Nos acompanhe

Paraíba

Com atrações de todas as regiões do estado, cultura popular tem espaço na Expo Turismo Paraíba

Publicado

em
A Expo Turismo Paraíba é um dos eventos mais aguardados pelo trade turístico e uma oportunidade para os expositores apresentarem ao Brasil e ao mundo, excelentes opções de viagens seguras e ricas em experiências inusitadas e inesquecíveis na Paraíba e em todo o país. São três dias de evento, de 25 a 27 de maio, com mais de 150 estandes, expectativa de 18 mil visitantes, rodadas de negócios e muita cultura local.
Parte fundamental da cultura paraibana, a música tem um lugar de destaque na Expo Turismo. Serão diversos shows com artistas locais, trazendo o autêntico forró-pé-de-serra, xaxado, repente, orquestras de frevo e pífano, bem como quadrilhas juninas e ala ursa. A cada 20 minutos, haverá uma nova apresentação musical para animar os participantes da feira, uma oportunidade para conhecer a riqueza e a diversidade cultural nordestina e se envolver com a cultura paraibana.
Outros pontos fortes da programação cultural da Expo Turismo Paraíba são o artesanato local e a gastronomia. Com uma riqueza de cores, texturas e estilos, os artesãos da Paraíba apresentarão seus trabalhos em stands espalhados pelo evento. Já a culinária paraibana, rica em sabores e temperos, terá seu espaço na praça de alimentação, bem como um estande para degustação de comidas típicas e bebidas artesanais. Uma verdadeira viagem gastronômica pela cultura local.
Programação — No primeiro dia, 25 de maio, as atrações começam a partir das 15h30 com a apresentação da Orquestra Alumiar, da cidade de Jericó e Orquestra Sinfônica de Gurjão, seguida de shows de artistas locais como Trio de Forró Prata da Casa e Trio Pé de Serra Os 3 do Xamego. A solenidade de abertura será realizada às 18h, e em seguida haverá mais apresentações, incluindo a Caamirins da Serra de Matinhas e o lançamento da Rota Turística Caminhos da Tradição de João Pessoa. Encerrando a noite, tem apresentação da Orquestra Piratas de Jaguaribe e Ciganos do Esplanada — Campeões do Carnaval de João Pessoa e o São João da Paraíba de Sapé.
No segundo dia, 26 de maio, a programação começa com a Banda de Música Santa Cecília, da cidade de Sapé, seguida de apresentações do Memorial Casa de Farinha e João Pilão de Boa Fé de Pilões, Banda de Pífano Pimenta Malagueta do município de Dona Inês, Grupo de Danças Folclóricas Braúnas de Patos, Junina Joia Rara de Mamanguape, Cangaço no Milharal Encantado de Bananeiras, Clube de Orquestra Piratas de Jaguaribe e Ala Ursa Santa Cruz da Capital e a noite encerra com o Repente de Viola com José Carneiro e Raízes do Nordeste — Flauta Doce de Mamanguape.
No último dia 27 de maio, o Boi Estrela de Baraúna, do município de Baraúna inicia a programação cultural. Em seguida, apresentam-se Tá Chegando o Arraiá de Duas Estradas, Coco de Roda e Ciranda de Areia, o grupo de Xaxado Os Caba da Peste de Itapororoca, o Grupo de Dança Flor de Caibeira de Caraúbas, os Cangaceiros do Forró, seguidos da Quadrilha Malícia de Menina de Pocinhos, a Quadrilha Encanto Matuto de Itapororoca, o Grupo de Cultura Os Cariris de Taperoá, o Sexteto da Filarmônica Abdon Milanez de Areia, e a feira encerra com a Banda Fanfarra Ypuarana de Lagoa Seca.
As atrações culturais são uma ótima oportunidade para os visitantes se envolverem com a cultura paraibana, experimentarem a gastronomia local, conhecerem a diversidade do artesanato nordestino e apreciarem o melhor da música e dança popular.

Continue Lendo

Paraíba

Projeto-piloto para promoção da paz nas escolas é implantado em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Centro Judiciário de Justiça Restaurativa de Campina Grande (Cejure-CG) e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, se uniram para implantar um projeto-piloto que levará ações às escolas no sentido de promover a cultura da paz entre a comunidade escolar. O projeto deve ser iniciado em fevereiro de 2025 e será voltado aos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I e do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II.

As definições aconteceram na segunda-feira (25), durante reunião entre a coordenadora do Cejure, juíza Ivna Mozart, o secretário de Educação de Campina Grande, Raimundo Asfora Neto, e a gerente de projetos da prefeitura, Fabíola Alessandra Gomes Gaudêncio, na sede do Centro. A magistrada informou que durante o encontro já foi iniciado o planejamento para logística da operacionalização das ações.

“A escola, como ambiência comunitária primeira de crianças e jovens, mostra-se como um terreno fértil para o desenvolvimento da cultura da não violência. Oferecer práticas restaurativas no ambiente escolar é, sobretudo, realizar um investimento no futuro e no presente. Investimento este que, certamente, impactará positivamente na redução de situações conflitivas remetidas para o Poder Judiciário”, ressaltou a juíza Ivna Mozart.

Durante a reunião, foi apresentado o Projeto: ‘Práticas Restaurativas nas escolas: um olhar coletivo em prol da promoção da cultura de paz e cidadania’, idealizado pelas mediadoras de conflitos, facilitadoras de círculos de construção de paz e advogadas, Joselma Lacerda, Lúcia Queiroz e Tatianne Lacerda. Elas também estavam presentes na reunião, com a servidora do Cejure, Giselda Vidal de Lima.

O projeto consiste na implementação de um programa de práticas restaurativas nas escolas por meio de diagnóstico preliminar do ambiente escolar, realizado através de visitas in loco para identificação dos gargalos mais conflituosos no aparelho educacional, realização de oficinas entre a comunidade escolar e aplicação de um Ciclo de Círculos de Construção de Paz com o intuito de prevenir e resolver conflitos, fortalecer as relações interpessoais e promover um ambiente de respeito mútuo e inclusão.

“Entendendo o conflito como uma condição inerente à condição humana e que precisa ser visto como forma de aprendizagem e transformação, e sendo o ambiente escolar um espaço de convivência social e formação cidadã, o presente projeto pretende, através das práticas restaurativas, promover um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor como forma de prevenção e redução das formas de violência”, ressaltou Joselma Lacerda.

Ela explicou, ainda, que, o projeto se coaduna com o que já estabelecem os incisos IX e X art. 12  da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96), quando apontam que os estabelecimentos de ensino devem promover ações destinadas à cultura de paz e medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, em especial o bullying.

Continue Lendo

Paraíba

8ª edição do Fórum Paraibano de Gestão Pública debate governança digital e inovação no setor

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB), promoveu, nesta quinta-feira (28/11), a 8ª edição do Fórum Paraibano de Gestão Pública que teve como tema “Governança Digital na Gestão Pública”.

O evento, reconhecido como o maior de gestão pública da Paraíba, reuniu especialistas e autoridades para trocar experiências e fortalecer as administrações municipais, promovendo inovação e eficiência.

Destacando os avanços e desafios da transformação digital no setor público, o secretário de Administração do Estado, Tibério Limeira, deu detalhes da implantação de novas tecnologias na administração pública que beneficia população e gestão.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Daniella Ribeiro recebe honraria da Capitania dos Portos pelo apoio às atividades da instituição

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora Daniella Ribeiro (PSD), recebeu, nesta quinta-feira (28/11), uma homenagem da Capitania dos Portos da Paraíba, por meio do capitão fragata Ronaldo Júnior, que a entregou uma moeda simbólica representando que estão “no mesmo barco” contribuindo para o país.

A honraria ressaltou o apoio da parlamentar, que destinou cerca de R$ 2,5 milhões em emendas para fortalecer e apoiar as atividades desenvolvidas pela instituição.

“Esse gesto simboliza a parceria e o compromisso que temos com o desenvolvimento do nosso estado, na Paraíba. Como senadora, destinei emendas importantes para a Capitania dos Portos, confirmando sua relevância estratégica para a economia da Paraíba e do Brasil”, destacou.

Confira:

Continue Lendo