A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Planejamento, firmou, nesta quarta-feira, 08, uma parceria com o Ministério Público do Trabalho para divulgação de dados que permeiam o universo do trabalho no município. A parceria viabiliza a alimentação das informações no Observatório de Campina Grande e um Termo de Cooperação Técnica será assinada, em breve, entre os órgãos para formalizar a integração.
Na ocasião da visita, o secretário de Planejamento, Felix Araújo Neto e o gerente de Tecnologia da Informação da Seplan, Gennyson Lima, apresentaram o site do Observatório de Campina Grande ao procurador do Trabalho, Marcos Antônio Ferreira Almeida, que elogiou a iniciativa e ressaltou a parceria como importante para as entidades e, especialmente, para a sociedade.
“Iniciativas como o Observatório de Campina Grande são extremamente importantes para a sociedade e trazem um impacto muito positivo para a coletividade e, dentro dessas perspectiva, de ofertar ao próprio cidadão campinense uma série de dados e garantia de transparência, é que o Ministério Público do Trabalho ingressa nesse projeto com o objetivo de garantir ao cidadão informações sobre o mundo do trabalho”, ressaltou.
O procurador ainda destacou que, para o desenvolvimento desta parceria será criado um grupo de trabalho para viabilizar as informações que deverão ser disponibilizadas através do Observatório.
De acordo com o secretário de Planejamento, Felix Neto, este passo será um divisor de águas nas fases de consolidação e ampliação da divulgação de dados abertos em Campina Grande. Para ele, com o apoio do MPT, será possível que outras entidades sejam parceiras na divulgação e cruzamento de dados importantes para estudos futuros e tomadas de decisões.
“Esta é uma parceria importante que conseguimos junto ao Ministério Público do Trabalho no sentido de ampliarmos a divulgação de dados abertos em Campina Grande. O prefeito Bruno visa o Observatório como instrumento de transparência pública, mas também de gestão, porque é possível uma infinidade de tomadas de decisões que podem ser tomadas através do Observatório. Por orientação do prefeito estamos agora ampliando o nosso leque para outras entidades da sociedade civil, mas às secretarias municipais já disponibilizam a inúmeros dados no sistema”, comemorou Felix.
O Observatório está ampliando sua atuação junto aos demais órgãos municipais e deve lançar, em breve, uma interface que irá auxiliar e agilizar a coleta e divulgação dos dados. A ação será possível através do desenvolvimento de uma API ou Application Programming Interface, que em português se traduz como Interface de Programação e Aplicações. É um conjunto de funções e processos que permite a integração de sistemas reutilizando suas funcionalidades por outros softwares ou aplicações. Ainda esteve presente na reunião, o advogado Kelven Araújo, representando a assessoria jurídica da Seplan.
Confira imagens: