Dando continuidade ao trabalho de garantia de segurança viária e fluidez no tráfego durante o Campina Folia 2023 e o Carnaval Tradição, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), executará, a exemplo do que foi feito no primeiro fim de semana de desfiles dos blocos, uma ampla ação de fiscalização, educação e disciplinamento do trânsito, além de organização do transporte público.
Os agentes de trânsito da STTP, com viaturas dos tipos automóvel e motocicleta, vão trabalhar em regime de plantão para interditar, de maneira fixa ou itinerante a depender do bloco, as vias para que foliões brinquem com segurança e o trânsito tenha fluidez. Os profissionais também farão rondas permanentes e utilizarão o drone Carcará para monitorar as situações nos diversos locais de festa.
Além disso, os educadores da Divisão da Educação de Trânsito realizarão campanha para conscientizar as pessoas sobre a importância de não conduzir veículos após ingerir bebidas alcoólicas. O tema da campanha é: No trânsito, escolha a vida!
É importante, portanto, que os condutores que pretendem sair nos seus veículos atentem para as ruas pelas quais passarão os blocos e as agremiações carnavalescas e que terão atuação dos agentes.
Desfiles dos blocos e Carnaval Tradição
Os desfiles do Carnaval Tradição acontecem dias 10 (a partir das 19h), 11 e 12 de fevereiro (a partir das 17h), na Avenida Severino Bezerra Cabral (Av. Brasília). A interdição será da rua Antônio Telha à Praça José Américo de Almeida(rotatória) (sentido bairro-centro). Devido a este evento, os ônibus do transporte público vão desviar sua rota a partir das 16h, fazendo o seguinte trajeto, no sentido bairro – centro: Av. Severino Bezerra Cabral, Rua João Honório de Melo, Rua Campos Sales, Rua Fernandes Vieira, Praça José Américo de Almeida. Já no sentido centro – bairro, o percurso será o seguinte: Praça José Américo de Almeida, Av. Elpídio de Almeida, Rua Otacílio Nepomuceno, Rua João Lélis, Av. Severino Bezerra Cabral.
Na sexta, 10, o bloco Arrasta Axé / Batuque Nagô, se concentra a partir das 18h, com saída às 21h, passando pelo Museu dos Três Pandeiros (Largo do Açude Velho), Av. Severino Cruz e Sebastião Donato.
No sábado, 11, o Bloco Foliões do Ferro se concentra a partir do meio-dia nas ruas Rui Barbosa e Getúlio Vargas, com previsão de saída às 15h. Desfilando pelas ruas Rui Barbosa, 13 de Maio, Pça. Clementino Procópio, Venâncio Neiva, 7 de Setembro, Marquês do Herval, Pça. da Bandeira e Getúlio Vargas.
Quando o bloco estiver cruzando a Avenida Floriano Peixoto, os ônibus serão desviados pelas ruas Índios Cariris, João da Silva Pimentel, Epitácio Pessoa, Maciel Pinheiro, chegando novamente à Floriano. Já os veículos que vêm pelo Viaduto, serão desviados pela Avenida Canal, Açude Velho, Sebastião Donato, chegando ao Terminal de Integração.
Ainda no sábado, haverá os blocos fixos, Neto Folia, na Desembargador Trindade, a partir das 10h, e SalvFolia.
Já do domingo, 12, desfilam os seguintes blocos:
-Bloco do Caju, na Liberdade (ruas Bahia, Sergipe, Alagoas, Espírito Santo, Odon Bezerra, Sta. Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo e finalizando na rua Bahia), com concentração às 12h e saída às 14h;
-Peru na Mão, no Acácio Figueiredo (Pça. Acácio Figueiredo, João Amorim Guedes, Manoel Batista, Congonhas, Aratuba, Três irmãs, terminando na Pça. Inicial), com concentração às 12h e saída às 16h;
-Doidaliscas do Oriente, no Santa Rosa (Manoel Porto, Damasco, Mem de Sá, Rua do Sol e Manoel Porto), com concentração às 14h e saída às 16h;
-Segura o Baque, no Centro (Getúlio Vargas, Rui Barbosa, Otacílio de Albuquerque, João Moura, terminando no Largo da Estação Velha), com concentração às 13h;
-Além disso, haverá o Bloco da Haus (fixo nas Boninas), a partir das 13h, e Cangerê, fixo na Estação Velha, às 16h.
Confira imagens: