Nos acompanhe

Paraíba

Folia de Rua e Carnaval Tradição terão ‘Camarim da Saúde’ de atendimento médico e ações preventivas

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa vai promover o ‘Camarim da Saúde’ para prestar assistência ao público durante os blocos do Folia de Rua e os desfiles das agremiações no Carnaval Tradição. A ação tem início nesta quinta-feira (9), no Ponto Cem Réis, durante a abertura do Carnaval de João Pessoa 2023.

O ‘Camarim da Saúde’ contará, diariamente, com mais de 100 profissionais de saúde, incluindo as equipes de Atenção à Saúde e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), realizando atendimento médico e de enfermagem, além de ações preventivas contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Para o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, o ‘Camarim da Saúde’ será um diferencial no Carnaval de João Pessoa. “Este ano nós utilizaremos este momento festivo e este espaço tão frequentado por pessoas das mais diversas idades para oferecer saúde e atuar não somente de forma curativa nos casos emergenciais, mas promover também saúde preventiva”, afirmou o secretário.

Além do Ponto Cem Réis, na abertura do Carnaval, o ‘Camarim da Saúde’ será instalado próximo ao supermercado Pão de Açúcar, na Avenida Epitácio Pessoa, e vai funcionar durante todos os blocos que passarem pela Via Folia. Nos dias dos blocos Vumbora (10), Virgens de Tambaú (12) e Muriçocas do Miramar (15), será instalado mais um ponto do ‘Camarim’ próximo ao Posto 99, em Miramar.

No dia 17, o serviço estará na concentração do bloco Cafuçu, na Praça Dom Adauto, no Centro. Já nos dias do Carnaval Tradição (18, 19 e 20), o ‘Camarim da Saúde’ será instalado na Avenida Duarte da Silveira (Beira Rio).

“O nosso objetivo é oferecer os atendimentos de saúde necessários à população que estiver se divertindo e prestigiando o Carnaval de João Pessoa como um todo. Assim, estamos cuidando e proporcionando conforto aos foliões”, destacou Alline Grisi, diretora de Atenção à Saúde da Capital.

Samu – Os foliões poderão também poderão contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu-JP), que estará atuando junto às equipes do ‘Camarim da Saúde’ durante o Folia de Rua e Carnaval Tradição.

Para a assistência ao público, serão disponibilizados três postos de saúde fixos com médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e socorristas; oito motolâncias distribuídas no corredor da folia e ao menos oito ambulâncias – entre Unidades de Suporte Básico (USB) e Unidades de Suporte Avançado (USA) – distribuídas próximo aos eventos, além da Central de Regulação do Samu, de sobreaviso, através do número 192, como também as unidades de pronto atendimento (UPA) e hospitais de emergência.

O coordenador geral do Samu, Galileu Machado, destacou que serão utilizadas equipes extras, de modo que não prejudicará o atendimento normal do serviço. “Não haverá uso de nenhuma viatura, motolância ou mesmo profissional envolvido no circuito diário de assistência do Samu a Região Metropolitana. Todos fazem parte de escala extra para não atrapalhar a rotina do Samu, UPAs e hospitais. Toda a estrutura está disponível para atender ao público e dar resolução no próprio evento, caso se faça necessário, será transferido para o serviço de referência mais próximo”, pontuou.

Ação preventiva – Dentro da assistência preventiva, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai distribuir com os foliões mais de 25 mil preservativos masculinos e femininos, realizando também abordagens sobre prevenção de ISTs, uso correto dos preservativos, além de informações sobre os locais de testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais.

A ação será coordenada pelas equipes da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), da Vigilância Epidemiológica e a Seção Municipal IST/Aids, Sífilis e Hepatites Virais. O trabalho educativo envolve outras orientações, a exemplo de informações sobre os cuidados em saúde na rede de Atenção Básica do Município.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba assume liderança no ranking nacional de denúncias por causa de acirramento político em CG

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Estado da Paraíba assumiu o primeiro lugar no ranking nacional de denúncias por supostas irregularidades em campanhas neste 2º turno das Eleições 2024 por causa do acirramento político em Campina Grande.

O dado está registrado no sistema Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que até o início da tarde da quarta-feira (22/10) havia recebido um total de 124 (cento e vinte e quatro) denúncias da Rainha da Borborema e, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (24/10), registrava um total de 248 (duzentas e quarenta e oito) denúncias, representando exatamente o dobro do dia anterior.

Já em relação ao número de denúncias registrados até a publicação desta matéria no Município de João Pessoa segue estagnado em 06 (seis) desde o sábado (19/10).

As denúncias são encaminhadas inicialmente para a Ouvidoria Eleitoral paraibana que faz uma triagem inicial e direciona as supostas propagandas eleitorais irregulares ou proibidas para o cartório eleitoral do município para que o juiz Eleitoral julgue a procedência dos fatos.

Outras irregularidades são encaminhadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE), como denúncias referentes à propaganda eleitoral veiculada em rádio, TV ou internet, e outras irregularidades eleitorais relacionadas às Eleições.

Em se tratando de país, o Brasil já registrou 1029 (mil e vinte e nove) denúncias. O Estado do Ceará, que estava em segundo lugar nacional com 171 (cento e setenta e uma) denúncias, hoje aparece com 188 (cento e oitenta e oito) e, São Paulo, que liderava o ranking com 178 (cento e setenta e oito) denúncias neste segundo turno, agora aparece com 204 (duzentas e quatro), 50 (cinquenta) a menos que a Paraíba que, até às 10h, desta quinta-feira, registrava 254 (duzentas e cinquenta e quatro) denúncias.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira o ranking estadual:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 248
JOÃO PESSOA 6

 

Confira o ranking nacional:

Estado Total
PARAÍBA 254
SÃO PAULO 204
CEARÁ 188
RIO GRANDE DO SUL 82
RIO DE JANEIRO 49
AMAZONAS 37
GOIÁS 35
BAHIA 28
ESPÍRITO SANTO 23
MATO GROSSO DO SUL 21
MINAS GERAIS 19
RIO GRANDE DO NORTE 19
PERNAMBUCO 17
PARANÁ 16
RONDÔNIA 12
PARÁ 11
MATO GROSSO 5
SERGIPE 5
MARANHÃO 2
TOCANTINS 2

Continue Lendo

Paraíba

Onda azul: evento de Cícero arrasta multidão e toma principal avenida de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O principal corredor viário de João Pessoa, a Avenida Epitácio Pessoa, foi tomada na noite desta quarta-feira (23/10) durante evento de campanha do prefeito Cícero Lucena (PP).

Na busca pela reeleição no segundo turno, a agenda arrastou uma multidão de apoiadores vestidos de azul que reforçaram o nome do gestor ao projeto de recondução.

Diversas lideranças políticas também marcaram presença no encontro. Foram elas: o governador João Azevêdo (PSB), o secretário de Administração do Estado, Tibério Limeira (PSB), a senadora Daniella Ribeiro (PSD), os deputados estaduais Hervázio Bezerra (PSB) e Eduardo Carneiro (Solidariedade), o candidato a vice Leo Bezerra (PSB), entre outros.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

“Trabalho e respeito à advocacia paraibana”, Harrison destaca avanços da gestão à frente da OAB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O advogado e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, utilizou as redes sociais nesta quarta-feira (23/10) para destacar avanços na entidade durante os três anos de mandato.

Ele destacou a construção da nova sede como um dos grandes avanços, proporcionando valorização e garantindo espaço adequado para os advogados e profissionais atuarem com um investimento de cerca de R$ 20 milhões.

O presidente também ressaltou a igualdade de gênero na Ordem, garantindo mais espaços às mulheres em cargos de poder. Atualmente mais de 60% dos representantes das Comissões são mulheres, sendo nas presidências, vice-presidências e secretaria-geral.

“Quem compara percebe que o trabalho tem sido firme, efetivo e, acima de tudo, respeitoso com a nossa advocacia”, enfatizou.

Confira:

Continue Lendo