Nos acompanhe

Paraíba

Em Campina Grande: Hospital de Clínicas usa laser para tratamento de cálculo renal

Publicado

em

Buscando ampliar os serviços ofertados aos usuários do programa Opera Paraíba, o Hospital de Clínicas, unidade da rede hospitalar estadual em Campina Grande, iniciou, nessa quinta-feira (30), as cirurgias para tratamento do cálculo renal com laser. A doença, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, acomete um em cada 10 brasileiros.

De acordo com os médicos urologistas que conduziram o procedimento, Artur Farias e Ricardo Cartaxo, a ureterolitotripsia a laser utiliza uma câmera fina e flexível, que é introduzida através da uretra, passa pela bexiga e alcança o rim. Esse aparelho é controlado pelo cirurgião e permite enxergar o rim em todas as direções, o que garante uma exploração minuciosa e completa do órgão. Assim, identificadas as pedras, uma fibra de laser é introduzida pelo equipamento quebrando os cálculos renais, que são retirados em seguida.

A primeira paciente a se beneficiar com o uso da técnica veio da cidade de Patos. Com relatos de muita dor, a expectativa é poder voltar para casa sem o problema. “Eu não sabia que seria tão rápido. Eu fui para a consulta ambulatorial no dia 20 e, no dia 27 desse mês, já me ligaram marcando. Eu nem consegui acreditar. Minha pedra era muito grande, incomodava demais, então, eu fiquei muito feliz”, comemora.

Agora o Hospital de Clínicas passa a oferecer regularmente esse tipo de cirurgia, como explica o diretor-geral da unidade, Thyago Morais.

“É mais um importante passo dado pelo Opera Paraíba através do Hospital de Clínicas, sem dúvidas um grande ganho para a população que agora passa a ter, pelo SUS, o tratamento cirúrgico para esse tipo de problema. Os pacientes são regulados através do sistema de regulação do estado, passam pelo ambulatório de urologia e posteriormente têm seus procedimentos agendados”.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba tem única prefeita indígena eleita no país

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Candidatos que se declararam de etnias indígenas foram eleitos prefeitos de sete municípios brasileiros no primeiro turno das eleições municipais, realizado no último domingo (06/10).

A única indígena mulher eleita foi em uma cidade na Paraíba. Ninha (PSD) será a nova prefeita de Marcação, cidade localizada no Litoral Norte do Estado. Ela é da etnia Potiguara e conquistou 76,79% dos votos válidos, o que corresponde a 4.922 votos.

Ela derrotou na disputa Angélica Barreto (Republicanos), outra candidata indígena da etnia Potiguara. Angélica conquistou 23,31% dos votos válidos (1.496 votos).

Outra curiosidade com relação à cidade é que todos os nove vereadores eleitos são indígenas. Compõem a Câmara Municipal de Marcação cinco homens e quatro mulheres

Continue Lendo

Paraíba

“Compromisso em construir uma Paraíba mais forte”, Daniella celebra resultado do PSD nas eleições

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora e presidente do PSD na Paraíba, Daniella Ribeiro, celebrou o resultado da legenda em território estadual nas eleições municipais do último domingo (06/10).

Só na Paraíba, a sigla elegeu 11 prefeitos, 12 vice-prefeitos e 102 vereadores. No cenário nacional, o PSD foi o partido que mais elegeu prefeitos no primeiro turno do pleito, sendo 877 futuros gestores.

“Esse resultado reflete o compromisso de cada um em construir uma Paraíba mais forte e unida. Estamos juntos!”, enfatizou Daniella.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Prefeita mais idosa da Paraíba é reeleita aos 82 anos; a mais jovem, aos 24; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A prefeita mais idosa da Paraíba, eleita no pleito de 2024, é Dona Aline (MDB) que, aos 82 (oitenta e dois) anos de idade foi reeleita com 6.091 votos (57,40%). Já a mais jovem gestora municipal eleita no domingo (06/10) é Marina Lacerda (MDB). Com 837 votos (23,12%), Marina conduzirá o destino do Município de Santana de Mangueira pelos próximos quatro anos.

Dona Aline é empresária do ramo alimentício e Marina, professora do ensino fundamental.

A eleição de ambas ajudou de modo importante no crescimento da participação feminina na política paraibana no pleito de 2024.

Continue Lendo