Profissionais da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) se reuniram, nesta terça-feira (14), para apresentação do Plano Municipal de Capacitação Permanente e Continuada, referente à Política Nacional de Assistência Social, dando início ao calendário de capacitações para todo o ano de 2023. O encontro aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, e teve como público alvo a equipe do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
“Esse evento tem como objetivo reforçar a ideia de que estamos aqui para cuidar dos nossos usuários e não é de qualquer maneira, mas conhecendo a política nacional da assistência social para executar nosso serviço de maneira eficiente no município”, afirmou Benicleide Silvestre, diretora da Assistência Social de João Pessoa.
Ainda sobre as capacitações, Benicleide reforçou a importância de realizar a manutenção do conhecimento dos profissionais. “Vamos ter vários módulos, com o convite voltado não só para os profissionais da Sedhuc, mas para toda a rede que compõe a assistência social em João Pessoa, com foco maior na nossa Secretaria porque, como gestores da política da assistência social, nossos profissionais precisam se qualificar cada vez mais para melhor atender os usuários dos nossos serviços”, concluiu.
Na sequência da apresentação do Plano Municipal, a coordenadora da Proteção Social Especial de Média Complexidade, Kátia Cavalcante, deu início a capacitação, falando sobre a Política Nacional de Assistência Social.
Cristiane Pereira, assistente social e coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Creas III), foi uma das profissionais que participou da capacitação. “Para os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social, incluindo assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, advogados, educadores, cuidadores, setores administrativos, entre outros, a educação permanente é de suma importante para o aprimoramento da atuação prática profissional, qualificando, assim, os serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais no município”, comentou.
Participaram do evento profissionais da proteção básica, média e alta complexidade, representantes das Organizações da Sociedade Civil, Conselho Municipal do Idoso, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social, Programa de Assistência à Pessoa Idosa (Papi), além dos psicólogos e educadores sociais da rede.