Nos acompanhe

Paraíba

Governo do Estado divulga edital do Arte em Cena

Publicado

em

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), divulgou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (22) o edital do Arte em Cena: II Festival de Arte e Cultura na Escola. O tema do festival será “Juventude Conectada.

O objetivo do festival é fomentar ações que promovam o encontro entre o projeto pedagógico das escolas de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino e experiências culturais e artísticas das comunidades locais, contemplando a diversidade artística cultural, bem como promovendo o acesso a diversas formas de linguagens artísticas na vivência escolar.

O festival também pretende estimular o interesse, a apreciação e o entusiasmo pelas manifestações artístico-culturais entre os educandos da Rede Estadual de Ensino, valorizando a arte como forma de crescimento social e estético, além de realizar um mapeamento escolar da produção artística na Rede Estadual, valorizando os talentos dos estudantes.

Poderão participar do festival as Escolas de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, sendo facultada apenas uma inscrição por escola. O festival acontecerá em duas etapas, sendo a primeira na Gerência Regional de Educação (GRE) a qual a escola está vinculada, e a segunda na cidade de João Pessoa, no Espaço Cultural José Lins do Rego.

Inscrições – As inscrições deverão ser realizadas de forma online pelo endereço eletrônicowww.paraiba.gov.br/educacaopelo gestor da escola ou por professor designado para tal, incluindo o preenchimento do formulário de inscrição disponibilizado no portal e anexando uma cópia do projeto em pdf.

No ato de inscrição, a escola deverá inscrever um único projeto, discriminando já, no capítulo da apresentação, quais modalidades irá concorrer, podendo cada escola concorrer com, no mínimo, duas e, no máximo, cinco modalidades artísticas. O projeto deverá ser apresentado contendo os seguintes itens: Título, Apresentação (Modalidades, estudantes participantes, professor orientador, professor coordenador de cada modalidade); Justificativa; Objetivo Geral; e até 3 objetivos específicos; Metodologia; e Referência Bibliográfica. Não serão aceitas, sob hipótese alguma, inscrições extemporâneas ou com dados incompletos.

O projeto inscrito deverá ser de autoria da própria escola, planejado, desenvolvido e executado individualmente por estudante, em dupla ou em grupo (respeitando o quantitativo disposto para cada modalidade, de acordo com o edital), sob orientação de um professor-orientador, em consonância com o tipo de modalidade artística a ser trabalhada.

Cada modalidade deverá ter um professor-coordenador, que será responsável por acompanhar e orientar os estudantes da sua modalidade, inclusive após o resultado da Etapa Regional, caso seja ganhadora. O estudante ou o grupo de estudantes e o seu professor-coordenador concorrerão a apenas uma única modalidade.

Modalidades Artísticas – São elas:

– Artes visuais (a escola poderá desenvolver seu projeto em pintura e desenho e os trabalhos poderão ser de autoria individual ou em dupla, sob a coordenação do professor da mesma escola);

– Teatro (a escola poderá desenvolver seu projeto em arte cênica, em dupla ou em grupo, no máximo, de cinco estudantes, sob a coordenação de um professor. A apresentação terá a duração máxima de dez minutos);

– Música (a escola poderá desenvolver seu projeto em performance musical e ou em canto, individual ou coletivo, com a participação de, no máximo, dez estudantes e um professor coordenador e/ou regente de banda, com a duração máxima de quatro minutos de apresentação. Lembramos que é vedada a apresentação de músicas com letras que sugiram sensualidade ou apelativas);

– Dança (a escola poderá desenvolver seu projeto em performance individual ou coletiva com a participação de, no máximo, dez estudantes, em estilo coreógrafo ou livre, clássico ou popular, sob a coordenação de um professor e/ou coreógrafo e com a duração máxima de cinco minutos de apresentação. Lembramos que é vedada a apresentação de coreografias que sugiram sensualidade ou gestos apelativos, bem como é vedada a utilização de trajes que não sejam representativos da temática);

– Literatura (a escola poderá apresentar seu projeto de produção textual nos gêneros crônica, poema e/ou literatura de cordel. A produção de crônica, poema e ou/cordel poderá ser individual ou em dupla. É de responsabilidade dos participantes disponibilizar cinco cópias da crônica, poema e ou/cordel para a Comissão Julgadora na Etapa Regional e na Etapa Estadual, caso o trabalho seja classificado).

O Festival, em sua etapa Regional e Estadual, será de responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, FUNESC e Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer.

 

A divulgação dos resultados estará disponível no site:  www.paraiba.gov.br/educacao, na aba ARTE EM CENA: II FESTIVAL DE ARTE E CULTURA NA ESCOLA”. A premiação acontecerá no dia 11 de agosto de 2018, durante a Etapa Estadual, em João Pessoa. Os estudantes que alcançarem o primeiro lugar, por modalidade, serão premiados com medalhas. As escolas participantes da Etapa Estadual receberão certificados de mérito e participação. O professor/regente/coreógrafo/orientador/coordenador do projeto e responsável pelos estudantes também receberá certificado de participação.

As dúvidas devem ser enviadas para o e-mail: [email protected].

Continue Lendo

Paraíba

Pardal: Campina Grande segue liderando o ranking de denúncias eleitorais na Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Município de Campina Grande segue liderando no ranking de denúncias eleitorais na Paraíba. A informação foi confirmada através do Sistema Pardal da Justiça Eleitoral.

De acordo com os dados, referentes ao período da tarde desta sexta-feira (20/09), Campina lidera o ranking com 77 (setenta e uma) denúncias, seguida por João Pessoa (67), Bayeux (34) e Santa Rita (28).

Em se tratando de Estado, a Paraíba segue em 17º lugar com 536 (quinhentas e trinta e seis) denúncias. A Justiça Eleitoral já recebeu até o momento da publicação desta matéria um total de 48011 (quarenta e oito mil e onze) denúncias de todas as Regiões do Brasil.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira ranking:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 71
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

Pedro Cunha Lima confirma presença em agenda de campanha de Rúbia neste sábado; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-deputado federal e dirigente do PSDB na Paraíba, Pedro Cunha Lima, publicou vídeo nas redes sociais confirmando presença em compromisso de campanha deste sábado (21/09) da candidata à Prefeitura de Princesa Isabel, Rúbia Matuto (União Brasil).

O evento ocorrerá no comitê da prefeitável, localizado na Rua Coronel Marcolino Pereira Lima, e começa às 07h da manhã.

“Deixo aqui o convite para que você participe também, fortaleça esse movimento pela mudança que a cidade merece experimentar. A gente tem muita convicção que com Rúbia Princesa vai se desenvolver em um ritmo mais acelerado, vai ter um trabalho mais eficiente sendo entregue. Ela tá com muita disposição pra oferecer o seu melhor à cidade”, afirmou.

Rúbia disputa ao cargo de chefe do Executivo municipal pela oposição na coligação ‘Unidos por Princesa’ e tem Sidney Filho (PSDB) compondo a chapa na condição de vice.

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa recebe em outubro o show “Ela tá Correndo Atrás”, da humorista Bruna Louise

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A humorista Bruna Louise apresenta show “Ela Tá Correndo Atrás” no dia 19 de outubro, a partir das 19h, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa. A apresentação conta com muitas piadas, improvisações e interações com o público.

Os ingressos podem ser comprados no site Ingresso Nacional e os preços variam entre R$40 e R$120.

Em ‘Ela tá correndo atrás’, Bruna Louise segue o seu propósito de fazer a plateia gargalhar, mas também empoderando e combatendo os preconceitos, julgamentos e escolhas que tentam fazer por ela. O objetivo da comediante é, cada vez mais, fazer o público deixar o teatro com a cabeça pensativa e a barriga doendo de tanto rir.

Veja mais:

Continue Lendo