O município de João Pessoa, Capital da Paraíba, conseguiu se manter fora do ranking das 50 (cinquenta) cidades mais violentas do mundo pelo terceiro ano seguido.
Os dados são do Consejo Ciudadano para la Seguridad Pública y la Justicia Penal A.C. – Seguridad, Justicia Y Paz, com sede no México que, desde 2009, realiza avaliações anuais sobre homicídios intencionais.
De acordo com o levantamento, os municípios de Mossoró (11º); Salvador (19º); Feira de Santana (22º), Vitória da Conquista (26º); Natal (28º); Recife (35º); Maceió (36º); e, Teresina (40º), aparecem na lista divulgada na segunda-feira (20/02).
Segundo o Consejo, João Pessoa esteve presente no ranking das cidades mais violentas do mundo entre os anos de 2011 e 2018 saindo da lista apenas no ano de 2019. Desde então, o município tem conseguido se manter fora do ranking.
Dentre as metodologias aplicadas estão a de que a cidade tenha aproximadamente 300.000 (trezentos mil) habitantes. Já o outro, é o registro da quantidade de homicídios para cada 1.000 (mil) habitantes.
Seguridad, Justicia Y Paz
O Consejo Ciudadano para la Seguridad Pública y la Justicia Penal A.C. – Seguridad, Justicia Y Paz, é uma organização da sociedade civil criada em 2002, por diversas organizações empresariais, acadêmicas, universitárias e sindicais e tem como objeto social colaborar com as autoridades de segurança pública na busca da redução da violência e realizar ações destinadas a buscar a paz pública.
Desde 2009, o Conselho realiza avaliações sobre homicídios intencionais, um Ranking das cidades mais violentas do mundo com o manifesto objetivo político cidadão de chamar a atenção para a violência nas cidades, particularmente na América Latina, de forma que os governantes sejam pressionados a cumprir seu dever de proteger os governados, para garantir o seu direito à segurança pública.
Clique aqui e confira a íntegra do levantamento.
Confira a íntegra do ranking: