A ‘Conectividade entre os Ecossistemas Aquáticos: Rios-Mares-Oceanos, e as Interferências Humanas’, é o tema da palestra desta quarta-feira (15), às 15h, no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), no Museu de História Natural. A palestra integra a programação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março. Os estudantes da Escola Municipal Epitácio Pessoa, do bairro Tambiá, participam do dia de atividades.
“Dentro da programação alusiva ao Dia Mundial da Água, a Semam vem realizando uma série de ações para discutir a importância da preservação dos nossos recursos hídricos, entendendo a transversalidade, conectividade entre os ecossistemas aquáticos. A importância dos rios, mares e oceanos e a sua preservação para a biodiversidade, para o clima, para a sobrevivência humana e a subsistência dos recursos naturais”, argumenta Welison Silveira, secretário municipal de Meio Ambiente.
Para a palestrante desta quarta-feira (15), professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Cristiane Costa Sassi, “no mês da água, não podemos deixar de refletir sobre as conectividades entre os ecossistemas. Aliás, são essas saudáveis conectividades que permitem que a vida floresça no planeta”.
Cristiane Sassi, que é doutora em Ciências Biológicas e lotada no Departamento de Sistemática e Ecologia, desenvolve o projeto ‘Corais eu Cuido’. “Os recifes de coral estão entre os mais produtivos e biologicamente diversos ecossistemas do planeta. Mais de 25% de toda vida marinha conhecida no mundo são suportadas por eles. Os recifes estão conectados com outros ecossistemas, como rios, estuários, manguezais, florestas e com o oceano aberto. Portanto, quaisquer intervenções em um desses ecossistemas repercutem em todos os outros. É uma cadeia de conectividade!”, ressalta.
Ela cita intervenções como o descarte incorreto do lixo e o desmatamento das florestas. “Cientistas tem encontrado verdadeira ilhas de lixo boiando nos oceanos, uma ação muitas vezes incorrida em terra, que em seu percurso vai parar nos rios e destes, chega ao mar”.
Já o desmatamento das florestas ocasiona o assoreamento dos rios. Os rios perdem em vazão e deixam de exportar nutrientes para os mares e oceanos – fontes de alimentos para milhares de organismos marinhos, quebrando o ciclo biológico de muitas espécies.
Programação – Quem for a Bica, também, pode visitar o Museu de História Natural do Parque e conferir as exposições ‘Peixes da Caatinga’, aos sábados, das 14h às 16h, e a ‘Mares sem Plástico’ – que pode ser visitada todo os dias, até o final de março.
Os visitantes podem ver, ainda, no Museu o acervo da Coleção Didático-Científica de Lixo Marinho, com caixas sensoriais e resíduos de várias partes do mundo. O acervo faz parte do projeto ‘Mares Sem Plástico’, da UFPB.
O visitante também pode aproveitar as belezas da Bica e participar da ‘Trilha da Água’, realizada pela equipe de educadores ambientais do Parque, todas as quintas-feiras do mês de março, às 14h.
Na próxima sexta-feira (17), é a vez dos estudantes da Escola Municipal Antônio Santos Coelho Neto, do bairro da Penha, conferirem a programação do Dia da Água. Na ocasião, haverá palestra e oficina, ministradas pelos técnicos da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), no Museu de História Natural, da Bica, das 9h às 11h.
Serviço – O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) fica localizado na Avenida Gouveia Nóbrega, s/n – Baixo Roger. Com horário de funcionamento das 8h às 17h (bilheteria até 16h), de terças a domingos. O valor da entrada é R$ 3,00, sendo grátis crianças (até 7 anos) e idosos (a partir de 65 anos).
Confira a programação
Palestra: “Conectividade Entre os Ecossistemas Aquáticos: Rios-Mares-Oceanos, e as Interferências Humanas” – Corais eu Cuido – prof.ª Cristiane Sassi-UFPB.
Local: Museu de História Natural – Bica
Dia: 15/03 (quarta-feira)
Hora: 15h.
Exposição: “Mares sem Plástico”
Local: – Museu de História Natural – Bica
Dia: todos os dias
Hora: manhã: a partir das 9h /
tarde: a partir das 14h.
Trilha da Água
Local: na Bica
Dia: todas as quintas-feiras
Hora: 14h.
Palestra e Oficina: Sudema
Local: – Museu de História Natural – Bica
Dia: todas as sextas-feiras
Hora: 9h às 11h
Exposição: Peixes da Caatinga
Local: – Museu de História Natural – Bica
Dia: todos os sábados
Hora: 14h às 16h.