Profissionais de saúde do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) e do Complexo Hospitalar de Mangabeira participaram, na tarde desta quarta-feira (25), de um treinamento prático sobre Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (SAV). O treinamento, que prossegue nesta quinta-feira (26), está sendo realizado no Centro de Estudos do Hospital Santa Isabel e é ministrado por uma equipe da Rede de Urgência e Emergência (RUE) do município, com o apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HMSI.
O treinamento coloca em prática cenários de simulação a fim de demonstrar e treinar as habilidades de atendimento em situações de emergências cardiovasculares, diante de paciente com parada cardiorrespiratória (PCR).
Os instrutores, os médicos Francisco Lima e Jonh Morais, abordaram diversas situações com casos clínicos simulados e que envolveram bradiarritmias, taquiarritmias, parada cardiorrespiratória e cuidados pós-PCR. O treinamento é o complemento prático da fundamentação teórica prévia que os profissionais receberam durante encontros virtuais realizados nos dias 11 e 12 de janeiro.
O médico Francisco Lima, cirurgião geral, destacou a importância da participação dos profissionais no treinamento. “É de suma importância para todos os profissionais, com equipe multiprofissional, identificação dos traçados eletrocardiográficos sugestivos de injúrias cardíacas que necessita de abordagem e terapia elétrica, como cardioversão elétrica sincronizada e desfibrilação. Isso traz muitos benefícios para o paciente que está sendo assistido nas unidades de saúde municipais”, ressaltou.
O coordenador do Núcleo de Educação Permanente da RUE, o médico Jonh Morais, e a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Hospital Municipal Santa Isabel, enfermeira Margônia Palitot, enfatizam que cada vez mais esses treinamentos se farão presentes tendo em vista a necessidade de profissionais capacitados e atualizados na condução das mais diversas emergências.
“A iniciativa da Rede de Urgência e Emergência da Capital trouxe conhecimento atualizado e baseado nas melhores evidências e guidelines [orientações] de atuação para profissionais de saúde do Hospital Santa Isabel e do Complexo Hospitalar de Mangabeira”, destaca Margônia Palitot.
Eles agradeceram a coordenadora geral da RUE, Lídia Gadelha, a Secretaria de Saúde, em nome da diretora de Atenção à Saúde (DAS), Alline Grisi, e a direção do HMSI pela realização do evento, que garante mais conhecimento aos profissionais.