Nos acompanhe

Negócios

Prorrogado prazo para empresas desenquadradas do Simples Nacional requererem benefício do Fain

Publicado

em

O Governo da Paraíba prorrogou o prazo de requerimento para as empresas do setor industrial que foram desenquadrados do Simples Nacional nos últimos anos receberem o benefício do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Industrial da Paraíba (Fain). O prazo final para protocolar no Fain o projeto econômico foi estendido até o dia 31 de março de 2023.

Essa medida de incentivo às pequenas indústrias do Estado, que saíram do Simples Nacional nos últimos anos, havia sido anunciada pelo governador João Azevêdo, no mês de janeiro, durante o “Pacote de 19 Medidas” de estímulo aos setores produtivos do Estado. Essa medida do Governo da Paraíba é voltada ao setor industrial ou de pequenas indústrias com foco no estímulo à produção e ao crescimento econômico do Estado.

BENEFICIA TODA A PRODUÇÃO – O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, que atualmente ocupa a presidência do Conselho Deliberativo do FAIN, explicou a importância da prorrogação do prazo para inscrição e o mais importante: a alteração na legislação do Fain, que trouxe benefícios às produções das pequenas indústrias do Estado da Paraíba, que foram desenquadradas do Simples, nos últimos anos.

“As empresas do Simples Nacional quando ultrapassam o limite de faturamento anual de R$ 3,6 milhões no Estado da Paraíba são desenquadradas do Simples, que tem uma carga tributária menor e, por saírem, perdem competitividade. Antes dessa mudança na legislação, quando essas mesmas indústrias saíam do Simples e requeriam o benefício do Fain apenas recebiam o benefício sobre o incremento da produção e não sobre toda a sua produção como na nova legislação”, detalhou.

EXEMPLIFICANDO A MUDANÇA – Marialvo Laureano citou um exemplo de como a alteração na legislação do Fain vai impactar positivamente e beneficiar as pequenas indústrias do Estado. “Por exemplo, uma empresa (indústria) do Simples Nacional que vendia uma média mensal 1.000 produtos nos últimos doze meses e o faturamento ultrapassou o limite de R$ 3,6 milhões do Estado da Paraíba, ela foi desenquadrada do Simples e passou a ter sua tributação como uma empresa Normal. Quando essa pequena indústria entrava com um projeto no Fain, recebia o benefício fiscal apenas sobre o incremento da produção. Ou seja, se ela produzisse 1.100 produtos em janeiro do ano seguinte, o benefício do Fain seria dado apenas sobre os 100 produtos faturados a mais e não sobre a totalidade dos 1.100 itens faturados. Já com a alteração na legislação do Fain deste ano, por meio do decreto assinado pelo governador João Azevêdo, o benefício foi estendido a toda a produção e não mais sobre o incremento”, destacou a mudança, Marialvo.

PRAZO MAIOR PARA REQUERER – O secretário da Fazenda Estadual e também presidente do Conselho Deliberativo do FAIN revelou que essa legislação anterior “estava prejudicando muito as pequenas indústrias do Estado que saíam do Simples, trazendo desestímulo à produção e ao crescimento das micro e pequenas indústrias do Estado, pois saíam de uma tributação de, no máximo 4% de ICMS, e passavam a recolher 18% de ICMS, como empresa Normal no Estado da Paraíba. Com a alteração da legislação, agora as empresas industriais que estavam no Simples Nacional, após o devido desenquadramento, ganham o benefício fiscal sobre toda a produção do ano. Para as indústrias que foram excluídas do Simples Nacional a mais de um ano, terão um prazo até 31/03/2023 para entrarem com um projeto junto à CINEP e requerem a concessão do benefício fiscal do Fain sobre toda a sua produção. Essa decisão, além de um incentivo ao crescimento das pequenas indústrias do Estado, é uma questão de justiça fiscal”, acrescentou o secretário da Fazenda.

COMO FAZER O REQUERIMENTO – Para receber o benefício do Fain, as pequenas indústrias que foram desenquadradas pelo Simples Nacional nos últimos anos precisam, inicialmente, protocolarem junto à CINEP, um Projeto Econômico Financeiro via e-mail [email protected]. No link da CINEP http://www.cinep.pb.gov.br/portal/?page_id=284 tem um roteiro para os interessados no incentivo. Mais informações na Cinep no contato (83) 3113-6644.

Continue Lendo

Negócios

Festival ‘Brasil Cachaças’ começa nesta quarta-feira em João Pessoa; veja programação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

João Pessoa vai se transformar, mais uma vez, na Capital nacional da cachaça com a abertura nesta quarta-feira (23/10), a partir das 8h, da quarta edição do festival ‘Brasil Cachaças’, evento que celebra a cadeia produtiva da cachaça e apresenta ao público, os produtos, serviços e novidades relacionados à tradicional bebida brasileira.

A abertura acontece com o Seminário de Cachaças do Brasil, no auditório do Sebrae em João Pessoa, com cases de sucesso e tem foco na inovação, diferenciais competitivos e mercado da cachaça com nomes como Maurício Ayer, Murilo Coelho (Engenho Nobre), Rosângela Vilar (Cachaça Estância Moretti), o professor Normando Filho e Dirlene Pinto (Cachaça Germana).

No dia 24, a programação é voltada para comerciantes, distribuidores e demais profissionais do mercado da cachaça, com o Encontro Nacional de Confrarias e o Encontro Nacional de Mulheres da Cachaça, que ocorre no Engenho Gran Raiz, em João Pessoa.

À noite, neste mesmo dia, o evento continua com uma programação exclusiva B2B no Espaço Cultural José Lins do Rego, com a IV Feira das Melhores Cachaças do Brasil e o I Concurso de Sobremesa Brasil Cachaças.

Dividido em diferentes atividades, o Brasil Cachaças oferece uma experiência única tanto para apreciadores quanto para produtores e comerciantes do ramo, fomentando novos consumidores e estimulando boas práticas na indústria e o crescimento do mercado local e regional.

O público em geral poderá imergir no mundo da cachaça nos dias 25 e 26, no Espaço Cultural, na IV Feira das Melhores Cachaças do Brasil. O evento contará com degustações, lançamentos, rodas de conversas, oficinas de drinks, concursos e atrações culturais.

A feira estará aberta ao público das 14h às 21h. Os ingressos para todos os dias do Brasil Cachaças já estão disponíveis e podem ser adquiridos por meio do link https://www.sympla.com.br/evento/brasil-cachacas-2024/2523129? – é possível conferir a programação por dia no site oficial: www.brasilcachacas.com/.

O evento coroa o destaque nacional da Paraíba na produção e consumo da bebida: o estado é o principal produtor de cachaça de alambique do país, com 12 milhões de litros por ano, segundo a Associação Paraibana dos Engenhos de Cachaça de Alambique (ASPECA).

Shows

Gitana Pimentel se apresenta no dia 24 de outubro. Natural de Campina Grande, a artista promete animar os profissionais presentes com um setlist carregado de forró durante a programação B2B voltada apenas para comerciantes, distribuidores e demais profissionais do mercado da cachaça, que acontece das 15h às 21h.

A partir do dia 25 de outubro, a programação é aberta ao público em geral, das 14h às 21h. Neste dia, a atração musical é Amazan, um dos grandes nomes da música paraibana e intérprete de sucessos como “Benedita Aparecida” e “Boi na Cajarana”; por sua vez, o humorista Zé Lezin está confirmado para o dia 26 de outubro. Todas as apresentações vão ocorrer no Espaço Cultural José Lins do Rego.

Programação Brasil Cachaças 2024

* Quarta-feira (23)
Abertura Oficial do Evento e Seminário Cachaças do Brasil
Evento para especialistas, entidades e Empresas do setor
Local: Auditório do Sebrae – Bairro dos Estados
Horário: A partir das 8 horas.

* Quinta-feira (24)
Encontro Empresarial – Cachaças do Brasil
Evento para Público Empresarial (setor produtivo da Cachaça)
Local: Espaço Cultural
Horário: A partir das 15 horas

* Sexta-feira (25)
Feira das Melhores Cachaças do Brasil
Evento Aberto ao Público em Geral (visitantes)
Local: Espaço Cultural
Horário: A partir das 14 horas

* Sábado (26)
Feira das Melhores Cachaças do Brasil
Evento Aberto ao Público em Geral (visitantes)
Local: Espaço Cultural
Horário: A partir das 14 horas

Continue Lendo

Negócios

Em novembro: espetáculo ‘Ninguém Dirá que é Tarde Demais’ chega a João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após protagonizar a novela da Globo ‘Família É Tudo’, Arlete Salles volta aos palcos em turnê com o espetáculo ‘Ninguém Dirá que é Tarde Demais’. O evento chega em João Pessoa nos dias 22, 23 e 24 de novembro, com apresentações no Teatro Paulo Pontes.

Sucesso de público, visto por mais de 300 mil pessoas nas temporadas presenciais e online, o espetáculo tem emocionado a plateia por onde passa.

Na comédia, Luiza (Arlete Salles) e Felipe (Edwin Luisi) são vizinhos de prédio que se detestam. Sem conhecerem a identidade do outro, acabam se encontrando na rua e algo de inusitado acontece.

O texto original é de autoria de Pedro Medina, neto de Arlete, com quem contracena no espetáculo. A direção é de Amir Haddad. Além de Pedro, Alexandre Barbalho, filho da atriz, e o amigo Edwin Luisi, que acumula diversos prêmios em teatro durante seus mais de 50 anos de carreir, a também estão no elenco.

Idealizado pelos produtores Rose Dalney, Túlio Rivadávia e Marcio Sam, a leve e divertida comédia pode estar em cartaz perto de você.

Clique nesse link e saiba mais sobre as datas

Continue Lendo

Negócios

Campus Festival terá shows de Maneva, Paralamas do Sucesso, Seu Jorge, além de vasta programação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Campus Festival 2024, realizado este ano na Estação Ciência, é um dos maiores eventos multiculturais da região, reunindo uma programação diversificada que inclui shows musicais, palestras, oficinas, exposições, espetáculos, gastronomia e artesanato. Com foco em educação, tecnologia, meio ambiente e empreendedorismo, o festival busca promover o crescimento pessoal e profissional dos participantes, oferecendo uma experiência enriquecedora e inovadora para todos os públicos.

A programação musical desta edição será marcada por uma verdadeira mistura de ritmos e sonoridades, com mais de 10 horas de música ao vivo. No dia 7 de dezembro, o Campus Music contará com grandes nomes da música brasileira, como Seu Jorge, Os Paralamas do Sucesso, Maneva, KVSH e Rooftime no Palco Claro, garantindo momentos inesquecíveis para os amantes da música.

Além disso, os outros palcos do festival também trarão muita diversidade musical. No Parahyba Stage, o público poderá curtir apresentações de MeioFree, Gatunas, Macumbia e Recwave, que representam a música regional com muita força. Para quem gosta de música eletrônica, o Palco ElectricTower trará nomes como Maca, Kevin Luke, Kalina, Gaabio, Leko e Benévolo, garantindo a festa com os melhores beats.
De acordo com Will Fonseca, fundador do Campus Festival, o evento vai muito além da música. “Todos os anos montamos um lineup com bandas de peso que se apresentam no sábado, dia de encerramento do festival. Esse dia dedicado todo a música, demos o nome de Campus Music.”

O festival também se destaca por suas iniciativas voltadas para o aprendizado e a inovação, como o Campus Academy, que esse ano terá um Hackathon sobre mudanças climáticas. De 4 a 6 de dezembro, jovens terão a oportunidade de se conectar com o universo empreendedor e desenvolver habilidades para resolver problemas reais, tudo com acesso gratuito. Paralelamente, o Campus Talks trará debates sobre inovação e oportunidades no mundo dos negócios, com palestrantes renomados como Adriana Barbosa, Val Donato e Fany Miranda, no dia 4 de dezembro.

Os criadores de conteúdo também encontrarão seu espaço no Campus Creators, que ocorre no dia 5 de dezembro, reunindo influenciadores e especialistas do mundo digital para discutir novas abordagens e tendências na produção de conteúdo. Entre os palestrantes confirmados estão Alê Oliveira, Geyson Palitot, Isis Oliveira e Alan Smith que compartilharão suas experiências e insights sobre o universo das redes sociais. Por outro lado, o Campus Comedy, programado para o dia 6 de dezembro, trará risadas com comediantes locais como Swami Marques e Linnyke Alves, proporcionando momentos de leveza e descontração.

O Campus Festival 2024 é uma realização da Pomar em parceria com a Luz Criações e se apresenta como um espaço dedicado à cena cultural da Paraíba, convidando todos a vivenciarem uma jornada de aprendizado, inovação e entretenimento. Sobre o festival, Claudia Araujo, Diretora da Pomar, ressalta: “Temos muito orgulho do Campus Festival. É um evento que vai além do entretenimento; ele celebra e preserva a rica cultura paraibana e transformadora para o público, conectando pessoas e ideias e valorizando as raízes culturais da nossa terra.”

Além das atrações culturais, o Campus Festival contará com um espaço gastronômico que celebra a culinária local, com a participação de renomados restaurantes. O evento também estará comprometido com ações de responsabilidade social, como a promoção da sustentabilidade, inclusão e acessibilidade.

Confira uma prévia da programação geral:

04/12 à 06/12
Campus Arts:

18h00 às 22h00: Campus Break Battle – B-Boy Perninha (Lucas Machado) Breaking Athlete. Competição de breakdance com premiação.
20h00 às 22h00: Música Regional – Seletiva de bandas regionais

05/12 Workshop Literário
15h00 às 18h00: Oficina de Leitura em voz alta.
18h00 às 19h00: Sarau poético

04/12 (quarta-feira)
Campus Talks:

16h00 – Mesa redonda – “O novo cenário da produção de conteúdo: a construção de vínculos com criadores e marcas” Debatedores: Val Donato, Fernanda Gonçalves e José Maria Mendes.
17h00 – Mesa redonda – “Empreendedorismo Afrocentrado” Debatedores: Adriana Barbosa e Fany Miranda.

05/12 (quinta-feira)
Campus Creators:

15h00 – Mesa redonda – “Parcerias: como conquistar e manter parcerias de sucesso” Debatedores: Geyson Palitot.
16h00 – Mesa redonda – “Pós-viral: Estratégias para manter a relevância pós conteúdo viralizado” Debatedor: Isis Oliveira.
17h00 – Mesa redonda – “O começo: Desafios para construção de uma comunidade” Debatedor: Alê Oliveira e Alan Smith.

06/12 (sexta-feira)
Campus Comedy:

20h00 às 22h00: Standup Comedy com Swami Marques e Linnyke Alves.

07/12 (sábado)
Campus Music:

Palco Claro: das 17h00 às 04h00
Maneva, Paralamas do Sucesso, Seu Jorge, Rooftime e KVSH.

Palco Parahyba Stage:
Macumbia, Recwave, Gatunas e Pedro Faissal & O Meiofree.

Palco EletricTower:
Maca, Kevin Luke, Kalina, Gaabio, Leko e Benévolo.

Para garantir sua participação no Campus Music 2024, adquira seus ingressos online pelo site www.campusfestival.com.br ou em pontos físicos nas unidades das Lojas Furtacor. Não deixe para depois: os ingressos estão voando! Venha vivenciar uma experiência imperdível repleta de música, aprendizado e cultura vibrante. Garanta seu lugar nessa festa incrível, esperamos você lá!

SERVIÇO
Campus Festival 2024
Data: 4 a 7 de dezembro de 2024
Local: Estação Ciência – Avenida João Cirillo da Silva, Altiplano Cabo Branco, João Pessoa – PB

Continue Lendo