’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Pelo quarto ano consecutivo, o vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), apresentou uma emenda para ser implementada na Lei Orçamentária Anual (LOA) visando a criação do programa ‘Bolsa Atleta’ na Capital.

A proposta tem como objetivo oferecer auxílio financeiro aos atletas, fomentando o esporte local e possibilitando melhores condições para competições e treinamentos nacionais e internacionais.

O parlamentar, que tem como foco do mandato atuação em prol do esporte, destacou a importância da destinação de recursos como uma ferramenta de desenvolvimento profissional dos desportistas. Os comentários dele foram registrados durante o programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM desta terça-feira (26/11).

“Todos os anos na Lei Orçamentária Anual, a gente coloca essa essa emenda para que seja instaurado, seja iniciado o processo de pagamento do Bolsa Atleta em João Pessoa. João Pessoa é uma cidade capital do Estado. A gente tem grandes talentos esportivos aqui que ganham o cenário nacional e internacional, e a gente ainda não tem um bolsa atleta. Bolsa Atleta é uma forma de você meio que profissionalizar aqueles atletas ali, amadores, que estão no início de carreira e precisam de uma sustentabilidade financeira para continuar com seu treinamento e continuar com a sua vida competitiva. Então, você receber ali um salário para você estar treinando e desenvolvendo o seu trabalho de competição, você podendo bancar a sua passagem, você podendo bancar sua suplementação. Isso é muito importante. Todos os anos, primeiro, segundo, terceiro e agora no quarto ano como vereador, a gente coloca essa emenda na LOA para que seja instaurado esse projeto de bolsa atleta aqui, porque isso é uma necessidade”, frisou.

Ouça:

 

Continue Lendo

Paraíba

MDIR reconhece situação de emergência em quatro cidades da Paraíba devido à estiagem; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (22), a situação de emergência em quatro cidades paraibanas afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo:

Portaria nº 3.890

Foram afetadas as cidades de Cubati, Gurjão, Maturéia e Pedra Lavrada. Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

Até o momento, lembra o Brasil 61, a Paraíba tem 71 reconhecimentos vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo

Paraíba

Leo Bezerra autoriza pavimentação em Paratibe e Muçumagro e destaca avanço do programa em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra, autorizou, nesta terça-feira (26), o início das obras de pavimentação em oito ruas do bairro de Paratibe e uma em Muçumagro e garantiu que o maior programa de pavimentação da história da cidade vai seguir avançando por todos os bairros até que a cidade fique totalmente pavimentada. Só em Paratibe, são 70 vias incluídas, sendo nove já inauguradas, 54 contratadas e outras sete em projeto.

“Nós não prometemos isso na eleição passada e estamos pavimentando 1.508 ruas este ano. Agora, a gente firmou um compromisso, porque quem calçou 1.500 tem credibilidade de dizer que vai calçar 100% de João Pessoa. Com o calçamento de ruas, com o piso tátil, com a calçada, com acessibilidade, e basta ver nos sorrisos, nos depoimentos das pessoas que nos procuram, e as pessoas que estão acreditando na nossa gestão”, afirmou Leo Bezerra.

Investimento em Infraestrutura – De acordo com o secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão, já são 1.740 ordens de serviço assinadas para obras em todas as áreas, entre já inauguradas, contratadas e com serviços em andamento. “Esse dado representa R$ 1,2 bilhão”, detalhou o secretário. “Aqui, na Rua Chateaubriand Brasil Neto, as obras de pavimentação seguem o mesmo padrão de todos os bairros da cidade, com infraestrutura completa e acessibilidade para as pessoas com necessidades, porque essa é a marca da nossa gestão”, concluiu.

Fim da espera – Na Rua Chateaubriand Brasil Neto, a comerciante Elisângela Silva Pereira comemorou o anúncio das obras que, segundo ela, irão acabar com problemas que duram 25 anos – tempo em que os moradores convivem com a dificuldade de locomoção, buracos, poeira e acúmulo de água no período chuvoso.

“Quem tem carro, é muito difícil até pra sair de casa com tanto buraco. Nós que temos moto, no caso eu e meu marido, não temos tanta dificuldade com isso, porque passamos em qualquer lugar. Diante de tantos problemas, nós até já fizemos, por conta própria, um nivelamento na rua, o que nem é suficiente para os transtornos. Mas, graças a Deus, agora acreditamos que a rua vai ser pavimentada, finalmente”, afirmou a moradora.

Presença – A solenidade para assinatura da ordem de serviço no bairro Paratibe também contou com as presenças do deputado estadual João Gonçalves, os vereadores Dinho Dowsley, Marmuthe Cavalcanti, Marcelo da Torre, além de suplentes e secretários da gestão municipal.

Confira a relação das ruas que serão pavimentadas, nesta ordem de serviço, com investimento de R$ 2,4 milhões:

Rua Santa Gorete – Muçumagro
Rua Chateaubrian Brasil Neto – Paratibe
Rua Antônio Da Cunha Filho – Paratibe
Rua Aposentado Luiz Leonardo Da Silva – Paratibe
Rua Custódia Nóbrega – Paratibe
Rua Funcionário Alcides Severino Dos Santos – Paratibe
Rua Heleno Francisco Pereira – Paratibe
Rua João Gonçalves Ribeiro – Paratibe
Rua Tenente Berto Luiz Gomes – Paratibe

Continue Lendo