A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) inicia, nesta quinta-feira (27), o evento ‘Abril Mês da Dança 2023’. A programação se estende até o domingo (30) com apresentações artísticas, baile, jam e atividades formativas no Cine Teatro São José, em Campina Grande, Espaço Cultural e Teatro Santa Roza, em João Pessoa.
Nesta quinta (27) e sexta-feira (28), ocorrem os Diálogos Dançantes, em parceria com o Projeto MoveMente (UFPB). O evento, que acontece das 16h às 20h, no Auditório 1 do Espaço Cultural, conta com exibição de curta sobre dança, palestras e mesas redondas com temáticas que contemplam o interesse de profissionais que atuam com dança no ensino não formal, com o intuito de disseminar conhecimentos e estimular trocas de saberes durante a semana em que se comemora o Dia Internacional da Dança, 29 de abril.
A primeira mesa redonda da quinta-feira (27) traz o tema “Dança e Deficiência”. Para discutir o assunto, as convidadas são Carolina Teixeira, Kilma Toscano e Deyseane Santana. Em seguida, o debate será sobre “Dança para crianças em espaços de ensino não formais”. As debatedoras são Juliana Ribeiro, Anadara Vidal e Ali Cagliani.
Na sexta-feira (28), a mesa redonda das 16h é “Eu posso viver de Dança?”. As convidadas são Carolina Teixeira e Bachata Delas (Luana e Roana). Às 18h, o debate é sobre o tema “Quero entrar no mercado, e agora? – administração na prática, dia a dia buscando o empreendedorismo”. Para debater o assunto, foram convidadas Vanessa Lira, Helyne e Alexandre e Yasmin Bittencourt.
Mostra Pedagógica – Ainda na sexta-feira (28), acontece a 4ª Mostra Pedagógica da Escola de Dança do Teatro Santa Roza, a partir das 19h. A ação acontece anualmente, visando incentivar alunas e alunos a criarem suas próprias coreografias e experimentá-las em palco. Para essa edição, o balé e a dança contemporânea serão os estilos mais usados nas coreografias.
A produção completa é realizada na intenção de incentivar o protagonismo, isso com olhar atento das professoras Antonieta Soares, Claudia Cavalcante, Denilce Regina e Rejane Gomes, além do professor Fábio Brandão, para as coreografias que serão apresentadas.
Bailaço – No sábado (29), tem edição especial do Bailaço. A festa começa às 19h, no Teatro de Arena do Espaço Cultural, em João Pessoa. Comemorando em grande estilo o Dia Internacional da Dança, a edição especial do Bailaço terá discotecagem de Zebb, DJ e produtor musical que, a partir de uma formação transdisciplinar, transita também em áreas como video arte e interatividade. O host da noite é o coreógrafo Vant Vaz.
Campina Grande – No sábado (29) e domingo (30), a programação chega a Campina Grande. As atividades acontecem no Cine Teatro São José. A programação do primeiro dia conta com sete oficinas dos mais variados estilos, começando às 8h e encerrando às 20h30, horário em que o palco será ocupado pela Mostra de Dança. O evento terá participação dos grupos Laboratório Urbano Coletivo Artístico; Passo a Passo Núcleo de Dança; Palácio das Artes Suellen Caroline e Grupo de Cultura Popular Ariús. Para fechar a noite, tem discotecagem com a DJ Karina Karay.
No domingo (30), tem roda de conversa sobre a cena da dança atual em Campina Grande, seguida de exibição do documentário “Gaga, o amor pela dança”, com Ohar Naharin e direção de Tomer Heymann. Na sequência, tem a Jam do Povo – roda de dança, encontro para improvisação. Para encerrar a noite, a discotecagem fica por conta de Nbeatzz.
Programação Completa – Abril Mês da Dança
Dias 27 e 28/04 – 16h às 20h – Auditório 1 – Espaço Cultural
“Diálogos Dançantes” – Parceria da Funesc com o Projeto MoveMente (UFPB)
DIA – 27/04
16h – Mesa Redonda e exibição do filme “Sola”
Tema: “Dança e deficiência”
Composição da mesa: Carolina Teixeira, Kilma Toscano e Deyseane Santana
Carolina Teixeira é artista da performance e professora. Investiga o fenômeno da deficiência nas artes cênicas do Brasil e exterior. É autora do livro Deficiência em Cena (2ª edição – offset 2022). Consultora em acessibilidade estética para cena.
Kilma Toscano de Almeida – Licenciatura e Bacharelado em Ed. Física pela UFPB; Psicomotricista pela UNIFIP; Especialista em Dança e Consciência Corporal pela Gama Filho/RJ e em Ginástica de Academia pela UNIPÊ Ex-coreógrafa do Projeto de Extensão do Curso de Letras e Pedagogia da UFPB. Professora de Dança e Coreógrafa do Colégio Marista.
Deyseane Santana é coreógrafa e dançarina formada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2014). Aluna do curso de Licenciatura em Dança na UFPB. Trabalha na APAE-JP como professora de Dança e atua também como alfabetizadora de crianças com deficiência.
18h – Mesa redonda – “Dança para crianças em espaços de ensino não formais”
Composição da mesa: Juliana Ribeiro, Anadara Vidal e Ali Cagliani
Juliana Ribeiro possui Licenciatura em Dança pela Faculdade Angel Vianna (2004), especialização em Estudos Contemporâneos em Dança pela UFBA (2005) e mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). É professora do departamento de Artes Cênicas na UFPB e cursa o doutoramento em Educação Artística pela Universidade de Lisboa (Portugal).
Anadara Vidal, estudante do curso de Lincenciatura em Dança da UFPB, monitora do Projeto Canguru-Movimentando Pais e Filhos, experiência em aulas de dança para criança em ensino formal.
Ali Cagliani – Multiartista Licenciada em Teatro pela UFPB. Atua como gestora e professora da Fazendo Arte (Associação Artística). No ensino regular, exerce função como docente de arte na Prefeitura de João Pessoa. No cenário artístico atua como atriz, bailarina, cantora e iluminadora, além de produzir e dirigir espetáculos, shows e eventos. Como professora, ministra aula de teatro, dança, expressão corporal, interpretação para música, musicalidade e movimento criativo, este último seguindo a linha de pesquisa de seus estudos em dança para crianças.
DIA 28/04
16h – Mesa redonda – Tema: “Eu posso viver de Dança?”
Composição da Mesa: Carolina Teixeira e Bachata Delas (Luana e Roana)
Bachata Delas – Roana Borges Barbosa e Luana Brandão são estudantes da Licenciatura em Dança da Universidade Federal da Paraíba. Atuam como professoras e pesquisadoras de Bachata, dança e ritmo latino da República Dominicana.
Carolina Teixeira é artista da performance e professora. Investiga o fenômeno da deficiência nas artes cênicas do Brasil e exterior. É autora do livro Deficiência em Cena (2ª edição – offset 2022). Consultora em acessibilidade estética para cena.
18h – Mesa Redonda – Tema: “Quero entrar no mercado, e agora? – administração na prática, dia a dia buscando o empreendedorismo”
Composição da Mesa: Vanessa Lira, Helyne e Alexandre e Yasmin Bittencourt
Helyne Soares e Alexandre Moroni iniciaram parceria em 2017 e são pesquisadores-artistas-docentes das danças de salão e, especificamente Helyne, também da dança do ventre. São desenvolvedores de um sistema de práticas pedagógicas – o Sistema Fluir – direcionado ao ensino-aprendizagem das danças de salão, por meio do qual ministram aulas em modo presencial e on-line desde 2018. Também ministram aulas presenciais em João Pessoa-PB.
Yasmin Bittencourt é aluna do curso de Licenciatura em dança na UFPB e atua há 5 anos no mercado de festas infantis de João Pessoa.
Vanessa Lira é professora graduada em Dança pela UEA – Universidade do Estado do Amazonas desde 2009. Em 2012, abriu o Studio VL especializado em Danças Árabes, que funciona até hoje. Organizadora de eventos e espetáculos que dialogam com as Danças Árabes e suas fusões. Como bailarina, já participou de diversos festivais em nível nacional sendo Campeã do Hathor Festival em 2021. Também atua como professora de Artes da rede Municipal onde tenta desenvolver práticas de dança em sala de aula.
Dia 28/04 – 19h -Teatro Santa Roza
4ª Mostra Pedagógica da Escola de Dança do Teatro Santa Roza
Ingressos antecipados pelo Whatsapp (83) 98812-4591, no valor de R$5,00
Ingressos na bilheteria – R$10,00 (inteira) e 5,00 (meia)
Outras informações podem ser obtidas pelo Whatsapp: (83) 98812-4591.
Dia 29/04 – 19h30 – Bailaço – Teatro de Arena – Espaço Cultural
DJ: Zebb | Host: Vant Vaz
Apresentações: Karla Oliveira e Jack Keysy (ForróLab); Leila Araújo; Grupo Fenix; Helyne e Alexandre; Jaciara Xavier; Gabriel Martins; Andressa Nunes; End of Station; Cauê e Cyss; Laura Suassuna; Grupo Pé de Frevo; Adailton Nascimento e Pedro Henrick; Helene Soares; Federação de Dança Desportiva da Paraíba.
Dias 29 e 30/04 – Cine Teatro São José – Campina Grande
Dia 29/04 (sábado)
Oficinas: 8h • Forró: saindo do zero
Ministrantes: Luiz Careca e Karen Cabeluda
Luiz Careca e Karen Cabeluda A dupla de Campina Grande ministra aulas de Dança de Salão agregando técnicas da comédia Stand Up. A Cabeluda é Licenciada em Dança pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB e o Careca é graduando do mesmo curso. A dupla ministra aulas no Núcleo de Dança Passo a Passo como também na ‘Gafieiragem’ espaço para aulas personalizadas.
9h30 • Jazz Funk: Estudo e Performance – Ministrante Emili Lira
Emili Lira – Nascida em Campina Grande, iniciou seus estudos na dança em 2013 com Dança de Salão e logo em seguida no mesmo ano iniciou no Ballet clássico, onde teve sua maior formação na modalidade. Em 2017, decidiu estudar regularmente o Stiletto e o Jazz Funk. De 2019 até os dias atuais, iniciou e ministra aulas regulares de Stiletto, Jazz Funk e KPOP.
11h • Dança Popular – Ministrante: Grupo de cultura popular Ariús
Grupo de cultura popular Ariús – Fundado em 1 de junho de 2015 com objetivo de pesquisa e divulgação de folclore brasileiro e com isso, contribuir com a preservação da cultura e identidade nacional. Tem direção geral e artística do coreógrafo Roberto Gomes.
14h • Danças Urbanas – Ministrante: Jardel Melo
Jardel Melo Natural de Campina Grande – PB. Dançarino, professor, coreógrafo e produtor cultural, ingressou na dança no início de 2012, na cidade de Pocinhos-PB onde deu início aos seus estudos em Danças Urbanas, aprofundando principalmente o Hip Hop, Popping e Breaking. Faz parte da produção da @pocinhosbattle há 5 anos. Desde de 2014 é dançarino e coreógrafo da dupla @lesfreres33. Em 2018, ingressou na Cia Balé cidade de Campina Grande. Atualmente ministra aulas regulares de Danças Urbanas e faz parte do Laboratório Urbano Coletivo Artístico.@laboratoriourbano4.
15h30 • Respiração Consciente – Ministrante: Cecília Marum
Cecília Marum Massoterapeuta e instrutora de Yoga. Estudou Teatro no Centro de Arte e Cultura, em Campina Grande, e é aluna da graduação em Teatro pela Universidade Federal da Paraíba. Suas pesquisas e trabalhos vêm sendo desenvolvidos através de práticas de respiração consciente e concentração, com o intuito de cultivar a sensibilidade para o estado de presença, promovendo assim, movimentos mentais e corporais seguros e conscientes.
17h • Corpo Presente – Ministrante: Regina Albuquerque
Regina Albuquerque – Atriz/Performer em Teatro e Cinema, atualmente arte-educadora no Projeto Tamanquinhos das Artes, encenadora em Teatro e Dança, professora no Teatro Municipal Severino Cabral (2014-2020), assessora na Secult/PB (2011-2014). Preparadora de elenco e estuda o corpo com o foco no trabalho de atuantes da cena.
18h30 • Dança Popular Ancestral – Ministrantes: Ceci Amorim e Luci Lima
Ceci Amorim é natural de Campina Grande – PB. Multiartista, atua na dança desde os 12 anos de idade, integrante de diversos grupos de cultura popular. Entusiasta sobre dança, música e todo universo da cultura popular, buscando sempre aprender novos conhecimentos, tendo como base do saber popular estar atenta a oralidade e as experiências cotidianas.
Luci Lima, natural de Campina Grande-PB. Envolta em dança de matriz africana desde os 10 anos de idade. Atualmente integrante do grupo de cultura popular Ariús, onde compõe o corpo de dançarinos, buscando sempre incrementar novos conhecimentos na área da dança a partir de oficinas, apresentações e ensaios.
20h30 – Mostra de Dança
Participações: Laboratório Urbano Coletivo Artístico; Passo a Passo Núcleo de Dança; Palácio das Artes Suellen Caroline; Grupo de Cultura Popular Ariús
20h50 – Discotecagem – DJ Karina Karay
Dia 30/04 (domingo)
● 14h – Roda de conversa sobre a cena da dança atual em Campina Grande
● 15h – Exibição do Documentário “Gaga, o amor pela dança” , com Ohad Naharin – Direção: Tomer Heymann
● 16h às 19h – Jam do Povo: Roda de dança, encontro para improvisação através da dança, independente da linguagem. Discotecagem com Nbeatzzz