Nos acompanhe

Paraíba

Adriano Galdino parabeniza Buega Gadelha por vitória na eleição da Fiep

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (PSB), parabenizou o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Buega Gadelha, que foi reconduzido ao cargo, em eleição realizada nesta terça-feira (14).

Buega disputou a eleição contra o empresário Helder Campos. Ele obteve 14 votos, enquanto Campos ficou com 10.

Adriano Galdino parabenizou Buega pela vitória e desejou sorte ao presidente em seu novo mandato. Ele também destacou a importância da Fiep para o desenvolvimento da Paraíba, com forte participação no setor produtivo do estado.

“A Federação das Indústrias é a principal entidade de representação das industrias da Paraíba, trabalha para o crescimento do Estado, defendendo os interesses dos setores público e privado. Desejo sorte e sabedoria ao amigo Buega Gadelha para que ele continue comandando a Fiep de forma exitosa”, declarou.

Diretoria 

A diretoria eleita da FIEP tem como vice-presidentes executivos, os empresários Cassiano Pascoal Pereira Neto, José William Montenegro Leal e Clodoaldo Andrade de Amorim, que representam Campina Grande, João Pessoa e o Sertão do estado, respectivamente. Além disso, também compõem a vice-presidência da federação, os industriais Romualdo Farias de Araújo, Clenildo Farias Dantas, Francisco Xavier de Andrade, José Irenaldo Jordão Quintans, Nalvino Linhares de Oliveira e Carlos Eduardo Maia Lins.

Continue Lendo

Paraíba

Polícia Militar inicia 1º Curso de Policiamento Turístico da Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Com objetivo de melhorar ainda mais as atividades de segurança realizadas no setor turístico da Paraíba, a Polícia Militar deu início, na segunda-feira (18/11), ao 1º Curso de Policiamento Turístico, que vai capacitar e oficiais e praças da PMPB, bem como integrantes de outras forças de segurança, com 200 horas/aulas de conhecimentos.

A aula inaugural foi realizada na sede da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), com palestra proferido pelo presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, com o tema “Novos cenários do turismo na Paraíba”. A abertura do curso contou com a presença de vários gestores da PM.

O curso terá aulas de história e geografia da Paraíba, Direitos Humanos voltados às minorias, Direito do Consumidor, Direitos da Criança e do Adolescente, fundamentos do turismo e hospitalidade, atendimento pré-hospitalar tático, fraudes em documentos e outros crimes, ecoturismo, doutrina do policiamento turístico e mapeamento operacional dos equipamentos turísticos.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

MPT alerta que municípios que ‘escondem’ acidentes de trabalho podem ser punidos e perder recursos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) está alertando que municípios que ‘escondem’ ou ‘omitem’ acidentes e adoecimentos relacionados ao trabalho serão punidos e poderão perder recursos públicos da Saúde. O procurador do Trabalho Marcos Antonio Ferreira Almeida deu um prazo de 10 dias para gestores de ‘municípios silenciosos’ regularizarem a situação e apresentarem ao MPT um relatório comprovando a inclusão dos dados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

O alerta foi feito pelo procurador do Trabalho Marcos Almeida após uma audiência com representantes de 16 ‘municípios silenciosos’ da 1ª Macrorregião de Saúde, que não notificaram ao Sinan nenhum acidente ou agravo relacionado ao trabalho em 2024. Segundo o procurador, a Paraíba tem ao todo 40 ‘municípios silenciosos’ que, por algum motivo, não estão notificando ao Ministério da Saúde os casos de acidentes de trabalho e adoecimentos.

A audiência aconteceu na última terça-feira (12), no Auditório do Edifício-Sede do MPT-PB, em João Pessoa, com a presença de representantes do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – Cerest Estadual e Cerest Macro João Pessoa. O objetivo é acompanhar as ações locais para redução da subnotificação de acidentes de trabalho e adoecimentos de trabalhadores na Paraíba.

“Na 1ª Macrorregião de Saúde da Paraíba, há 16 ‘municípios silenciosos’, ou seja, que não estão notificando ao Sinan os casos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Reiteramos a necessidade desses municípios saírem dessa lista, inclusive porque eles podem perder recursos públicos na área de saúde. Concedemos um prazo de 10 dias para fazerem as notificações. Eles terão até o dia 22 de novembro para apresentarem a comprovação. O MPT está vigilante e vai cobrar dos gestores”, informou o procurador do Trabalho Marcos Antonio Ferreira Almeida, coordenador Regional da Codemat/MPT (Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho).

A coordenadora do Cerest Estadual, Celeida Barros, participou da audiência no MPT e reforçou a importância das notificações de acidentes e adoecimentos relacionados ao trabalho porque ajudam a mapear, reconhecer os agravos e, com isso, traçar estratégias de prevenção e combate.

MPT fará audiência dia 22 com municípios da 3ª Macro

Na próxima sexta-feira (22), às 9h30, o procurador Marcos Almeida realizará outra audiência, desta vez com gestores de 24 ‘municípios silenciosos’ da 3ª Macrorregião de Saúde da Paraíba que não notificaram acidentes de trabalho e agravos ao Sinan. A audiência acontecerá na 6ª Gerência Regional de Saúde (Rua Horácio Nóbrega, 949, Belo Horizonte), município de Patos, no Sertão paraibano, com a participação do Cerest.

“A audiência será com os municípios silenciosos da região do Sertão que continuam sem notificar em 2024, ou seja, que não realizaram nenhum registro dos acidentes e doenças do trabalho que ocorreram no seu território. A ideia é que esses municípios realizem as notificações no Sinan para que saiam dessa lista dos ‘municípios silenciosos’ e possamos reduzir o percentual de subnotificação de acidentes no Estado da Paraíba”, enfatizou Marcos Almeida.

Segundo o procurador, os dados preocupam o MPT, pois sem informações precisas, não é possível traçar estratégias e políticas públicas para reduzir o alto índice de acidentes de trabalho, adoecimentos e mortes de trabalhadores no Estado. Ele reforçou que, a ausência de casos de acidentes não significa a inexistência deles, mas reflete a necessidade de aprimorar as ações de Vigilância Epidemiológica, para um melhor monitoramento dos casos.

“Houve um avanço significativo na Paraíba. Na 2ª Macrorregião de Saúde, já temos 100% dos municípios notificantes, mas ainda estamos com 40 ‘municípios silenciosos, dos quais 16 na 1ª Macrorregião de Saúde e 24 na 3ª Macrorregião’. Então, é preciso avançar mais e o MPT vai continuar vigilante”, concluiu o procurador Marcos Almeida.

‘MUNICÍPIOS SILENCIOSOS’ 1ª MACRORREGIÃO DE SAÚDE DA PB

Belém

Casserengue

Cruz do Espírito Santo

Cuitegi

Duas Estradas

Logradouro

Mari

Pedro Régis

Pilões

Pirpirituba

Rio Tinto

Serra da Raiz

Serraria

Sertãozinho

Sobrado

Solânea

(Fonte: Cerest Estadual PB/Outubro2024)

‘MUNICÍPIOS SILENCIOSOS’ 3ª MACRORREGIÃO DE SAÚDE DA PB

Areia de Baraúnas

Cacimba de Areia

Cacimbas

Cajazeirinhas

Carrapateira

Desterro

Diamante

Emas

Igaracy

Lagoa

Mãe D’Água

Olho D’Água

Paulista

Salgadinho

Joca Claudino

São Domingos

São Francisco

São José de Caiana

São José do Bonfim

São José do Brejo do Cruz

São José do Sabugi

São Mamede

Serra Grande

Vieirópolis

(Fonte: Cerest Estadual PB/Outubro2024)

O que deve ser notificado?

1. Acidente de trabalho, independentemente de sua gravidade;

2. Acidente de trabalho com exposição a material biológico;

3. Transtornos mentais relacionados ao trabalho;

4. Câncer relacionado ao trabalho;

5. Dermatoses ocupacionais;

6. Pneumoconioses;

7. Perda auditiva induzida por ruído (PAIR);

8. Lesão por esforço repetitivo/Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT);

9. Intoxicação exógena, por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados;

10. Violência doméstica e/ou outras violências, incluindo trabalho infantil, assédio moral.

O que é considerado acidente de trabalho?

Todo caso de acidente de trabalho por causas não naturais compreendidas por acidentes e violências (Capítulo XX da CID-10 V01 a Y98), que ocorrem no ambiente de trabalho ou durante o exercício do trabalho quando o trabalhador estiver realizando atividades relacionadas à sua função, ou a serviço do empregador ou representando os interesses do mesmo (Típico) ou no percurso entre a residência e o trabalho (Trajeto) que provoca lesão corporal ou perturbação funcional, podendo causar a perda ou redução temporária ou permanente da capacidade para o trabalho e morte.

Continue Lendo

Paraíba

Feriado provoca redução na circulação de ônibus para transporte público nesta quarta em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (SemobJP) vai realizar ajustes na operacionalidade do transporte público nesta quarta-feira (20), feriado nacional em referência ao Dia da Consciência Negra. Com a expectativa da redução do número de passageiros, o quadro que estará em atividade será similar a um domingo, porém, com inclusão em caráter especial das linhas 123, 229, 504 e 5605.

De acordo com Expedito Leite Filho, superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa, o planejamento levou em consideração a diminuição na procura pelos embarques, tendo em vista que segmentos como repartições públicas, agências bancárias, instituições de ensino e comércio estarão sem atividades.

“Manteremos quase 50 linhas ativas, reforçaremos inclusive as viagens das circulares 1500 e 5100, além de incluirmos mais quatro que não rodam aos domingos. Desta forma, garantiremos os deslocamentos, tanto para quem for aproveitar o feriado para passear, quanto para as demais atividades de rotina ou emergenciais”, afirmou Expedito Leite.

Victor Gomes, diretor de Operações da SemobJP, esclarece que a operação estará sujeira a alteração, caso seja percebido por agentes de mobilidade que o atendimento do transporte público necessita de intervenção para melhor servir os passageiros. “As equipes permanecerão em alerta, observando a movimentação dos passageiros e verificando se a demanda ofertada de veículos seguirá dentro do padrão da  normalidade, sempre prontas para atuar em caso de possíveis ajustes”, revelou.

Entre as linhas que já circulam aos domingos e também estarão em atividade neste feriado com reforço em viagens estão as seguintes: 1510, 5110, 123, 301, 302, 204, 229, 601, 5605, 602, 604, 510, 116, 104, 120, 401 e 507. Já as quatro linhas que serão inseridas de forma especial serão: 123, 229, 504 e 5605.

Além de fiscalizar o transporte, agentes operacionais também estarão em regime de plantão, das 6h às 00h, tanto em patrulhamento pela cidade quanto através das câmeras do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT), atendendo principalmente urgências de trânsito. Para acionar os agentes da SemobJP, basta enviar mensagem pelo Whatsapp (83) 98760-2134.

Continue Lendo