Nos acompanhe

Paraíba

Centros de Atenção Psicossocial de JP promovem inclusão através da prática de atividades físicas

Publicado

em

Com foco na inclusão social, os três Centros de Atenção Psicossocial (Caps) administrados pela Prefeitura de João Pessoa estão promovendo a prática regular de atividades físicas, voltadas aos seus usuários e colaboradores. As oficinas são ministradas por profissionais de Educação Física, onde dezenas de usuários e colaboradores dispõem de atividades, gerando uma ferramenta terapêutica que auxilia diretamente na melhoria da saúde física e mental.

Os Caps que estão realizando as atividades físicas e ginástica laboral são: Caps Caminhar, Caps Gutemberg Botelho e o Caps AD David Capistrano. “O exercício físico se mostra uma bela ferramenta terapêutica, importante na promoção da saúde, reabilitação psicossocial e inclusão social dos pacientes em trabalho de transtornos e tratamento de álcool e drogas”, exaltou Jean Dantas, coordenador da Área Técnica de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-JP).

De acordo com o relato de uma das usuárias, de 40 anos, ela já sente a diferença no seu dia a dia após as atividades físicas promovidas pelo serviço. “Estou gostando muito de fazer os exercícios, me sinto acolhida e estou até conversando mais com as pessoas porque é um tempo que temos para interagir um com o outro”, afirmou.

Para o profissional de Educação Física do Caps Ad, Cleyson Gomes, as atividades físicas acontecem de forma planejada. “Dependendo do dia da semana, fazemos alongamento, funcional recreativo no outro dia, brincadeiras com recreação e outras atividades, pois a nossa intenção é de estar sempre em movimento. Podemos afirmar que temos a educação física como uma terapia. O Caps está com essa proposta da atividade física como forma de melhorar o tratamento e até intensificar a interação entre nossos usuários”, observou.

Estrutura de atendimento – A Rede de Atenção Psicossocial (RAPs) garante assistência especializada e gratuita à população. O acolhimento inicia na Atenção Básica, por meio das equipes de saúde da família, reconhecendo as necessidades da população e mantendo o diálogo com a Atenção Especializada e Rede de Urgência e Emergência.

Nas policlínicas municipais, a população tem acesso a acompanhamento psicológico, psiquiátrico e neurológico, encaminhado pelas unidades de saúde da família (USFs), que atuam na promoção do cuidado em saúde mental por meio de acolhimento, escuta e formação de vínculo com atendimentos individuais e coletivos.

Endereços dos Caps:

Caps Gutemberg Botelho:
Avenida Minas Gerais, nº 409, Bairro dos Estados
Telefone: (83) 3221-6700

Caps Caminhar:
Rua Paulino Santos Coelho, s/n, Jardim Cidade Universitária
Telefone: (83) 3255-5551

Caps AD David Capistrano:
Rua José Soares, s/n, Rangel
Telefone: (83) 3218-5244

Caps Infanto Juvenil Cirandar:
Avenida Gouveia Nóbrega, s/n, Roger
Telefone: 3214-3333

Continue Lendo

Paraíba

Mídia nacional aponta PB como melhores destinos no NE para relaxar e se divertir gastando pouco

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba figura entre os cinco melhores destinos do Nordeste para relaxar e se divertir gastando pouco neste fim de ano, de acordo com levantamento realizado pelo Portal NE9. A lista foi publicada nesta sexta-feira (4) e pode ser conferida no link https://www.ne9.com.br/cinco-destinos-do-nordeste-para-relaxar-e-se-divertir-gastando-pouco/.

A Paraíba, em especial Barra de Mamanguape, figura no quarto lugar desta lista. Para quem prefere uma experiência calma e intimista, a Barra de Mamanguape é um considerado um verdadeiro tesouro. A área é de preservação ambiental e abriga o Projeto Peixe-Boi, que trabalha para proteger esses animais marinhos em risco de extinção.

Além disso, o encontro do rio Mamanguape com o mar cria paisagens únicas, perfeitas para quem quer relaxar em contato com a natureza. Ótimos preços de hospedagem e culinário também são um ponto positivo de Barra de Mamanguape, segundo aponta o portal.

Para Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), ter um destino paraibano nessa lista de dicas é motivo de orgulho “É uma imensa alegria fazer parte dessa lista, ainda mais com a encantadora Barra de Mamanguape. Um local que enche os olhos do turista e cria experiências inesquecíveis”.

Já para a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, esta é mais uma forma que mostra que a Paraíba está se tornando cada vez mais um destino bem visto e bem procurado. “Além de paisagens naturais e uma gastronomia singular, a Paraíba tem um povo muito acolhedor e hospitaleiro, fatores que também envolvem e colaboram com a experiência que o turista vive aqui.” comenta.

Continue Lendo

Paraíba

Instituto Unimed JP lança 5ª edição do projeto Mãos que Apoiam nesta segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Instituto Unimed João Pessoa lança, nesta segunda-feira (7), a 5ª edição do Projeto Mãos que Apoiam, que disponibiliza atendimento gratuito às mulheres com suspeita de câncer de mama. A iniciativa faz parte das ações da Unimed João Pessoa no Movimento Outubro Rosa. O lançamento será às 17h horas, no Espaço Vida, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, no bairro da Torre.

Este ano, o projeto vai beneficiar 33 mulheres. Elas têm mais de 40 anos e foram selecionadas na triagem. As pacientes serão acompanhadas pelas mastologistas Lakymê Mangueira, Tarciane Ramalho e Débora Cavalcanti, médicas cooperadas da Unimed JP que atendem de forma voluntária.

Ao participar do “Mãos que Apoiam”, as mulheres serão acompanhadas por 12 meses. Ao longo desse período, terão consultas médicas com as voluntárias e todos os exames complementares e de imagem garantidos pela Unimed JP. Caso seja necessária cirurgia, a paciente realizará o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas continuará assistida pela Unimed JP.

ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA

Nas quatro edições já realizadas do Projeto Mãos que Apoiam, 70 mulheres foram atendidas. Na edição de 2023 foram 20 beneficiadas e uma das pacientes teve o diagnóstico positivo para o câncer de mama. Ela fez uma cirurgia e recebeu toda a assistência necessária. Atualmente, se encontra em tratamento.

O Mãos que Apoiam é um dos projetos do Instituto Unimed JP, braço social da Unimed JP que desenvolve diversas iniciativas com foco em saúde, cidadania, cultura, esporte, educação, preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e voluntariado.

DIAGNÓSTICO PRECOCE

O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento e as chances de cura do câncer de mama podem chegar a 98%. A orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que, a partir dos 40 anos, a mulher faça a mamografia anualmente.

Durante este mês, a campanha Outubro Rosa é realizada em todo o país e chama a atenção da população para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Nesta sexta-feira (5), o videocast Sem Contraindicação traz um episódio especial sobre o tema com as mastologistas Lakymê Mangueira e Jeane Sandra Nogueira. O episódio está disponível neste link: https://www.youtube.com/watch?v=Sh_MVa0RLxo.

 

Continue Lendo

Paraíba

Polícia Militar flagra distribuição ilegal de camisas amarelas em Remígio

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na noite desta sexta-feira (04/10), a Polícia Militar flagrou um veículo sob a suspeita de distribuição indevida de brindes da chapa encabeçada por Claúdio Régis (PP), em Remígio. O flagrante constatou a presença de camisas e materiais de campanha da chapa, sob posse do primo do candidato a vereador Edu Gonçalves (PP). Essa prática é ilegal durante o período eleitoral.

A legislação eleitoral brasileira, conforme o artigo 39, §6º da Lei 9.504/97, proíbe distribuição de brindes, camisetas, chaveiros, bonés ou quaisquer outros bens que possam proporcionar vantagem ao eleitor.

A prática é considerada captação ilícita de sufrágio, também conhecida como “compra de votos”, sujeitando o infrator a sanções que podem incluir multa e cassação do registro ou diploma do candidato beneficiado. Além disso, o responsável pela prática pode responder a processo criminal, com pena de até 4 anos de reclusão.

Durante a ação, os responsáveis pelos materiais ameaçaram advogados da chapa Pra Cuidar de Remígio, composta pelos partidos Rede Sustentabilidade, PSB, União Brasil, PT e PV, que acompanhavam a ação de flagrante. A coligação que representa a candidatura de Gleds (Rede), acionará a Justiça para que as medidas legais sejam tomadas.

Continue Lendo