Nos acompanhe

Paraíba

Gevisa realiza fiscalizações para retirar do mercado pomadas capilares que podem causar cegueira

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determinou a proibição da comercialização de pomadas capilares para modelar tranças, após vários relatos de eventos adversos graves ocorridos em consumidores, podendo levar até à cegueira temporária. Nesta semana, a Gerência de Vigilância Sanitária de Campina Grande (Gevisa-CG) está realizando ações de fiscalização para a retirada dos produtos do mercado.

São pelo menos 26 produtos de marcas diferentes que podem causar os eventos adversos graves. “Nossas equipes estão fiscalizando os estabelecimentos, orientando os comerciantes sobre a proibição e retirando produtos, caso ainda estejam à disposição”, explicou a gerente da Gevisa, Betânia Araújo.

Leia também: Carnaval 2023: Uso de cosmético provoca cegueira temporária em 243 mulheres no Recife

Até o momento, a Gevisa não tem nenhum registro ou notificação de comercialização destes produtos na cidade. A interdição da venda das pomadas capilares é uma medida cautelar da Anvisa e fica permanente até que o órgão possa realizar testes sobre a segurança dos produtos. Os produtos que estão sendo retirados das prateleiras e dos estoques ficam sob a tutela da Gevisa até que a Anvisa decida se as pomadas voltarão a ser liberadas ou não. Neste momento, não existe aplicação de multa para quem vende os produtos. Contudo, pelo número de relatos de reações adversas, o caso já é considerado como uma emergência sanitária.

Betânia esclareceu que é importante que os consumidores também se informem sobre os produtos de comercialização proibida. Caso o cidadão tenha adquirido algum desses produtos, deve entrar em contato com o fabricante para se informar sobre a forma de devolução correta. Se o consumidor tiver utilizado um desses produtos, deve lavar com cuidado o cabelo para que não haja contato com a região dos olhos.

“Vale salientar que o uso desses produtos se intensificou e no momento da aplicação não são evidenciadas as reações, com o passar dos dias e principalmente em contato com água, seja de chuva ou no banho, o produto entra em contato direto com os olhos podendo causar problemas”, disse.

Veja a lista de produtos de comercialização proibida:

1- Pomada para Tranças Ômegafix

2- Pomada Cassu Braids Cassulinha Cabelos

3- Pomada Capilar Condicionante Modeladora Fixadora Studio Hair Tranças – Muriel

4- Pomada Capilar Condicionante Modeladora Fixadora Studio Hair Onduladas – Muriel

5- Pomada Modeladora Fixadora Studio Hair Tranças – Muriel

6- Pomada Capilar Condicionante Modeladora Studio Hair Extra Forte -Muriel

7- Pomada Capilar Incolor Elfa

8- Pomada Modeladora – Be Black

9- Pomada Modeladora da Master Hair

10- Pomada Modeladora Master Fix Cristal Ser Mulher

11- Pomada Modeladora Master Fix Black Ser Mulher

12- Pomada Modeladora Para Tranças Ewa

13- Gel Capilar Ultra Fixador Barba Negra

14- Pomada Modeladora Mr.Cc Hair

15- Pomada Modeladora Capilar Superfix Ser Mulher

16- Pomada Modeladora Tradicional – Alfa Look’s For Men

17- Pomada Modeladora Feirão Dos Cabelos

18- Pomada Trança – Master Hair

19- Kg Cosméticos Pomada Modeladora (Tranças, Penteados, Baby Hair) Máxima Fixação

20- Natumix Gel Capilar Ultra Fixador

21- Pomada Black – Essenza Hair

22- Braids Fix – Fixação Forte

23- Trança Miga Pomada Modeladora Ultra Fixação e Definição

24- Me Solta Pomada Modeladora (Tranças, Apliques, Penteados)

25- King Braids Pomada Para Tranças

26- Pomada Capilar Condicionante Modeladora Fixadora Studio Hair Tranças – Muriel (Lote 5278)

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

“Cada instituição de ensino tem que explicar o aumento”, diz secretário do Procon-JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Às vésperas do período de matrículas e rematrículas nas escolas de ensino privado, o secretário do Procon João Pessoa, Rougger Guerra, fez um alerta às instituições sobre a necessidade de detalhamento no aumento das mensalidades.

A medida tem por objetivo coibir e inibir possíveis reajustes abusivos.

Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta quarta-feira (23/10), Rougger explicou que as escolas precisam comprovar, por meio de planilha no ato da matrícula, os itens que justifiquem para os pais o aumento dos valores.

“Portanto, que se diga que não há um percentual específico a ser adotado quando do aumento dessas mensalidades. Cada escola individualmente, cada instituição de ensino, tem que comprovar, por meio de uma planilha colocada em local visível no ato da matrícula, seja no local da matrícula, explicando cada aumento”, detalhou.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Resultado do 2º turno na Paraíba será divulgado até às 19h do domingo, prevê TRE-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) revelou que a divulgação do resultado do segundo turno em João Pessoa e Campina Grande, que ocorrerá no próximo domingo (27/10), deverá ser anunciado até às 19h da mesma data.

Com menos números a serem apurados, trabalha-se com a possibilidade de uma redução de até uma hora em relação a divulgação do resultado do primeiro turno, que aconteceu por volta das 19h30.

A Corte alerta, no entanto, que a celeridade da apuração depende muito do comportamento do eleitor. Isso porque caso o cidadão vote cedo, como ocorreu no primeiro turno, o resultado pode sair antes mesmo das 18h.

Vale ressaltar que assim como no último dia 6 de outubro, o horário da votação do próximo domingo será unificado, com os locais de votação operando das 8h até as 17h.

 

Continue Lendo

Paraíba

Levantamento confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024. O dado faz parte de um levantamento realizado pelo departamento de Consultoria-Geral da Câmara dos Deputados, em Brasília, que fez uma triagem detalhada sobre os números do pleito deste ano.

De acordo com o levantamento, um total de 3.464 candidaturas femininas nas Eleições 2024 foram devidamente registrada na Paraíba e um total de 564 mulheres foram eleitas em território paraibano para cargos de prefeita, vice ou vereadora.

O estudo também fez uma comparação entre os pleitos de 2020 e 2024 e identificou que no processo eleitoral mais recente o número de candidaturas femininas foi menor que o anterior, porém, a quantidade de eleitas foi maior.

Confira os números:

Candidaturas femininas:

2020 = 3769;
2024 = 3464.

Mulheres eleitas:

2020 = 449;
2024 = 564.

Os números ainda estão distribuídos da seguinte forma:

Candidatas a prefeita:

2020 = 105;
2024 = 115.

Candidatas eleitas a prefeita:

2020 = 37;
2024 = 54.

Candidatas a vice-prefeita:

2020 = 133;
2024 = 141.

Candidatas eleitas a vice-prefeita:

2020 = 52;
2024 = 58.

Candidatas a vereadora:

2020 = 3531;
2024 = 3208;

Candidatas eleitas a vereadora:

2020 = 360;
2024 = 452.

Continue Lendo