Nos acompanhe

Paraíba

João Azevêdo detalha voos da Azul e destaca conquista coletiva da população de Campina Grande

Publicado

em

O governador João Azevêdo detalhou sobre os novos voos da Azul Linhas Aéreas em Campina Grande em entrevista coletiva, na tarde desta sexta-feira (31), no Escritório de Representação Institucional, em Campina Grande.  A Rainha da Borborema passará a ter 73 pousos e decolagens por semana, se tornando um mini-hub da companhia Azul.

O chefe do Executivo estadual ressaltou o trabalho integrado do Governo do Estado junto à Azul para viabilizar esses novos voos e afirmou que essa conquista só foi possível graças ao incentivo de redução de 6% para 3% do ICMS dos combustíveis de aviões comerciais. “Essa não é só uma conquista do Governo do Estado, mas uma conquista coletiva de lideranças políticas, da companhia Azul, do trade turístico. É uma vitória coletiva do povo de Campina Grande”.

Durante a entrevista, o governador pontuou que a ampliação dos voos da Azul terá um reflexo na movimentação da economia, na promoção do turismo, tendo em vista que o início da operação se dará em junho, no período do Maior São João do Mundo, em Campina Grande. Ele acrescentou que a construção do Centro de Convenções e as melhorias nos aeroportos de João Pessoa e Campina contribuem para esse bom momento.

João Azevêdo destacou também a importância do primeiro voo da Azul para Cajazeiras com três voos semanais para Recife, possibilitando a ligação da malha aeroviária entre Cajazeiras, Patos, Campina Grande e Recife. “O nosso desafio agora é divulgar o destino Paraíba e aumentar o fluxo de turistas para a consolidação comercial desses novos voos”, comentou.

O vice-governador Lucas Ribeiro disse que esse é um momento de celebrar os novos voos conquistados para Campina Grande e Cajazeiras.  “São novos destinos que fortalecem a nossa malha aérea e oferece mais opções para os paraibanos, para os campinenses e para turistas, gerando oportunidades de negócios e emprego e renda tanto para Campina como para outras regiões”, enfatizou.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, Rosália Lucas, ressaltou que a nova oferta de voos na Rainha da Borborema, saindo de 8 para 34 voos semanais, beneficia não apenas Campina Grande, mas diversos municípios na região da Borborema, Brejo e Cariri. Rosália saleintou também a reforma do aeroporto de Campina Grande, que será fundamental para a consolidação desses voos. “Essa conexão é transformadora para a nossa economia, para o comércio, restaurantes e os serviços.  Estamos trabalhando na estruturação e divulgação dos roteiros turísticos dessas regiões em todo o país”, acrescentou.

Representando o trade turístico, o presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Restaurantes de Campina Grade, Divaildo Junior, afirmou que os novos voos trazem também um novo fluxo de pessoas e reforça toda a cadeia do turismo em Campina Grande e região. “Já temos uma estrutura de hotelaria e gastronomia consolidada e o que nos faltava era um fluxo contínuo durante o ano todo. Agora essa sazonalidade será minimizada, o que garantirá a sustentabilidade dos nossos negócios com a vinda de mais turistas pra cá”, destacou.

Novos voos – A Paraíba está voando alto no desenvolvimento econômico e turístico.   Serão seis novos voos semanais a partir do dia 7 de junho com destinos para Salvador, Recife, Natal e Fortaleza e para o Sudeste, a partir de Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Os voos são os seguintes: Campina Grande-Santos Dumont (RJ) na segunda, com partida às 03h35, e sábado às 3h45; e Santos Dumont-Campina na sexta e domingo, às 22h30.
Belo Horizonte (Confins)-Campina Grande com partida às 23h50 nas terças, quintas e domingos; e Campina Grande-Confins (BH) às 3h20, nas segundas, quartas e sextas.

Os voos Campina Grande-Salvador serão diários com saída às 9h45 e chegada às 11h50 e  Salvador-Campina Grande com saída às 12h40 e chegada às 14h45.

O voo Campina Grande-Recife será diário, sendo um deles às 06h30 (exceto domingo), outro às 15h25 (exceto domingo) e 23h50 (exceto sábado). O trecho Recife-Campina Grande também contará com três voos um com partida às 08h15 (diário), outro com partida  às 17h35 (exceto sábado) e outro com saída às 20h20 (sábado).

Na lista de novos voos tem também Fortaleza-Campina Grande com partida às 19h15; Fortaleza-Campina Grande às 21h35 ambos (terça/quinta e domingo) e Campina Grande-Natal com saída às 19h30 e Natal-Campina Grande com partida às 21h10, ambos segunda/quarta e sexta.

Participaram também da mesa da coletiva a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas; o secretário de Comunicação, Nonato Bandeira; o deputado federal Gervásio Maia, os deputados estaduais Inácio Falcão, Chió e João Paulo II; o diretor do Aeroporto Presidente João Suassuna, Luciano Rodrigues, vereadores, representantes do comércio, turismo e vereadores de Campina Grande.

Continue Lendo

Paraíba

“Cada instituição de ensino tem que explicar o aumento”, diz secretário do Procon-JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Às vésperas do período de matrículas e rematrículas nas escolas de ensino privado, o secretário do Procon João Pessoa, Rougger Guerra, fez um alerta às instituições sobre a necessidade de detalhamento no aumento das mensalidades.

A medida tem por objetivo coibir e inibir possíveis reajustes abusivos.

Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta quarta-feira (23/10), Rougger explicou que as escolas precisam comprovar, por meio de planilha no ato da matrícula, os itens que justifiquem para os pais o aumento dos valores.

“Portanto, que se diga que não há um percentual específico a ser adotado quando do aumento dessas mensalidades. Cada escola individualmente, cada instituição de ensino, tem que comprovar, por meio de uma planilha colocada em local visível no ato da matrícula, seja no local da matrícula, explicando cada aumento”, detalhou.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Resultado do 2º turno na Paraíba será divulgado até às 19h do domingo, prevê TRE-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) revelou que a divulgação do resultado do segundo turno em João Pessoa e Campina Grande, que ocorrerá no próximo domingo (27/10), deverá ser anunciado até às 19h da mesma data.

Com menos números a serem apurados, trabalha-se com a possibilidade de uma redução de até uma hora em relação a divulgação do resultado do primeiro turno, que aconteceu por volta das 19h30.

A Corte alerta, no entanto, que a celeridade da apuração depende muito do comportamento do eleitor. Isso porque caso o cidadão vote cedo, como ocorreu no primeiro turno, o resultado pode sair antes mesmo das 18h.

Vale ressaltar que assim como no último dia 6 de outubro, o horário da votação do próximo domingo será unificado, com os locais de votação operando das 8h até as 17h.

 

Continue Lendo

Paraíba

Levantamento confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024. O dado faz parte de um levantamento realizado pelo departamento de Consultoria-Geral da Câmara dos Deputados, em Brasília, que fez uma triagem detalhada sobre os números do pleito deste ano.

De acordo com o levantamento, um total de 3.464 candidaturas femininas nas Eleições 2024 foram devidamente registrada na Paraíba e um total de 564 mulheres foram eleitas em território paraibano para cargos de prefeita, vice ou vereadora.

O estudo também fez uma comparação entre os pleitos de 2020 e 2024 e identificou que no processo eleitoral mais recente o número de candidaturas femininas foi menor que o anterior, porém, a quantidade de eleitas foi maior.

Confira os números:

Candidaturas femininas:

2020 = 3769;
2024 = 3464.

Mulheres eleitas:

2020 = 449;
2024 = 564.

Os números ainda estão distribuídos da seguinte forma:

Candidatas a prefeita:

2020 = 105;
2024 = 115.

Candidatas eleitas a prefeita:

2020 = 37;
2024 = 54.

Candidatas a vice-prefeita:

2020 = 133;
2024 = 141.

Candidatas eleitas a vice-prefeita:

2020 = 52;
2024 = 58.

Candidatas a vereadora:

2020 = 3531;
2024 = 3208;

Candidatas eleitas a vereadora:

2020 = 360;
2024 = 452.

Continue Lendo