A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai lançar, no dia primeiro de março, durante o III Fórum de Qualidade Ambiental, a primeira edição do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Município. O lançamento será na sede da Fiep, no Teatro Armando Monteiro Neto, Rua Rodrigues Chaves, 90, Centro, João Pessoa, durante o III Fórum de Qualidade Ambiental – Mudanças Climáticas, entre 8h30 e 18h.
O Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de João Pessoa foi elaborado pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), com apoio da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e apoio do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade. O Inventário é pré-requisito para o estabelecimento de políticas públicas de gestão das mudanças climáticas e estabelece o perfil de emissões da cidade.
O crescimento urbano desenfreado e as agressões aos diversos ecossistemas fragilizam as cidades, deixando-as mais vulneráveis a diversos problemas atuais e futuros, como o aumento das ilhas de calor, poluição do ar e inundações. Para a redução de danos ao meio ambiente, e em consequência, para a manutenção da saúde e qualidade de vida da população, é urgente que as gestões públicas invistam em instrumentos para enfrentar os impactos das mudanças climáticas. O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de João Pessoa pretende contribuir para que os diversos setores da indústria, serviços, comércio e transporte possam estabelecer parâmetros de análise e autoavaliação, estabelecendo perfis de emissões, entendendo a abrangência de seu impacto no meio ambiente. “O Inventário é um instrumento imprescindível para a formulação de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente e para a análise das questões relacionadas ao efeito estufa”, concluiu.
III Fórum de Qualidade Ambiental – O III Fórum de Qualidade Ambiental: Mudanças Climáticas integra uma série de eventos, já promovidos pela Semam, com foco nas principais questões ambientais.
Os fóruns têm como público principal gestores ambientais da região metropolitana de João Pessoa, estudantes universitários e técnicos de cursos da área ambiental. Também participam secretarias municipais como Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Emlur, Prefeitura do Recife, órgãos estaduais e federais como Cagepa, Energisa, Cinep, Ministério Público Federal da Paraíba, UFPB, OAB e Anamma (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente).
Para este III Fórum de Qualidade Ambiental : Mudanças Climáticas está prevista ainda a participação de representante do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade – associação mundial de governos locais, dedicados ao desenvolvimento sustentável.
PROGRAMAÇÃO III FÓRUM DE QUALIDADE AMBIENTAL
-08h – Credenciamento
– 09h – Abertura
– 09h15 – “Década de Acordos Globais pela Sustentabilidade: Novas Oportunidades para Cidades Agirem pelo Clima”
Iris Coluna
Assessora Técnica – Clima
ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade
Secretariado para América do Sul
– 09h45 – “Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Município de João Pessoa”
Bruno Soares Leal, Carolina Cigerza de Camargo e José Jandui de Figueiredo J. Junior
Grupo de Trabalho para Estudos sobre Mudanças Climáticas – GT CLIMA
– 10h15 – “Recife de Baixo Carbono”
Leta Vieira de Sousa
Chefe de Setor de Baixo Carbono e Resiliência
Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Município de Recife
-11h – “João Pessoa: Indicadores de Sustentabilidade Urbana e Percepção Cidadã”
Denise Pinto Gadelha
Gerente executiva de Articulação Institucional do Sistema FIEP e Presidente Executiva da Rede de Monitoramento Cidadão de João Pessoa
– 11h30 – Debate
– 12h – Almoço livre
– 14h – “Impactos das Mudanças Climáticas Globais Sobre o Sistema de Água e Esgoto”
Laudizio da Silva Diniz
Engenheiro Civil da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – Cagepa
– 14h30 – “A Importância da Gestão dos Resíduos da Construção Civil para a Sustentabilidade Ambiental em João Pessoa”
José Dantas de Lima
Engenheiro Civil da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana – Emlur
-15h – “Ações de Proatividade para a Mitigação de Gases de Efeito Estufa”
Adalberto Alves de Araújo Filho
Superintendente Executivo de Mobilidade Urbana – Semob
– 15h30 – Coffee break
– 16h – “A Importância das Áreas Verdes para a Manutenção do Microclima Urbano: Breve Pano-rama da Legislação Municipal de João Pessoa”
Antônio Fernando de Amorim Cadete
Procurador do Município de João Pessoa com atuação na Procuradoria Setorial junto à Semam
– 16h30 – “Modelo de Desenvolvimento Urbano e as Consequências Derivadas”
Marcio da Silva David
Secretário da Comissão de Meio Ambiente da Ordem de Advogados do Brasil – OAB/PB
-17h – Debate
-17h30 – Encerramento