Nos acompanhe

Paraíba

Governo realiza reunião sobre a Rede de Atenção Materno Infantil na Paraíba

Publicado

em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (SES) e a Rede de Perinatologia, realizou na manhã desta quarta-feira (28), uma reunião de caráter técnico sobre a implementação e qualificação da Rede de Atenção Materno Infantil na Paraíba. A reunião aconteceu na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa. Estiveram presentes gerentes regionais e gestores municipais de saúde e diretores de maternidades de todo o estado.

 

Na ocasião, foram apresentados os resultados da Caravana do Coração de 2017, como também o projeto da Caravana do Coração 2018, além da proposta de intervenção para qualificação da Rede de Atenção Materno Infantil na Paraíba. Desde 2011, 210.308 crianças foram avaliadas pelos profissionais da rede, sendo destas 189.630 recém-nascidos. Em 2017, mais de 1800 gestantes passaram pelo Estudo das Marias, espécie de triagem onde gestantes aleatórias são avaliadas.

 

A secretária de Saúde, Claudia Veras, disse que, mesmo com uma redução considerável nos números da mortalidade materna, o estado ainda apresenta um índice considerado alto. “Tivemos uma redução importante com relação à mortalidade materna, sendo 49 óbitos em 2016 e 36 em 2017. Claro que a gente gostaria que não acontecessem óbitos maternos, especialmente por causas evitáveis, e a redução disso é importante, mas a gente também não pode desconsiderar que ainda temos uma razão de mortalidade materna considerada pelos parâmetros da Organização Mundial de Saúde como elevada, por isso é importante a gente estar fazendo o que é de responsabilidade do Estado, identificando o problema, suas possíveis causas e trabalhando junto com os gestores de saúde de todo estado, para que possamos realmente ter um impacto nesse índice”, explicou Claudia.

 

Para o presidente da Sociedade de Ginecologia da Paraíba, Roberto Magliano, a melhoria na promoção à saúde da mulher é diretamente ligada à educação. “A educação vai fazer as pessoas mais conscientes de suas limitações, suas potencialidades, podendo, assim, enquanto mulheres, definirem omomento exato para ter seus filhos, quantos filhos querem ter, tendo assim gestações desejadas. Sabemos que muitas mulheres, principalmente as mais jovens, não querem as gestações, e isso está associado a insatisfação com o processo gestatório,o que aumenta o número de abortamentos inseguros, que é uma das causas de mortalidade materna”, disse.

 

“É importante que o estado fornece para essas mulheres orientação e acesso aos métodos contraceptivos, para que elas possam decidir o momento de engravidar. De maneira prática e objetiva, é preciso que o estado se organize para poder oferecer as mulheres acesso a um sistema de saúde que seja organizado, que forneça para essas mulheres todas as condições para que possam fazer o planejamento familiar, tendo uma assistência pré-natal de qualidade”, disse Roberto Magliano.

 

A deputada estadual Estela Bezerra, presente à reunião, parabenizou o Governo do Estado pela iniciativa. “A Paraíba vem mostrando essa melhoria quanto à mortalidade materna porque o Governo Estadual tomou para si a tarefa de acabar com a tragédia que era conhecida através dos telejornais como ‘a fila da morte’, onde víamos crianças que sofriam de cardiopatias e não tinham solução aqui na Paraíba. Fizemos isso com bastante criatividade e capacidade de demostrar que quando a sociedade, o poder público e osprofissionais de saúde envolvidos se determinam a enfrentar um problema, é possível de ser resolvido. Temos aqui uma experiência modelo na maneira de resolver uma situação real”, concluiu.

 

A Caravana do Coração 2018 será realizada de 2 a 14 de julho, e tem como público-alvo crianças com cardiopatias, gestantes e crianças com microcefalia.

Continue Lendo

Paraíba

Sine-JP oferece 293 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Sistema Nacional de Empregos de João Pessoa (Sine-JP) disponibiliza 293 vagas de trabalho a partir desta segunda-feira (25). Para esta semana, as funções que se destacam com maior número de oportunidades são atendente de lanchonete (25) e manobrista (20). Para se candidatar, é importante verificar algumas orientações, como grau de escolaridade, por exemplo.

Há, ainda, vagas para frentista (16), pedreiro (14), farmacêutico (10), atendente de farmácia (10), estoquista (8), balconista (8), atendente de loja (8), camareira de hotel (7), atendente balconista (7), marceneiro (7), entre outros.

Na lista de oportunidades desta semana, há vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCD), como gesseiro, oficial de serviços gerais na manutenção de edificações, eletricista auxiliar, bombeiro hidráulico e auxiliar de almoxarifado.

As informações sobre todas as vagas disponíveis e os critérios necessários para concorrer a cada uma delas podem ser conferidos no Painel da Empregabilidade, no endereço: www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/painel-da-empregabilidade/.

Serviço – O Sine-JP fica localizado na Avenida João Suassuna, nº 49, exatamente no primeiro casarão da Villa Sanhauá, na Praça Antenor Navarro, no Varadouro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 98654-8978.

Continue Lendo

Paraíba

Sine-PB oferta mais de 800 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos a partir de segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816 vagas de emprego em 12 municípios do estado. Em João Pessoa, as oportunidades chegam a 281, enquanto as demais vagas são distribuídas nas cidades de Campina Grande, Sapé, São Bento, Santa Rita, Patos, Cabedelo, Mamanguape, Conde, Bayeux, Guarabira e Pombal.

O maior número de vagas em João Pessoa é para os cargos de ajudante de carga e descarga (20), carpinteiro, estoquista, mecânico de motociclistas, operador de caixa, pedreiro e vendedor interno (10 vagas para cada função). Além dessas, há vagas para motorista de ônibus rodoviário – médio completo, auxiliar de limpeza, atendente de lanchonete e servente de obras (seis vagas para cada cargo), recepcionista de mercadorias, embalador, a mão, operador de máquinas fixas, em geral e atendente de bar (cinco vagas para cada), entre outras.

Em Campina Grande, serão disponibilizadas 137 vagas, com destaque para carregador e descarregador de caminhões (20), ajudante de obras (nove), vendedor porta a porta e empacotador a mãos (oito vagas cada função), consultor de vendas e repositor de mercadorias (seis vagas para cada cargo), açougueiro, garçom e auxiliar de cozinha (quatro vagas cada) e outras em diversas áreas.

No município de Santa Rita, serão ofertadas 125 vagas de emprego, entre elas aj. de carga e descarga de mercadoria (30), operador de caixa (18), auxiliar de linha de produção – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência / médio completo (15), repositor – em supermercados (12), costureira de máquinas industriais (6), entre outras oportunidades.

Em Patos, serão 30 vagas distribuídas em várias funções: servente de obras, encanador e vendedor de comércio varejista  (cinco para cada função), conferente de carga e descarga de mercadoria, auxiliar de linha de produção e técnico de refrigeração – instalação (duas vagas cada), soldador, motorista de automóveis, auxiliar de logística, auxiliar de linha de produção, assistente administrativo, atendente de telemarketing e motorista de caminhão (uma vaga cada).

No Sine/PB de Cabedelo, as quatro vagas contemplam funções como auxiliar de armazenamento e pedreiro (uma vaga para cada) e embalador a mão (duas vagas). Em Sapé, serão 12 vagas – atendente de padaria, repositor de mercadorias e vendedor pracista (duas vagas cada cargo), ajudante de cozinha, pasteleiro, vendedor interno, motorista entregador e cozinheiro de restaurante (uma vaga para cada).

Em Guarabira, o Sine-PB vai ofertar 149 vagas para diversas funções tais como: costureira em geral (40), ajudante de carga e descarga de mercadoria e operador de caixa (30 vagas para cada cargo), atendente de padaria (15), auxiliar de estoque e motorista de caminhão (10), fiscal de loja – médio completo (seis).

No município do Conde, serão 40 vagas direcionadas para o cargo ajudante de carga e descarga de mercadoria – médio completo. Em Mamanguape, serão oferecidas quatro vagas – garçom, supervisor de operações logísticas, retificador de motores veículos e auxiliar de fabricação na indústria de artefatos de cimento (uma vaga cada cargo).

Em Bayuex, estarão disponíveis 13 vagas – quatro para auxiliar de logística – fundamental completo, três para vendedor interno – superior completo, duas para ajudante de carga e descarga de mercadoria, e uma para cada um dos cargos de gerente comercial, encarregado de estoque, assistente de vendas e balconista.

No Sine estadual de São Bento, serão disponibilizadas 20 vagas para funções como aj. de carga e descarga de mercadoria (10), operador de máquinas fixas, em geral (quatro), promotor de vendas, motorista entregador, atendente de lojas e vendedor – no comércio de mercadorias (uma para cada cargo). Em Pombal, uma vaga para agente de vendas de serviços – médio completo.

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento, e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected].

Confira  as vagas 
Telefones do Sine-PB para contato:
João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600
Bayeux – 98619-1918
Cabedelo – 3250-3270
Cajazeiras -3531-7003
Campina Grande – 3310-9412
Guarabira – 3271-3252
Itaporanga – 3451-2819
Mamanguape – 3292-1931
Monteiro – 99863-3217
Patos – 3421-1943
Santa Rita – 3229-3505
Sapé – 3283-6460
Pombal – 3431-3545
Conde – 3298-2025
São Bento – 3444-2712

Continue Lendo

Paraíba

São Miguel de Taipu: Daniella Ribeiro participa de inauguração do Aeroclube José Targino Maranhão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou no sábado (23/11), junto de outras autoridades, da inauguração do Aeroclube da Paraíba – José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu. A solenidade também comemorou os 84 anos do Aeroclube da Paraíba.

Daniella disse que a inauguração do Aeroclube é um passo a mais para o desenvolvimento da aviação no Estado e, também, para a economia da Paraíba como um todo. Lembrou do investimento de quase R$ 8 milhões, enviados por ela e pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro, para obras de infraestrutura no município de São Miguel de Taipu, o que possibilitou a instalação do Aeroclube na região.

A senadora disse ainda que é merecida a homenagem ao ex-governador José Targino Maranhão, que faleceu em 2021, em consequência da COVID-19, e que era apaixonado por aviação (por isso a homenagem). A viúva de José Maranhão, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, esteve presente ao evento, ao lado de familiares.

O diretor-presidente do Aeroclube, Alberto Gomes, destacou que o dia “é histórico, e demonstra a união, força e capacidade de desenvolvimento que a Paraíba e, também, a aviação tem”.

O vice-diretor do Aeroclube, Venâncio Alencar, disse que a união foi fundamental para que o dia de hoje se tornasse real. “Hoje, ao olharmos para essa nova pista, é símbolo da nossa força e união. Estamos fazendo história nesse espaço”, afirmou.

Entre as autoridades presentes estavam o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, o deputado federal Mersinho Lucena, além de deputados estaduais e vereadores do município de São Miguel de Taipu.

Continue Lendo