Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de CG apoia ativista da causa de doenças raras que terá história contada na Globoplay

Publicado

em

A Inclusão Social tem sido uma das principais conquistas da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Coordenação de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência (PCD), ligada à Secretaria de Assistência Social (Semas). Uma série de ações realizadas pela pasta, tem sido determinantes para esse avanço, à exemplo do I Encontro Municipal de Raros.

Outro marco, foi o lançamento do projeto Colo pra Mãe, que passou a oferecer cuidados especiais às mães de crianças com deficiência e hoje já soma cerca de 1.500 mães atendidas, inclusive com a 1ª e 2ª Edição do Encontrão de Mães Atípicas. O trabalho também conta com duas edições do Festival de Artes Inclusivas. Ao tempo em que avança no quesito Inclusão Social, a Prefeitura também apoia as grandes iniciativas, especialmente pela causa das Pessoas com Doenças Raras.

A partir desta sexta-feira, 31, a série documental Viver É Raro contará a história da bailarina e ativista da causa de doenças raras no município, Laissa Guerreira. Atualmente com 16 anos, Laissa foi diagnosticada com Atrofia Muscular Espinhal Tipo III (AME) e recebe apoio dos programas desenvolvidos pela Prefeitura de Campina Grande. Laissa também é campeã brasileira da Copa Jovens 2022 de bocha paralímpica, além de bicampeã das Paralimpíadas Escolares.

Gravações da série

As gravações foram realizadas na casa de Laissa; na escola; no Instituto de Pesquisa Joaquim Amorim Neto (Ipesq); no Parque da Liberdade; e no Teatro Municipal Severino Cabral. A Série que será exibida em sete episódios. Além do relato de vida, feito pela própria Laissa Guerreira, a série exibirá depoimentos da mãe e das médicas que a acompanham. “Me sinto lisonjeada por participar de uma Série, que vai mostrar o nosso cotidiano. É um marco na vida da comunidade rara, pois estamos saindo da invisibilidade”, disse Laissa Guerreira.

Para Edna Silva, mãe da bailarina e coordenadora de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, no Município, a série é um momento histórico para todas as pessoas com doenças raras, no mundo. A série é uma realização da Casa Hunter, uma instituição Paulista, fundada em 26 de novembro de 2013, sem fins lucrativos e sem filiação política ou religiosa. Atua com o intuito de garantir soluções públicas e sensibilidade do setor privado e sociedade em geral, para as pessoas que possuem doenças raras. Os episódios estarão disponíveis nesta sexta, 31, para não assinantes da Globoplay.

A Atrofia Muscular Espinhal (AME) é uma doença rara, degenerativa, passada de pais para filhos e que interfere na capacidade do corpo de produzir uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores, responsáveis pelos gestos voluntários vitais simples do corpo, como respirar, engolir e se mover.

 

Continue Lendo

Paraíba

Cícero ganharia em todos os cenários em eventual segundo turno, aponta Pesquisa Quaest

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Pesquisa Quaest, divulgada neste sábado (05/10) com as intenções de votos na corrida eleitoral pela Prefeitura de João Pessoa aponta que o atual prefeito, Cícero Lucena (PP), ganharia em todos cenários em eventual segundo turno.

Confira:

Cícero Lucena x Ruy Carneiro

  • Cícero Lucena (PP): 57%
  • Ruy Carneiro (Podemos): 29%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 13%
  • Indecisos: 1%

Cícero Lucena x Marcelo Queiroga

  • Cícero Lucena (PP): 65%
  • Marcelo Queiroga (PL): 21%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 13%
  • Indecisos: 1%

Cícero Lucena x Luciano Cartaxo

  • Cícero Lucena (PP): 62%
  • Luciano Cartaxo (PT): 20%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 16%
  • Indecisos: 2%

Encomendada pela TV Cabo Branco, para o levantamento foram entrevistadas 1000 pessoas, com 16 anos ou mais, no período de 4 a 5 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número de registro PB-06532/2024.

Continue Lendo

Paraíba

Pesquisa Quaest: Cícero lidera primeiro turno com 55% das intenções de votos em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Pesquisa Quaest, divulgada neste sábado (05/10), com as intenções de votos na corrida eleitoral pela Prefeitura de João Pessoa aponta liderança do atual prefeito, Cícero Lucena (PP), já no primeiro turno com 55%. Na sequência aparecem Ruy Carneiro (PSC/Podemos), com 17%, Marcelo Queiroga (PL), com 16%; e Luciano Cartaxo (PT), com 12%.

Ruy, Queiroga e Cartaxo estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Veja os números em votos válidos:

  • Cícero Lucena (PP): 55%
  • Ruy Carneiro (Podemos): 17%
  • Marceio Queiroga (PL): 16%
  • Luciano Cartaxo (PT): 12%
  • Camilo Duarte (PCO): 0%
  • Yuri Ezequiel (UP): 0%

Encomendada pela TV Cabo Branco, para o levantamento foram entrevistadas 1000 pessoas, com 16 anos ou mais, no período de 4 a 5 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número de registro PB-06532/2024.

 

Continue Lendo

Paraíba

Pesquisa Insight Global mostra André Coutinho isolado na liderança com 56% dos votos em Cabedelo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Às vésperas do pleito eleitoral, a mais recente pesquisa realizada pela Insight Global em Cabedelo aponta vitória histórica de André Coutinho (Avante).

 Segundo o levantamento estimulado (quando eleitores recebem a lista dos candidatos), André aparece com 56% das intenções de voto, contra apenas 13% do segundo colocado.

Registrada no TER-PB sob o protocolo PB 04405/2024, a amostragem aconteceu entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro e ouviu 400 eleitores de Cabedelo. A pesquisa possui um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de ±4,9 pontos percentuais.

“Mais uma pesquisa, mais um impulso neste fim de campanha, que foi toda marcada por proposta e pela vontade de mostrar para o povo de Cabedelo que um trabalho bem feito e com responsabilidade muda uma cidade! Vamos seguir com o avanço que nossa cidade vem assistindo desde 2018. É 70 na cabeça, com o orgulho do presente e a certeza de um futuro ainda mais promissor”, disse André.

Liderada por André e Camila Holanda (Progressista), a coligação “Cabedelo segue avançando” é composta pelo União Brasil, PSB, MDB, Republicanos, PT, PCdoB, Partido Verde, Solidariedade, Progressistas e PSDB.

Continue Lendo