Os polos de Mangabeira, Valentina, Bancários, Ilha do Bispo, Geisel, Centro e Jardim Planalto vão receber encenações da Paixão de Cristo. Os espetáculos Amor de Mãe, Paixão em Retalhos Itinerantes, Paixão de Cristo – Caminhos da Fé, Na Dor Transpassada Nasce a Salvação, A Ressurreição, Paixão de Cristo – Uma História de Amor e Fé, A Paixão de Cristo, foram aprovados pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), no edital de nº 60.004/2023, para concessão de incentivo à montagem dessas apresentações nos bairros.
“O fundamental para nós, da Funjope e da Prefeitura de João Pessoa, este ano, é que garantirmos a realização de dois momentos importantes em torno da Paixão de Cristo. O primeiro é o estímulo e promoção dos espetáculos da Paixão de Cristo nos polos, uma forma de dar vida aos grupos de teatro que se mantêm nos nossos bairros a partir de associações, igrejas, um movimento forte que estamos mantendo”, destacou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
O outro momento, segundo ele, é a garantia do espetáculo da Paixão de Cristo no Centro da cidade, em frente ao Centro Cultural São Francisco. “Este ano, estamos valorizando muito os profissionais do teatro da cidade de João Pessoa, tanto nos bairros quanto no Centro”, ressaltou.
Seleção – Os projetos aprovados são de Felipe Gonçalves de Lima, Naylane Cavalcanti dos Santos, José Geraldo Aguiar Silva (Associação Recreativa Cultural e Artística), Geovânio Junio Vitorino da Costa, Juvinete de Lourdes Silva, Companhia de Teatro Soluar, José Gabriel da Silva Filho.
A Funjope tem feito um trabalho de estímulo às experiências e vivências teatrais nos bairros associadas ao ciclo sagrado da Paixão de Cristo. Com estes polos, que surgiram a partir de núcleos teatrais ligados às igrejas, é possível democratizar a arte dramática e oferecer às pessoas novos olhares sobre a tradição que envolve a narrativa da Paixão de Cristo.
Com a conclusão do edital, segue a preparação para a Paixão de Cristo com o espetáculo no Centro Cultural São Francisco e a encenação nos polos, que é uma forma de incentivar a produção de teatro nos bairros e ajudar a produção dos grupos de teatro a realizar o espetáculo, contribuindo, inclusive, na geração de trabalho e renda.
Calendário:
Amor de Mãe – de Felipe Gonçalves de Lima, será encenado no dia 06 de abril, às 19h30, no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena.
A Paixão em Retalhos Itinerantes – de Naylane Cavalcanti dos Santos, acontece nos dias 06 e 07 de abril, às 19h, respectivamente na Praça do Valentina, Rua Félix Cahino, ao lado da Igreja Santíssima Trindade, e Quadra Comunitária do Timbó, nos Bancários.
Paixão de Cristo – Caminhos da Fé – da Associação Recreativa Cultural e Artística (Arca), será apresentado no dia 07 de abril, às 10h, com saída da Praça do Índio Piragibe e caminhada pelas ruas da Ilha do Bispo.
Na Dor Transpassada Nasce a Salvação – de Geovânio Junio Vitorino da Costa, terá duas sessões, às 18h e 20h30, no dia 02 de abril, na Escola Municipal Fenelon Câmara, Rua Adauto Toledo, 157, bairro do Geisel.
A Ressurreição – de Juvinete de Lourdes Silva, acontece no dia 31 de março, às 19h30, no Parque Solon de Lucena.
Paixão de Cristo, Uma História de Amor e Fé – da Companhia de Teatro Soluar, será encenado nos dias 07 e 09 de abril, às 19h30, na Paróquia Nossa Senhora das Dores, no Cidade Verde, em Mangabeira VIII, Avenida Coronel Calixto, s/n e Paróquia Cristo Rei, Mangabeira I, respectivamente.
A Paixão de Cristo – de José Gabriel da Silva Filho, será encenado no dia 07 de abril, às 19h30, e dia 09, às 20h30, na Igreja Virgem Mãe dos Pobres, Rua Compositor Rosil Cavalcante, 130, no Jardim Planalto.