Nos acompanhe

Paraíba

Comissão da Mulher aprova três projetos de igualdade e proteção à mulher

Publicado

em

A Comissão de Diretos da Mulher promoveu a primeira reunião deste ano, na manhã desta terça-feira (21), e aprovou três projetos de lei com foco na igualdade de gênero, segurança e bem-estar da mulher.

O Projeto de Lei 6/2023, de autoria do deputado Júnior Araújo, prevê a garantia da matrícula e/ou transferência de vagas na rede de escolas públicas de ensino a crianças e adolescentes, filhos (as) de mulheres vítimas de violência doméstica e/ou familiar na Paraíba. Mesmo que não haja disponibilidade imediata de vagas, a instituição de ensino mais próxima ao novo domicílio da vítima deverá ceder, obrigatoriamente, a vaga solicitada, “visando de todos os meios garantir o bem-estar da família em processo de readequação”, detalha o texto do PL.

“Não há dúvidas de que o projeto é meritório, tendo caráter social bastante relevante, tendo em vista que a instituição desta política pública traz, como seu fundamento valorativo, um instrumento importante legal para a proteção à mulher vítima de violência doméstica, bem como a seus filhos”, defendeu a parlamentar Francisca Mota, relatora do projeto de lei.

Já o PL 15/2023, do deputado Michel Henrique, prevê a obrigatoriedade de casas de festas, discotecas, boates, bares, restaurantes, clubes, hotéis e demais estabelecimentos e ambientes destinados ao entretenimento e diversão a adotarem medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco ou vulnerabilidade. O auxílio à mulher deve ser prestado pelo estabelecimento ou organizadora do evento, por meio da oferta de acompanhamento até um ambiente seguro ou meios de transportes disponíveis, além da comunicação à polícia civil.

Por fim, o PL 19/2023, da deputada Cida Ramos, proíbe a limitação de vagas para mulheres em concursos públicos realizados na Paraíba. A proposta prevê advertência, multas e até cancelamento do concurso ou processo seletivo em caso de descumprimento. “Ao longo da história da humanidade, as civilizações impuseram uma posição social de inferioridade às mulheres, algo inconcebível nos dias atuais. As mulheres estão aos poucos ocupando os seus espaços, tendo o poder público o dever de estimular a participação feminina e rechaçar qualquer tipo de preconceito em seus atos”, destaca um trecho da proposta.

Além da presidente da Comissão, Danielle do Vale, participaram da reunião as deputadas Camila Toscano e Francisca Mota.

Continue Lendo

Paraíba

Reta final: Marmuthe celebra apoio da população na busca pela reeleição na CMJP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador de João Pessoa, Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (04/10) para celebrar o carinho e apoio da população na reta final da campanha eleitoral. No terceiro mandato na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o parlamentar, que tem forte atuação nos bairros da Zona Sul da Capital, busca a postulação nas eleições deste domingo (06/10).

“A hora está chegando e o povo tem demonstrado seu apoio e carinho pelo trabalho. Certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Candidato em Curral de Cima denuncia ameaças e esclarece presença de profissionais da segurança em agendas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato de oposição à Prefeitura de Curral de Cima, Adjamir (PSB), emitiu nota oficial em publicação nas redes sociais nesta quinta-feira (03/10) para esclarecer os motivos que o fizeram contratar profissionais da segurança para acompanhá-lo durante compromissos de agenda.

De acordo com o comunicado, episódios recentes de violência contra ele e sua família, além de uma série de ameaças à sua integridade física o fizeram não ter a sua vida e segurança exposta.

Leia abaixo a nota: 

Afim de manter a tranquilidade da minha família e de todos que se preocupam comigo.

Não era do meu interesse expor tal fato.

Mas diante das fake News que estão divulgando nas redes sociais, venho comunicar a toda população de Curral de Cima o porque estou andando na companhia de profissionais da segurança e que são da minha confiança.

É de conhecimento de todos, que não faz muito tempo, atentaram contra a mim e minha esposa em minha residência.

Nas últimas semanas venho sofrendo sérias ameaças contra a minha vida.

E hoje me preocupo ainda mais, pelo fato deles estarem a todo custo tentando me tirar o direito de me proteger.

O por que estão querendo que eu fique “exposto”?

Continue Lendo

Paraíba

Carlão destaca propositura de combate ao aborto além da segurança das crianças em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador de João Pessoa, Carlão Pelo Bem (PL), utilizou as redes sociais nesta quinta-feira (03/10) para reafirmar esforços do mandato pelas causas voltadas à promoção da vida e segurança das crianças e adolescentes da Capital.

Ao destacar o compromisso de ser oposição na Câmara Municipal, ele ressaltou a importância de promover o diálogo no Legislativo de leis em combate ao aborto, além da destinação de investimentos para garantir a prática de esportes às crianças e adolescentes.

“Lei de combate ao aborto que traz pra ela os malefícios que isso pode trazer, sejam eles espirituais, físicos e mentais. Fui o único vereador que fiz um trabalho contundente voltado pra criança e adolescente, tirando do tráfico, da violência e das drogas, colocando elas no esporte fazendo artes marciais. O meu trabalho sempre foi de lutar por João Pessoa e não por um grupo político”, enfatizou.

Sobre

Cristão, conservador e advogado, Carlão é militante de direita e defensor do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele concorre à reeleição em outubro.

No primeiro mandato, enquanto suplente, apresentou projetos voltados ao fortalecimento das obras de caridade; à proteção da criança e do adolescente; e ao combate às drogas por meio das artes marciais.

Carlão também tem destacado esforços na Câmara por mais investimentos nos esportes de luta, além de estimular os cristãos a refletirem sobre as políticas públicas, ações e programas desenvolvidos pelo Estado.

Confira:

Continue Lendo