Nos acompanhe

Paraíba

8ª Feira das Mulheres Artesãs é aberta e movimenta o artesanato paraibano

Publicado

em

O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac) abriu nesta quarta-feira (29), às 18h, a 8ª edição da Feira das Mulheres Artesãs, no pátio da PBTur, em João Pessoa. O evento foi aberto pela banda da Polícia Militar e prestigiado por diversas autoridades estaduais e municipais, como o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra. Em seu primeiro dia, a Feira registrou uma expressiva movimentação de visitantes, que foram prestigiar as artesãs paraibanas, oriundas de diversas cidades para comercializar seus produtos e divulgar a arte, cultura e criatividade produzida no Estado. A ação integra a programação do Governo do Estado alusiva ao Mês da Mulher.

“É com muita alegria que iniciamos a 8ª edição da Feira das Artesãs em João Pessoa. Queremos saudar de maneira especial a todas estas mulheres que vieram de suas cidades, atendendo ao nosso chamado e comparecendo à nossa Feira para vender os seus produtos, obter a sua renda e divulgar o artesanato paraibano, que tem atravessado fronteiras,” ressaltou a presidente do Cendac, Valquíria Alencar.

A artesã Ana Regina mora em Santa Rita e foi uma das selecionadas para participar da Feira das Artesãs. Ela confecciona bonecas artesanais e já no primeiro dia conseguiu vender seus produtos. “Participo da Feira do Cendac há seis anos e estou muito animada para a deste ano, porque é uma volta após dois anos sem a sua realização. As vendas já estão muito boas, alguns turistas já visitaram meu stand e tenho certeza que nos outros dois dias o ritmo continuará muito bom”, afirmou.

Nayana Moura mora em João Pessoa e participa pela primeira vez da Feira das Artesãs. Ela trabalha com perfumaria para o lar e para ela a feira promove o estímulo da cultura produzida por mulheres. “Cada artesã coloca um pouco do seu coração, da sua energia no que produz, e a feira das artesãs organizada pelo Cendac é uma iniciativa muito importante porque empodera as mulheres e oferece um estímulo laboral, as pessoas podem mostrar suas habilidades e demonstra a cultura paraibana.”, frisou.

Uma unidade móvel da Delegacia da Mulher está à disposição das mulheres durante os 3 dias da Feira, além de outros serviços oferecidos pelo Governo da Paraíba. A 8ª Feira das Mulheres Artesãs continua nesta quinta (30) e sexta-feira (31). Às 17h desta quinta, 36 mulheres das categorias gestão, artesanato e de movimentos sociais serão homenageadas por sua contribuição para o desenvolvimento do Estado da Paraíba, lutando, cotidianamente, por justiça, respeito, igualdade, justiça social e dignidade para todas as mulheres.

Nesta primeira noite, estiveram presentes ao evento o representante da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Radomécio Leite; a superintendente da Espep, Ivanilda Matias; o secretário executivo do Empreender-PB, Fabrício Feitosa; a representante da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Guilhermina Oliveira; a representante da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Mônica Brandão; a vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Joyce Borges; o representante da Famup, Paulo Dália; o deputado estadual Luciano Cartaxo, do PT; as secretárias da Mulher e do Desenvolvimento Econômico de Patos, Brigida Emanuelle e MIla Nóbrega, a escrivã Fabiana Nóbrega, e a investigadora Ana Cláudia da Silva, da Coordenação das Delegacias das Mulheres.

Continue Lendo

Paraíba

Ao lado de Cícero e Leo, governador João Azevêdo vota em João Pessoa e prega eleições tranquilas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Ao lado de Cícero Lucena e Leo Bezerra, candidatos à reeleição, o governador João Azevêdo votou em João Pessoa, neste domingo (6), e pregou eleições tranquilas em todo o Estado. O chefe do Poder Executivo Estadual exerceu seu voto na Escola Meta, no Jardim Oceania, onde também esteve acompanhado de auxiliares de governo.

“A estrutura do governo está toda montada, não só de acompanhamento e fiscalização para segurança. A Paraíba deu exemplos nas últimas eleições, basta fazer uma retrospectiva. Você vai ver que nunca tivemos problemas nas eleições e não será nessa que aconteça alguma coisa. Para que a gente possa, verdadeiramente, ter um dia hoje de celebração da democracia”, afirmou o governador.

João Azevêdo ainda disse que vai acompanhar parte das eleições no Centro de Comando e Controle, no bairro de Mangabeira, e depois vai seguir para a Granja Santana, residência oficial no bairro de Miramar, onde acompanhará a apuração dos votos ao lado da família.

Principal parceiro de João Azevêdo, Cícero Lucena disse estar confiante na sua reeleição, agradeceu o apoio do governador João Azevêdo, de quem separa ampliar novas ações em conjunto num eventual novo mandato.

“Hoje é um dia importante para a cidade de João Pessoa, porque o eleitor está escolhendo aquelas pessoas que podem ajudar a cidade, o gestor, no caso o prefeito, os vereadores na sua representação das comunidades, nas suas proposituras de legislação. E é um dia que a escolha, ela poderá ajudar o futuro da cidade ou atrapalhar o futuro da cidade. Estou muito confiante em todo o trabalho que temos feito, da compreensão do eleitor, do esforço dessa gestão”, afirmou Cícero Lucena.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Prefeito é detido na PB no dia da votação, alega perseguição e caso vai parar na alta cúpula da PM

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito do Município de Pombal, Drº. Verissinho, foi detido na manhã deste domingo (06/10) pela Polícia Militar da Paraíba (PMPB) sob alegação de que estaria desrespeitando a Justiça Eleitoral promovendo aglomeração no dia da votação.

Imagens que circulam pela internet mostram, no entanto que, o gestor estaria sozinho no momento da abordagem policial.

Drº. Verisssinho alega perseguição política uma vez que nem estaria aglomerando, nem mesmo pedindo voto do momento em que foi abordado por policiais.

O caso está sendo apurado e teria rendido até uma ligação do deputado federal Hugo Motta (Republicanos) para a alta cúpula policial do Estado na tentativa de resolver o caso.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Eleitor é detido em Cajazeiras por filmar urna eletrônica na hora do voto; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Polícia Militar da Paraíba (PMPB) foi acionada neste domingo (06/10) após um eleitor desobedecer à Justiça Eleitoral no Município de Cajazeiras no momento da votação.

De acordo com as informações divulgadas, o eleitor, que foi detido, teria gravado a urna eletrônica no momento em que votava.

A identidade do cidadão não foi revelada e ele só deve ser liberado após o final do pleito deste domingo.

Continue Lendo