O Dia Nacional da Visibilidade Trans é celebrado em 29 de janeiro. Para debater assuntos relacionados ao tema, o Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais “Marcela Prado”, instalado no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, irá promover nesta segunda-feira (30) o I Encontro de Saúde Integral para Travestis e Transexuais “Visibilidade Trans e promoção da saúde TT”. A programação será realizada no auditório da Instituição, a partir das 9h da manhã.
O evento tem como público alvo a população LGBTQIA+, estudantes universitários, representantes e gestores da iniciativa pública, iniciativa privada e da sociedade civil organizada, ONGs, trabalhadores da área de saúde, entre outros interessados na temática.
Para Nicolle Cavalcanti, gerente do Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais “Marcela Prado”, é importante estabelecer um momento para se pensar em visibilidade trans. “Estamos falando de uma população que é constantemente invisível e excluída, tanto no cotidiano quanto nos espaços públicos”, disse. A invisibilização, nesse sentido, faz com que essas pessoas tenham dificuldade de acessar direitos básicos como saúde, educação, segurança e o mercado de trabalho.
O Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais da Paraíba (Ambulatório TT/PB), que funciona no anexo do Hospital de Trauma-CG, iniciou atendimento com prestação de consultas médicas ao público TT (Travestis, Transexuais – femininos e masculinos – e Não-binários) no dia 11 de abril do ano passado.
O atendimento no ambulatório TT conta com uma equipe multiprofissional composta por psiquiatra, endocrinologista, urologista, ginecologista, enfermeiro, psicólogo, assistente social, recepcionista e gerente administrativo e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
Confira abaixo a programação completa do Encontro de Saúde Integral para Travestis e Transexuais:
Mesa de Abertura (9h) – Apresentação do Ambulatório TT Marcela Prado pela gerente Nicole Cavalcanti
Mesa Temática I – Abordagem Social, Psicológica e Psiquiátrica na Perspectiva TT
Convidados/as: Suênia Viana, Will Borges e Dr. Napoleão Bezerra (9h20)
Mesa Temática II – Clínica, Endocrinologia e Ginecologia para Saúde TT
Convidadas: Dra. Flávia Martins; Dra. Paula Bezerra (make off) e Dra. Ionara Bezerra (10h20)
Mesa Temática III – Avanços, Desafios e Perspectivas das Políticas Públicas TT
Convidada: Professora: Ms. Kelly Alves (11h20)
Encerramento – 12h
Sobre o Dia da Nacional da Visibilidade Trans – O dia 29 de janeiro é considerado o Dia Nacional da Visibilidade Trans, marco da luta pela cidadania e respeito às travestis, homens e mulheres trans. A data foi criada em 2004 para ressaltar a importância do respeito a esse grupo na sociedade brasileira. É uma data simbólica destinada a lembrar a luta de pessoas trans (travestis, mulheres e homens transexuais) pelo respeito à identidade de gênero e direitos básicos que são diariamente negados dentro da sociedade.