Depois de ter iniciado em 2021 uma aproximação para formação de parceria com a United States Trade Development Agency – USTDA, a Prefeitura de Campina Grande, deu um novo passo na última terça-feira, 07 de março, para consolidação dos termos da parceria que tem como objetivo garantir assistência técnica para melhorar as operações da cidade, reduzir custos e fornecer serviços públicos eficientes e confiáveis para os cidadãos, desenvolvendo uma moderna e tecnologicamente avançada infraestrutura de TIC para o governo municipal.
A secretária interina de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, Laryssa Almeida, esteve reunida em João Pessoa com o representante da Agência no Brasil, Rodrigo Mota. Na pauta o andamento do fluxo dos trâmites do processo de parceria. No encontro, também esteva presente o cônsul comercial do Consulado Geral dos Estados Unidos em Recife, Cristopher Alexander, que foi convidado para visitar Campina Grande e conhecer as oportunidades que a cidade oferece.
Segundo a secretária Laryssa, Campina sempre vanguardista, está avançando para selar uma cooperação histórica para a cidade. Em 2022, a USTDA, recebeu a proposta apresentada pela Prefeitura, a qual foi liderada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que construiu a carta de intenção e, com o acompanhamento da Agência americana, redigiu o termo de referência, que é critério básico para destinação de aporte de recursos destinado às áreas prioritárias do projeto.
O representante da Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA) no Brasil, Rodrigo Mota, ressaltou o forte interesse da Agência em projetos prioritários de infraestrutura na região e detalhou como os programas da Agência podem contribuir com o trabalho do município em frentes como conectividade, mobilidade urbana, saúde, eficiência energética e meio ambiente. “Estamos aqui devido ao grande potencial de avançarmos em projetos de desenvolvimento e infraestrutura”, afirmou Rodrigo Mota.
O projeto contempla áreas estratégicas com iniciativas Smart City e as suas aplicações associadas e tem como resultado esperado uma maior eficiência dos serviços públicos em governança, saúde, educação, segurança, empreendedorismo, tecnologia e inovação, mobilidade, urbanismo, meio ambiente e energia.