Nos acompanhe

Paraíba

Secretaria Municipal de Saúde realiza ação alusiva ao mês de combate à hanseníase

Publicado

em

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, na tarde desta terça-feira (24), uma ação alusiva ao ‘Janeiro Roxo’, mês que tem por objetivo alertar a população para os principais sinais e sintomas da hanseníase e desmistificar a doença. O evento aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) Alto do Céu Integrada, no bairro de Mandacaru.

De acordo com a direção da USF, a iniciativa de se trazer à tona a temática da hanseníase se dá pela importância de orientar a população sobre os sintomas da doença. “Orientamos as pessoas que apresentem manchas pelo corpo a procurarem uma unidade de saúde. Fazemos este trabalho de busca ativa entre a população, pois se alguma pessoa teve contato com um familiar ou alguém próximo que tem ou teve a hanseníase, deverá procurar imediatamente a USF. Estamos abertos nos dias úteis, das 7h às 11h e das 12h às 16h”, destacou a gerente da USF Alto do Céu Integrada, Lisandra Cariri.

Segundo a moradora do Alto do Céu, Marlene Souza, uma ação desse nível é uma boa chance de adquirir conhecimento sobra a hanseníase. “Essa ação traz um grande conhecimento aos usuários do SUS, pois tem gente que ainda não sabe e vão sair daqui bem informados, confiantes e sabendo o diagnóstico correto sobre essa doença”, revelou.

Para a médica Albanete Lima, considerando que o Brasil é o segundo país do mundo em número de casos, o evento desta terça-feira faz a busca ativa de pacientes que possam ter a hanseníase sem saber que estão infectados. “Quanto mais pessoas diagnosticadas e fazendo o tratamento da hanseníase, mais pessoas deixarão de transmitir a doença, por isso nossa busca ativa é voltada às pessoas que têm alguma lesão na pele de um modo geral, porque a hanseníase se manifesta de várias formas na pele”, pontuou a médica.

Janeiro Roxo – Janeiro é um mês pontual para discutir e refletir sobre a hanseníase como problema de saúde pública e potencializar as ações para sua eliminação. Voltada para esses cuidados, a Prefeitura de João Pessoa possui tratamento gratuito e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), desde a primeira consulta, realizada na Unidade de Saúde da Família, até um tratamento mais específico, nas unidades de referência.

Tratamento na rede pública – Os usuários com sinais e sintomas da doença podem procurar a Atenção Básica, por meio das Unidades de Saúde da Família (USF). Lá, eles são identificados pela equipe de saúde, sendo avaliados e, caso o diagnóstico médico venha ser confirmado, a equipe solicita medicação, notifica junto ao Sistema de Informação e segue acompanhando o paciente e os comunicantes durante todo período de tratamento.

Atividades do Janeiro Roxo na Capital – Nesta quarta-feira (25), no auditório do Hospital Clementino Fraga (referência estadual no tratamento da hanseníase), a SMS-JP vai participar de uma atualização sobre o papel do farmacêutico nas ações de controle da doença, com a presença de um profissional da unidade hospitalar. Já no próximo dia 30, está programado para acontecer, na Faculdade Uniesp, o 3º Seminário de Enfrentamento da Hanseníase em João Pessoa, destinado aos profissionais da Atenção Básica da rede municipal de saúde, com palestras, atividades, atualizações e informações acerca do tema.

Hanseníase – A hanseníase é uma enfermidade crônica, milenar e cercada de estigmas. Embora exista esse contexto, a doença pode evoluir à cura quando o tratamento é feito de maneira correta. Causada pela bactéria Mycobacterium leprae, a hanseníase é caracterizada por manchas com alterações na sensibilidade (quando atinge os nervos), afetando principalmente membros superiores, inferiores e podendo ainda afetar a visão. Caso não seja tratada no tempo oportuno, a doença pode levar a uma incapacidade permanente.

Continue Lendo

Paraíba

Prefeito de Campina Grande nomeia os novos secretários executivos da Secretaria de Finanças

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, nomeou os dois novos secretários executivos das Finanças de Campina Grande. Os dois cargos já estavam criados na estrutura da pasta através da aprovação da Reforma do Código Tributário pela Câmara de Vereadores, em 2024.

As nomeações foram formalizadas, na noite desta terça-feira (14), por meio de portarias publicadas no Semanário Oficial do Município. O contador Emmanuel Sousa, que atuava como adjunto na Secretaria de Saúde é o novo secretário executivo de Orçamento. Já a advogada Ana Cristina Dantas assume a Secretaria Executiva de Receitas.

Com essas nomeações e outras que foram publicadas no mesmo Semanário desta terça, a equipe técnica do segundo escalão dos secretários Gustavo Braga e Felipe Gadelha, titular e adjunto de Finanças, fica totalmente estrutura

Continue Lendo

Paraíba

“Ele tem vontade”, diz Hervázio acerca da pretensão de Cícero em disputar para governador em 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Hervázio Bezerra (PSB), afirmou nesta quarta-feira (15/01), em entrevista ao programa Ô Paraíba Boa, as pretensões do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), sobre as disputar o cargo de governador nas eleições de 2026.

“Vontade eu sinto que ele tem”, revelou Hervázio.

Apesar de colocar o nome do gestor da Capital na disputa, o deputado destacou a importância de pesquisas eleitorais para determinar quem seria o melhor nome da base do governador João Azevêdo (PSB) a concorrer pela majoritária.

““Você tem um instrumento da pesquisa. Chama Deusdete, Lucas, Adriano, Cícero e fala: vamos aqui pactuar e de forma pactuada, escolhe o instituto, faz a pesquisa e faz o compromisso perante todos”, continuou.

 

 

Continue Lendo

Paraíba

Caribe: imagens do fundo do mar na Paraíba impressionam pela beleza e riqueza natural; assista

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Imagens do fundo do mar impressionam e confirmam que o Caribe brasileiro fica mesmo na Paraíba. O vídeo, publicado pelo governador João Azevêdo (PSB) nas redes sociais nesta terça-feira (14/01), foi captado por um banhista que aproveitava as belezas naturais da orla.

“Para quem quer curtir um mergulho em águas claras e quentes, só tem um lugar, litoral de João Pessoa. Valeu cadrelr . Esses são do Naufrágio da Alvarenga, localizado a 6 milhas da ponta do Bessa, repousando a 19m. As Alvarengas eram barcaças que transportavam cargas até navios que não podiam, devido ao calado ou a disposição de vagas, atracar nos cais dos portos (o Brasil era muito pobre em portos até o meio do século 20)”, postou o gestor.

Confira:

Continue Lendo