A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), deu posse aos novos membros do Conselho Municipal de Educação (CME). A cerimônia ocorreu na tarde desta quinta-feira, 30 de março, no auditório do Sine Municipal. A posse foi formalizada com a entrega das portarias. A nova gestão do Conselho é formada por 12 membros.
A formação, vigente pelos próximos dois anos, é composta por representantes da UFCG, da UEPB, de pais de alunos da rede pública municipal, do Sintab, da União Campinense das Equipes Sociais, de estabelecimentos privados, da Câmara Municipal, do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, de movimentos sociais e de servidores da Seduc.
O secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, explicou a importância da atuação do CME. “É um importante momento de definição da nova formação do Conselho Municipal da Educação, pois os membros têm esse grande papel de mediar as demandas da Educação junto à gestão do município, além de representar a comunidade na fiscalização dos recursos que aplicamos”, destacou.
Além do Conselho Municipal de Educação também estão vinculados a Seduc o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação (CACS-FUNDEB) e o Conselho Municipal Antidrogas (COMAD).
Após a posse, foi aberta a primeira reunião do Conselho, ocasião em que foram eleitas a nova presidente e vice-presidente, Sonia Maria Matias de Ataíde e Rosilda Maria Silva, respectivamente. Para a nova presidente, o Conselho seguirá com o foco de garantir a execução de políticas públicas para a aprendizagem.
“O Conselho representa a continuidade de um processo de gestão democrática. O objetivo é desenvolver processos pedagógicos que atinjam e impactam diretamente os pais das crianças, jovens e adolescentes que confiam na Educação pública de Campina Grande. O conselho vai garantir o direito de aprendizagem, a aprovação de resoluções de políticas e programas que impactam na vida dos estudantes”, disse.