Nos acompanhe

Paraíba

Paciente atendido no primeiro mutirão Saúde de Verdade passa por cirurgia bariátrica

Publicado

em

A duas semanas do início do segundo mutirão do programa Saúde de Verdade, o resultado efetivo no tratamento de um paciente atendido no primeiro mutirão demonstra a resolutividade do programa na vida das pessoas. O pastor Joseildo Luiz, atendido pela primeira vez no primeiro mutirão, passou por cirurgia bariátrica esta semana no Hospital Municipal Dr. Edgley.

Joseildo começou o atendimento em maio do ano passado no ginásio O Meninão, foi acompanhado durante todo este período pelo ambulatório da obesidade na unidade hospitalar para reduzir o peso inicial e atender às exigências para a intervenção cirúrgica. O paciente, que tinha mais de 200kg, perdeu 28 quilos, e passou pela operação na última quarta-feira, 31.

“Eu só tenho a agradecer por esse serviço que ajuda as pessoas com obesidade mórbida por terem a oportunidade de fazerem a cirurgia bariátrica para melhorarem sua saúde. A cirurgia foi um sucesso. Ontem mesmo eu já estava andando, a equipe médica é bem atenciosa e a recuperação rápida”, disse o paciente.

Joseildo Luiz é pastor evangélico e tem um grande número de pessoas que seguem seus ensinamentos. Ele deixou orientações para as pessoas que também sofrem do mesmo problema. “É importante as pessoas se cuidarem, buscarem o atendimento para melhorar a saúde e a qualidade de vida. Procure a Unidade Básica de Saúde e o programa Saúde de Verdade para ter acesso”, disse.

Ambulatório da obesidade – o ambulatório foi criado no Hospital Municipal Dr. Edgley para acompanhar os pacientes que sofrem com obesidade e outros distúrbios e, nos casos necessários, fazer a preparação para a cirurgia bariátrica. O atendimento acontece nas sextas-feiras à tarde com endocrinologista, nutricionista, psicóloga, assistente social e médico cirurgião.

Para ter acesso, o cidadão precisa ser encaminhado pela Estratégia de Saúde da Família. Ou seja, o paciente deve passar pelo médico da sua Unidade Básica de Saúde e, por meio do sistema do programa Saúde de Verdade, é agendada a consulta para atendimento no ambulatório.

Cirurgias bariátricas – Desde o final do ano passado, a Prefeitura de Campina Grande iniciou, de forma pioneira no serviço municipal de saúde, a realização de cirurgias bariátricas. Os procedimentos são realizados no centro cirúrgico do hospital, que foi estruturado e aberto pela gestão do prefeito Bruno Cunha Lima também no ano passado. Para ter acesso, o paciente precisa atender a alguns requisitos, como o Índice de Massa Corporal ser superior a 40, além de inúmeros outros critérios.

Continue Lendo

Paraíba

MIDR reconhece situação de emergência em mais uma cidade paraibana afetada por seca e estiagem

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta segunda-feira (7), a situação de emergência em 13 municípios afetados por desastres. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira abaixo:

Portaria nº 347

Portaria nº 348

Portaria nº 349

Enfrentam a estiagem as cidades de Olivença e Palmeira dos Índios, em Alagoas; Macururé e Maetinga, na Bahia; Ouro Velho, na Paraíba; Afogados da Ingazeira, Ipubi, Orocó, Poção e Trindade, em Pernambuco, e Rondon, no Paraná.

Já os municípios de Paraná, no Rio Grande do Norte, e Alegre, no Espírito Santo, entraram na lista devido aos impactos causados pela seca, que é um período de ausência de chuvas mais prolongado do que a estiagem.

Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo

Paraíba

“Não vou sair de Santa Rita”, diz Nilvan após perder a eleição para prefeito no pleito de 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O comunicador Nilvan Ferreira (Republicanos) garantiu que continuará morando em Santa Rita mesmo após perder a eleição para prefeito no pleito do domingo (06/10).

Segundo Nilvan, a derrota se deu por uma diferença de apenas 1.500 (mil e quinhentos) num âmbito de uma cidade que possui cerca de 100.000 (cem mil) votantes e que isso só aumenta a responsabilidade que tem em seguir vivendo a cidade de Santa Rita.

Os comentários do comunicador foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (08/10).

Confira o áudio:

 

Continue Lendo

Paraíba

PT deve decidir até amanhã sobre apoio a Cícero; Cartaxo não foi à reunião nem enviou representante

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente do PT Municipal de João Pessoa, Marcos Túlio, confirmou que tendência da legenda é apoiar o projeto político de reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP), que é contra a neutralidade e que espera que a decisão final não demore porque o segundo turno acontecerá ainda neste mês de outubro.

Segundo Marcos Túlio, o deputado estadual Luciano Cartaxo nem participou da reunião, nem enviou representantes da sua agremiação. Já o vereador Marcos Henriques e a deputada Cida Ramos não se fizeram presentes ao evento, porém, enviaram representantes que participaram ativamente do momento com contribuições significativas.

Os comentários do dirigente petista foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (08/10).

Confira o áudio:

Continue Lendo