Nos acompanhe

Paraíba

Profissionais da Prefeitura conscientizam a população sobre a importância da vacina contra covid-19

Publicado

em

Nesta sexta-feira (31), diversos serviços de saúde seguem ofertando as vacinas que podem prevenir a Covid-19. Além das unidades de saúde da família (USFs), Centro de Imunização e policlínicas municipais, estão disponíveis também pontos móveis para vacinação criados estrategicamente para atender a população que funcionam entre 8h e 22h. São elegíveis todos os públicos a partir dos seis meses de idade.

O imunizante da Pfizer Bivalente segue sendo ofertado apenas para grupos prioritários, que são: pessoas imunocomprometidas e pessoas com deficiência permanente acima de 12 anos, idosos acima de 60 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), comunidades quilombolas e trabalhadores da saúde.

Fernando Virgolino, chefe da seção de Imunização de João Pessoa, orienta que o esquema completo é essencial para controle da doença e inclui tomar ao menos duas doses das vacinas monovalentes, que são a primeira geração disponível à população desde 2021. “O ciclo vacinal que consideramos ideal para garantir a proteção das pessoas inclui todas as doses: as duas iniciais e as de reforço. Uma pessoa que não completa o ciclo de vacinação, além de se colocar em risco, também contribui para que o vírus continue circulando e sofrendo mutações frequentemente”, explicou.

A vacina bivalente oferece proteção contra a variante original do vírus causador da Covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron, variante BA.4 e BA.5 – preocupação no momento. O Ministério da Saúde (MS) recomenda que as vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas simultaneamente com os imunizantes do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de seis meses de idade ou mais.

Vacinação domiciliar – Para os idosos 60+ acamados, restritos aos leitos assistidos pela Atenção Básica ou do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Prefeitura de João Pessoa, podem realizar o agendamento pelo Disque Vacina pelo (83) 98645-7727, de segunda a sexta-feira, para serem imunizados em casa.

Documentação – No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento oficial e cartão de vacina que comprovem outras doses dos imunizantes que previne contra Covid-19 e Cartão do SUS. No caso de pessoas imunocomprometidas, há a necessidade de apresentação do laudo ou declaração médica.

Já os trabalhadores de saúde precisam apresentar cópia de documento que comprove vínculo ativo como trabalhador de saúde, que ficará retido no local. São eles: carteira do conselho profissional ou contracheque. No caso de estudantes que estagiam em serviço de saúde, devem apresentar declaração da instituição de ensino e do serviço onde atuam.

Locais para vacinação em João Pessoa nesta sexta-feira (31):

Crianças a partir dos seis meses a 2 anos (sem agendamento)
1ª dose: Pfizer-BioNTech baby
2ª dose: Pfizer-BioNTech baby (28 dias)
– Salas de vacinas nas USFs*– 7h às 11h e das 12h às 16h
– Policlínicas Municipais – 8h às 16h
– Centro Municipal de Imunização – 8h às 16h
– Mangabeira Shopping – 13h às 22h – (apenas acesso pedestre)

Crianças de 3 e 4 anos (sem agendamento)
1ª dose: Pfizer-BioNTech baby
2ª dose: Pfizer-BioNTech baby (28 dias)
3ª dose: Pfizer-BioNTech baby (60 dias)
– Salas de vacinas nas USFs*– 7h às 11h e das 12h às 16h
– Policlínicas Municipais – 8h às 16h
– Centro Municipal de Imunização – 8h às 16h
– Mangabeira Shopping – 13h às 22h – (apenas acesso pedestre)

Crianças a partir dos 5 a 11 anos (sem agendamento)
1ª dose: Pfizer pediátrica
2ª dose: Pfizer pediátrica (56 dias)
3ª dose: Pfizer pediátrica (120 dias)
– Salas de vacinas nas USFs*– 7h às 11h e das 12h às 16h
– Policlínicas Municipais – 8h às 16h
– Centro Municipal de Imunização – 8h às 16h
– Mangabeira Shopping – 13h às 22h – (apenas acesso pedestre)

A partir de 12 anos (sem agendamento)
1ª dose: 12+
2ª dose: Janssen, Astrazeneca (60 dias) e Pfizer (60 dias)
3ª dose: 12+ (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 28 dias da 2ª dose); e trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose)
4ª dose: 30+ (após 120 dias da 3ª dose); trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 120 dias da 3ª dose)
– Salas de vacinas nas USFs*– 7h às 11h e das 12h às 16h
– Centro Municipal de Imunização – 8h às 16h
– Mangabeira Shopping (pedestres e drive-thru) – 13h às 22h

Idosos acima 60 anos, pessoas com deficiência e imunocomprometidas acima de 12 anos, gestantes e puérperas – até 45 dias após o parto e trabalhadores da saúde (sem agendamento)
1ª dose: Dose única – Imunizante Pfizer Bivalente
– Ferreira Costa – Aeroclube – 8h às 16h – pedestre
– Mangabeira Shopping – 13h às 22h – drive e pedestre
– Shopping Liv Mall – Jardim Oceania – 10h às 16h
– Shopping Tambiá – 10h às 16h
– Policlínicas Municipais – 8h às 16h
– Centro Municipal de Imunização – 8h às 16h
– Unidades de Saúde da Família – 8h às 11h e das 12h às 16h:
USF Integrada Cruz das Armas (Distrito Sanitário I)
USF Integrando Vidas (Distrito Sanitário II)
USF Ipiranga (Distrito Sanitário III)
USF Viver Bem (Distrito Sanitário IV)
USF Bancários Integrada (Distrito Sanitário V)
– USF São José – 16h às 20h

Para pessoas com deficiência a partir de 12 anos – das 8h às 12h
– Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad)

Para pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos – das 9h às 16h
– 31.03 – Unirim Serviços de Nefrologia
– 31.03 – Nefruza Serviços Nefrológicos

Vacinação Domiciliar
– Idosos acima de 60 anos, com comorbidades e acamados
Agendamento: (83) 98645-7727
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

*Exceção das USFs: Ilha do Bispo, Alto do Céu II, Mandacaru VIII, Jardim Planalto, Rosa de Fátima, Cruz das Armas IV, Jardim Saúde e Vieira Diniz.

Continue Lendo

Paraíba

Apuração dos votos em tempo real está disponível; confira como acompanhar

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A apuração dos votos para a Eleição Municipal Ordinária 2024 deste domingo (06/10) já está disponível para consulta. Para acompanhar, basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou clicar no link abaixo:

Clique aqui para acompanhar a apuração de João Pessoa.

Clique aqui para acompanhar a apuração de todos os municípios da Paraíba

Em João Pessoa, disputam o cargo de prefeito: Cícero Lucena (PP), Marcelo Queiroga (PL), Luciano Cartaxo (PT), Ruy Carneiro (PSC/Podemos), e Yuri Ezequiel (UP).

Continue Lendo

Paraíba

Confira ocorrências registradas na Paraíba confirmadas pelo Ministério da Justiça neste domingo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os indicadores da Operação de Segurança – Eleições Municipais 2024, de acordo com a atualização mais recente do Ministério da Justiça (MJ), traz os números relativos ao Estado da Paraíba.

Segundo os números atualizados às 15h38, no Município de Sapé a Polícia Militar registrou crimes eleitorais referentes ao transporte ilegal de eleitores (Art. 11, III. c/c art. 5º, da Lei 6.091/74). Auto de Prisão em Flagrante (APF). IPs concluídos/remetidos com autoria e materialidade.

Já em Mari, a PM registrou às 11h39, crimes eleitorais de boca de urna e arregimentação de eleitores (Art. 39, $ 5º, Inciso II, da Lei 9.504/97). Foi lvrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Em São José do Brejo do Cruz, às 10h25, foram registrados crimes comuns nos locais de votação/apuração, além de lesão corporal. As partes envolvidas, duas mulheres que se agrediram de forma mútua com tapas e puões de cabelo, foram liberadas mediante um Termo de Compromisso.

Em Monteiro, houve flagrante de transporte ilegal de eleitores envolvendo o candidato Idervaldo Campos Beliz “Lito de Dona Socorro”. Na ocasião, houve prisão em flagrante e apreensão de um veículo modelo Hilux CD 4×4, de cor prata, placa OFC2207, que estava sendo conduzida pelo próprio candidato que transportava os eleitores.

No Município de Água Branca, houve registros de crimes eleitorais, corrução eleitoral com Auto de Prisão em Flagrante (APF). No local, foi apreendido um total de R$ 3.400,00 (três mil e quatrocentos reais), além de material de campanha (centenas de santinhos) que, segundo denúncia, seriam utilizados para possível compra de votos por pessoas ligadas ao candidato a vice-prefeito identificado como “Cigano” que teria entregado a quantia em dinheiro vivo no ROP e os santinhos a um indivíduo que foi conduzido, juntamente com o mateiral apreendido, para a Delegacia de Polícia Civil de Água Branca para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Em Princesa Isabel, houve registro de boca de urna e arregimentação de eleitores, apreensão de “santinhos”.

Em Conceição foram registrados crimes eleitorais de boca de urna e arregimentação de eleitores envolvendo o nome do candidato Luis Furtado de Lacerda. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o material de campanha, do tipo “santinho”, apreendido.

Em Pombal, ainda na madrugada, houve apreensão de material de campanha, bem como de fogos de artifício.

Em Marizópolis houve apreensão de R$ 900,00 (novecentos reais), santinhos e título de eleitor.

Efetivo

O quantitativo empregado desde o mês de agosto de 2024 na Paraíba foi de 287 (duzentos e oitenta e sete), sendo 215 (duzentos e quinze) em efetivo e 72 (setenta e duas) viaturas.

Continue Lendo

Paraíba

Candidato a vereador é atingido por tiro em Tenório; vídeo com imagem forte

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato a vereador pela oposição do município de Tenório, Genilson Silva (PL), atingido com um tiro de arma de fogo na mão, por volta das 23h30 do sábado (05/10), no sítio Ponta da Serra.

O crime, segundo o blog do Heleno Lima, teria sido praticado por homens que estariam em uma camionete modelo Hilux, de placas não identificadas, que teriam disparado vários tiros ferindo o candidato em uma das mãos.

Genilson foi socorrido pela própria família, porém, precisou ser transferido em uma ambulância para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.

Ninguém foi preso até o momento.

Confira o vídeo:

Continue Lendo