Nos acompanhe

Paraíba

Hospital de Trauma de João Pessoa oferece atendimento emergencial diferenciado

Publicado

em

Quando o som da sirene é apontado, os profissionais do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, ficam em alerta, porque sabem que vêm casos de urgências e emergências a caminho. Diariamente, dezenas de pessoas dão entrada na emergência dessa unidade de saúde e vão para a área Vermelha ou Amarela, onde os pacientes são classificados como graves ou gravíssimos. O atendimento tem que ser ágil e preciso, pois o risco de morte é iminente.

O diretor geral, Laecio Bragante, explicou que, apesar dos termos urgência e emergência serem parecidos e muito usados na área da saúde, as palavras possuem conceitos e demandam de atendimentos divergentes quando se trata de serviço médico em hospital. “A principal diferença entre esses dois estados é que Emergência apresenta ameaça imediata para a vida do paciente, enquanto a Urgência é uma ameaça em um futuro próximo, que pode vir a se tornar uma emergência se não for solucionada”, frisou.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem da Emergência, Amanda Trindade, a população da região metropolitana de João Pessoa pode ter muito orgulho e tranquilidade com o atendimento de urgência local. “Temos uma equipe pronta e preparada para atender os casos mais complexos de emergências e urgências, com excelência, rapidez e humanização, em tempo hábil para salvar vidas. Nossa equipe sempre está atualizada, pois investimos em treinamentos contínuos, por meio da educação continuada do hospital”, ressaltou.

Faz parte da Emergência do Hospital de Trauma as áreas Vermelha e Amarela. Segundo a enfermeira do acolhimento, Anna Bozzano, que realiza a classificação de risco nos pacientes, casos classificados como vermelhos são considerados graves, por isso, não podem esperar. “Os principais casos que passam nessa área crítica são vítimas de politraumatismo, acidente vascular cerebral, traumatismo crânio encefálico, parada cardíaca, afogamentos, intoxicação exógena, arma de fogo, arma branca, hemorragias e etc”, completou.

A equipe da Área Vermelha plantonista é composta por dois enfermeiros, três técnicos de enfermagem, um fisioterapeuta e várias especialidades médicas. Ela possui boxes individuais com estrutura semelhante à de uma UTI, tem a capacidade de atender até cinco pacientes simultaneamente, mas com disponibilidade de vários leitos reservas, que possuem ventiladores mecânicos para dar suporte a múltiplos pacientes graves, caso necessite.

Amanda ressaltou que a área vermelha, local de primeiro atendimento de todos pacientes críticos, está equipada com monitores cardíacos, desfibriladores, ventiladores mecânicos, bombas de infusão e instrumental para procedimento de emergência. Além de uma sala de procedimentos, em que é possível realizar cateterismo, drenagem torácica e traqueostomias.

Para a enfermeira que atua na Vermelha há cinco anos, Francinne Xavier, é preciso ter um olhar bem amplo para identificar as particularidades de cada paciente. “Somos o primeiro contato, vamos ver o primeiro olhar do paciente. Mesmo com uma grande quantidade de pessoas, que circulam nessa área como profissionais do Samu, bombeiros e da casa, é preciso um olhar rápido, investigativo e humanizado para entender o paciente e agilizar o processo do atendimento, que é crucial”, salientou.

Francinne lembra que um dos momentos mais emocionantes que ela vivenciou foi salvar a vida de uma criança, que estava engasgada com uma uva. “Foi uma grande vitória, toda a equipe ficou bastante feliz. Eu não me vejo em outro lugar a não ser nesta emergência, são várias vítimas salvas ao longo dos anos, conseguimos reverter situações consideradas impossíveis, isso já é motivo para continuar a missão”, ponderou.

Amanda Trindade explica que a área Amarela dá continuidade ao trabalho da Vermelha. “É aquele paciente que pode ser potencialmente grave, não pode ir para casa e vai precisar de observação contínua da equipe. Caso ele permaneça mais tempo internado, ele vai para uma enfermaria, acompanhado pelo especialista e com o familiar”, explicou.

Continue Lendo

Paraíba

Republicanos da Paraíba anunciam apoio à reeleição do vereador Dinho na Câmara de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Partido Republicanos da Paraíba, sob a coordenação estadual e municipal dos deputados federais Hugo Motta e Wilson Santiago, declarou apoio à reeleição do vereador Dinho para a presidência da Câmara de Vereadores de João Pessoa, para o biênio 2025/2026. A reunião contou com a presença de vereadores do partido e outras lideranças locais.

Durante o encontro, os vereadores Marcílio do HBE, Marmuthe, Mikika Leitão, Toinho Pé de Aço e Valdir Trindade se reuniram com Dinho para discutir estratégias e fortalecer o compromisso do partido em torno da sua candidatura. O secretário executivo de Turismo de João Pessoa e tesoureiro estadual do Republicanos, Luiz Júnior, que representou o presidente Hugo Motta, também participou da reunião, reforçando a união do partido em prol da reeleição do vereador.

Luiz Júnior destacou a importância da continuidade da liderança de Dinho na Câmara. “Ele tem demonstrado um trabalho exemplar na gestão e é fundamental que tenhamos uma voz forte e comprometida à frente da Câmara Municipal”, afirmou o secretário.

Dinho expressou sua gratidão pelo apoio dos colegas e reafirmou seu compromisso em continuar promovendo ações que beneficiem a população. “Juntos, podemos avançar ainda mais em projetos que melhorem a vida dos cidadãos de João Pessoa”, declarou o vereador.

O apoio do Republicanos é visto como um passo estratégico nas articulações políticas para as eleições da presidência da Câmara, que ocorrerão no início do próximo ano. Com uma base sólida e unida, Dinho se posiciona como um forte candidato à reeleição.

A expectativa é que essa aliança fortaleça não apenas a candidatura de Dinho, mas também a atuação do Republicanos na Câmara Municipal, contribuindo para um ambiente político mais colaborativo e voltado para as necessidades da população.

Continue Lendo

Paraíba

Victor Hugo é o novo presidente do PSOL-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após indicação da Tese da Primavera Socialista inscrita no VIII Congresso Estadual do PSOL-PB, Victor Hugo foi registrado pela Direção Nacional PSOL como novo presidente da legenda na Paraíba.

Além do novo presidente ainda foram registrados outros seis nomes para ocupar os cargos vagos desde abril de 2024: Ednaldo Mendes, Diego Nobre, Lúcio Flávio, Mônica Vilaça, Simone Elizabeth e Tárcio Teixeira.

Victor Hugo é ex-presidente do Sindifisco-PB, coordenou o Fórum dos Servidores da Paraíba e foi o candidato a prefeito de João Pessoa mais votado pelo PSOL, Victor entende que assume a Presidência do partido em um difícil momento da conjuntura política da Paraíba, mas afirma: “é um desafio que assumo por saber que é uma tarefa coletiva e que o PSOL tem um papel transformador importante para realidade local”.

Continue Lendo

Paraíba

Expectativa: deputados devem reconduzir Adriano Galdino à Presidência da ALPB em Sessão nesta 3ª

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) acontecerá nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a Mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

O parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da Presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

Além de Galdino são componentes da atual Mesa Diretora da ALPB os deputados: Felipe Leitão, Cida Ramos e Taciano Diniz, Fabio Ramalho, Tovar Correia Lima, Eduardo Carneiro, Anderson Monteiro, Jane Panta, Sargento Neto, Galego de Sousa, Eduardo Brito e Júnior Araújo.

Continue Lendo