No mês de celebração à mulher, a Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim) terá a primeira mulher no comando da entidade em 30 anos. Isso porque, na última segunda-feira (27/2), o presidente nacional da associação, Sheyner Asfóra, transmitiu, temporariamente, a presidência da Abracrim para a advogada Adriana Spengler. A advogada Ana Paula Trento assumiu a vice-presidência.
Adriana Spengler, que estará à frente da Abracrim nacional até 2 de abril, destacou que a Abracrim está cada dia mais igualitária e este novo momento reforça a importância da mulher na associação, conta a Conjur.
“Quero deixar registrada a minha satisfação de protagonizar um momento histórico para nossa Abracrim quando em 30 anos, pela primeira vez, uma mulher assume a presidência ainda que por breve período. Acredito estar aqui simbolicamente representando as quase 50% associadas que hoje compõem o quadro total de associados”, afirma.
Já para a vice-presidente em exercício, Ana Paula Trento, com esse novo marco a Abracrim está reforçando suas atividades inclusivas.
“Trata-se de um momento histórico, um marco, onde uma associação historicamente presidida por homens, estará sob o comando de uma presidente e uma vice-presidente, duas mulheres. Atitude que deve se refletir em quase todos os estados. Tenho orgulho de pertencer a Abracrim, espaço que poderia ser um dos mais machistas, e é, de fato, onde nós, advogadas criminalistas, temos mais voz e vez”, destaca a também presidente da comissão nacional da Abracrim Mulher.