Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande comemora liberação da Anatel para instalação do 5G

Publicado

em

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou na última segunda-feira (27), a instalação do 5G em Campina Grande. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) vem acompanhando esse processo desde o início da gestão Bruno Cunha Lima, em 2021. Durante todo esse período foram preparadas ações para que o município fosse ainda mais atrativo para as operadoras de rede móvel, que terão até julho de 2026 para implementar o sistema 5G em toda Campina Grande.

Em agosto do ano passado, a Câmara Municipal de Campina Grande realizou Audiência Pública, atendendo propositura do vereador Waldeny Santana, com o objetivo de discutir o então projeto de lei complementar que se transformou na Lei complementar 04/2022, que dispõe sobre o procedimento de instalação de infraestrutura de suporte para a Estação Transmissora de Radiocomunicação (ETR) autorizada pela ANATEL.

A Prefeitura de Campina Grande, representada pela secretária Laryssa Almeida (Secti), esteve presente na audiência, defendendo essa nova conectividade e as condições para tornar o município atrativo para as operadoras. Uma das condições era a mudança na lei que possibilitasse a instalação de novas torres em novos espaços. Na oportunidade, também foi destacado que o 5G proporcionará uma alta velocidade, baixa latência e mínimas taxas de erros, além de conexão mais estável.

No Gabinete do Prefeito foi instalada, para testes, uma luminária inteligente com sinal 5G, um experimento pioneiro no Norte/Nordeste. A Prefeitura de Campina Grande, através da Secti, organizou a ação junto às empresas do setor. Integraram essa iniciativa a Qualcomm, V.tal, Brisanet, Juganu, Airspan, Padtec, Trópico e Motorola. O objetivo foi realizar uma demonstração pública, sobre como o 5G e a Internet das Coisas podem impactar no dia a dia da população.

A Prefeitura de Campina Grande também realizou diversas reuniões com as operadoras, antes da liberação da Anatel, enquadrando critérios para a autorização e apresentando as potencialidades do município. A partir de agora, as operadoras que ganharam o leilão pela operação do 5G no país, poderão realizar a implantação da infraestrutura em Campina Grande. Está marcada para a primeira semana de abril uma nova reunião, com a Prefeitura de Campina Grande e as operadoras, para analisar a estrutura para a implantação do 5G e as melhorias para o 4G.

De acordo com a secretária Laryssa Almeida, essa conquista é resultado também da articulação do Município. “Estivemos desde o início preparando e acompanhando todo o processo. A Anatel fez a parte dela e nós, da Secti, ‘fertilizamos a terra’ para criar as condições favoráveis para a chegada do sinal 5G, uma conquista que vai contribuir para o desenvolvimento do nosso potencial de cidade inteligente “, comemorou a secretária.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Rinaldo Mouzalas declara apoio a Harrison Targino para reeleição na OAB-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O advogado Rinaldo Mouzalas declarou apoio ao projeto de reeleição do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, na noite desta quinta-feira (03/10), durante um happy hour oferecido pelo escritório Mouzalas Azevedo Advocacia, em João Pessoa.

Durante seu discurso, Mouzalas fez questão de destacar sua longa relação com Targino, tanto pessoal quanto profissional. “Eu conheço o Harrison há mais de 10 anos. Posso dizer que muito mais do que isso, pois já acompanhava sua carreira antes. Ele construiu uma trajetória muito bonita, servindo ao nosso estado da Paraíba”, afirmou.

A decisão de apoio, segundo ele, foi pautada na coerência e em uma reflexão cuidadosa, embora, ao final, tenha se mostrado fácil de tomar. “A decisão que eu tomei é firmada na coerência. Refleti muito sobre ela, mas nunca foi tão fácil de tomar, que é apoiar meu amigo e professor, Harrison Targino, para presidente da OAB-PB”, declarou.

Mouzalas também ressaltou as qualidades de Targino, reconhecendo nele características essenciais para a liderança da advocacia paraibana. “Sempre vi em Harrison uma pessoa coerente, justa, que não precisa inventar discursos para agradar a maioria. Eu creio na força da advocacia, e que aqueles que se dedicam com paixão, como Harrison, merecem nosso apoio.”

O discurso reforçou ainda a importância de fortalecer a entidade e a advocacia como um todo, sem focar em projetos pessoais. “Nós devemos fortalecer a entidade, não pessoas. Fortalecer caminhos, e não propostas individuais. Fortalecer uma vida dedicada à advocacia, como a de Harrison e de todos que estão ao seu lado nesta batalha que se aproxima”, concluiu.

Harrison Targino agradeceu o apoio recebido e destacou a admiração por Rinaldo Mouzalas e os advogados que compõem o escritório Mouzalas Azevedo Advocacia. “Rinaldo, assim como todos os advogados e advogadas do escritório, é admirado por sua trajetória pessoal e profissional, pelo que representa para a advocacia, seus clientes e para o mundo do direito”, afirmou.

“Estou muito feliz em poder estar aqui para celebrarmos essa unidade. Uma unidade que busca reforçar uma entidade que não pode ter dono, que não pode ser submissa a interesses menores e que deve representar, com toda força, a advocacia paraibana e brasileira, assim como a sociedade e a todos nós”, completou Harrison.

Continue Lendo

Paraíba

Instituto Unimed João Pessoa lança quinta edição do projeto Mãos que Apoiam nesta segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Instituto Unimed João Pessoa lança, nesta segunda-feira (7), a 5ª edição do Projeto Mãos que Apoiam, que disponibiliza atendimento gratuito às mulheres com suspeita de câncer de mama. A iniciativa faz parte das ações da Unimed João Pessoa no Movimento Outubro Rosa. O lançamento será às 17h horas, no Espaço Vida, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, no bairro da Torre.

Este ano, o projeto vai beneficiar 33 mulheres. Elas têm mais de 40 anos e foram selecionadas na triagem. As pacientes serão acompanhadas pelas mastologistas Lakymê Mangueira, Tarciane Ramalho e Débora Cavalcanti, médicas cooperadas da Unimed JP que atendem de forma voluntária.

Ao participar do “Mãos que Apoiam”, as mulheres serão acompanhadas por 12 meses. Ao longo desse período, terão consultas médicas com as voluntárias e todos os exames complementares e de imagem garantidos pela Unimed JP. Caso seja necessária cirurgia, a paciente realizará o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas continuará assistida pela Unimed JP.

ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA

Nas quatro edições já realizadas do Projeto Mãos que Apoiam, 70 mulheres foram atendidas. Na edição de 2023 foram 20 beneficiadas e uma das pacientes teve o diagnóstico positivo para o câncer de mama. Ela fez uma cirurgia e recebeu toda a assistência necessária. Atualmente, se encontra em tratamento.

O Mãos que Apoiam é um dos projetos do Instituto Unimed JP, braço social da Unimed JP que desenvolve diversas iniciativas com foco em saúde, cidadania, cultura, esporte, educação, preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e voluntariado.

DIAGNÓSTICO PRECOCE

O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento e as chances de cura do câncer de mama podem chegar a 98%. A orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que, a partir dos 40 anos, a mulher faça a mamografia anualmente.

Durante este mês, a campanha Outubro Rosa é realizada em todo o país e chama a atenção da população para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Nesta sexta-feira (5), o videocast Sem Contraindicação traz um episódio especial sobre o tema com as mastologistas Lakymê Mangueira e Jeane Sandra Nogueira. Clique aqui para assistir.

Continue Lendo

Paraíba

Portaria altera o expediente da Justiça Eleitoral paraibana da próxima segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, por meio da Portaria Nº 337/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE, estabelece que o expediente da Secretaria do Tribunal e das Zonas Eleitorais, excepcionalmente, no dia 7 de outubro de 2024 (segunda-feira), terá início às 15h e término às 19h.

Clique aqui e confira a íntegra da Portaria Nº 337/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE.

Continue Lendo